147 Deus Criador e Mantenedor do Universo

acervo de sermões extra


ASSUNTO: O cuidado de Deus.


OBJETIVO: Não duvidar da existência de Deus.


TEXTO: Gênesis 1:1


TESE: Deus existe.


INTRODUÇÃO:


Deus existe? Apesar de tantas religiões cristãs existentes no mundo, existem aqueles (os ateus) que não crêem na existência de Deus. 


É pesado falar que no meio cristão há pessoas que até  duvidam da existência de Deus, depois de um desapontamento ou decepção. há cristãos também que não duvidam que Deus existe, mas agem como se Ele não existisse. 


Deus existe? Essa foi a triste pergunta feita de um pai depois de ver seu único filho atropelado e morto numa rua em São Paulo. Mostraremos que o ato de uma pessoa tentar provar a não existência de Deus, é a prova que ele existe.


I Através da Criação


1- “No princípio criou Deus os céus e a terra”. (Gn. 1:1) A Bíblia começa com a afirmação de que Deus existe. Nesse versículo também vemos a afirmação de que somos criaturas não por a caso, bem como todo o universo, mas um ser todo poderoso nos criou. Há outras passagens bíblicas que confirmam essa criação, (Is. 40:26; Ml. 3:9; Ef. 3:9; Ap. 10:6).

É interessante salientar que ter a convicção da existência de Deus é necessário existir algo na pessoa, (Rm. 1:17 u.p) ...”o justo viverá pela fé”. não estamos interessados em provar que Deus existe, mas pela fé reconhecermos e desfrutarmos ao que Deus tem pra nos oferecer através da sua casa.

É preciso Ter fé para crermos em Deus. A fé capta a realidade de Deus: “Bem-aventurados, aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor seu Deus”. (Sl. 146:5). “Os não crêem num ser supremo, são exortados a lembrar-se de que o insensato diz no seu coração: não há Deus”. (Sl. 53:1)

Só a fé não provas a demonstrações, constitui o meio escolhido por Deus pra reconhecermos que ele existe. Todo ser humano reconhece seus limites, mas conhecem o que são capazes de fazer. Se usarmos nossa percepção, veremos que existe uma realidade no universo, superior aos próprios seres humanos, essa realidade é Deus o todo poderoso. 

2- Como não crer na atuação de um ser Todo-Poderoso, pensante e ativo ao vermos esse universo e suas maravilhas? Vamos analisar algumas coisas que existem. a) O próprio ser humano - um ser raciocina e tira conclusões de fatos, tem uma mente que desenvolve argumentos baseados na razão, age, pensa, etc. Como poderia isso acontecer por acaso. b) Os animais - cada um tem o seu lugar na natureza, proporcionando assim um equilíbrio que sem os mesmos seria um caos. No tópico seguinte veremos mais sobre a natureza.


II. Através de Cristo


1- “Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai... Disse Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem vê a mim vê o Pai...” (Jo. 14:8,9)

Conhecer Jesus é conhecer a Deus. Cristo ter deixado o seu trono de glória para vir a esse mundo de pecado é a revelação do próprio Deus para nós.

“Cristo, a luz do mundo, velou o ofuscante esplendor de sua divindade, e veio viver como homem entre os homens, a fim de que eles pudessem, sem ser consumidos, vir a relacionar-se com seu criador... Deus enviou seu filho ao mundo para, tanto quanto a vista humana podia suportar, manifestar a natureza e os atributos do Deus invisível”.

Olhemos para o salvador a fim de determinar a sua vida e caráter nos revelam a resposta de Deus.

2- O Pai é revelado no filho, Jesus. Quando Jesus se humilhou e se uniu a raça humana, nos deu o direito de chamar Deus de Pai, assim como ele também chama Deus de Pai (Mt. 6:9) - A oração do pai nosso.

“Em Cristo... chegamos a ficar em mais íntima união com ele do que se nunca houvéssemos pecado...Em Cristo se acham ligadas todas as famílias da terra e a do céu, Cristo glorificado é nosso irmão”.

Somos considerados filhos de Deus, não por direito, mas pelos méritos de Cristo. Éramos filhos pela criação, agora por adoção.

3- Em Cristo é revelado de Deus:

a) Amor (Rm. 5:8)

b) Perdão (Lc. 23:34)

c) Amizade (Jo. 15:15)

d) Companhia (Jo. 2:1,2)

e) Misericórdia (I Tm. 1:15,16)

f) Salvação (Jo. 3:16)


III. Através da Natureza


1- O que provém da mão do Senhor dá testemunho de sua existência. Sua criação sustém. 

O ar que respiramos contém oxigênio e nitrogênio perfeitamente adaptado para os nossos pulmões.

A posição da terra com relação ao sol e a lua, favorece a manutenção da vida, da saúde e da felicidade.

O clarão da lua atrai a nossa atenção clareando a noite escura.

No mundo invisível sabemos que existem: Moléculas, átomos, prótons, nêutrons e elétrons.

“Levantai ao alto os vossos olhos, e vede. Quem criou estas coisas?” (Is. 40:26).

A natureza reflete o seu criador.

“Acaso a chuva tem pai? Ou Quem gera as gotas do orvalho? De que ventre procede a geada?” (Jó. 38:28,29).

Além do fato de existir o mundo, o universo e tudo que neles há, podemos distinguir neles um plano e desígnio.

Astrônomos, matemáticos, cientistas e médicos descobrem na natureza leis dignas de confiança que os habilitam, desde planejar viagens espaciais até realizar cirurgias espetaculares.

“Perdendo as vestes da santidade, Adão e Eva perderam a que haviam iluminado a natureza. Não mais podiam ler direito. Não podiam discernir o caráter de Deus em suas obras. Assim, hoje, o homem não pode por si mesmo ler devidamente o ensino da natureza. A menos que seja guiado por sabedoria divina, exaltá-la as suas leis acima de Deus que a criou. É por isso que as idéias meramente humanas quanto a ciência tantas vezes contradizem o ensino da Palavra de Deus. Mas, para os que recebem a luz devida de Cristo, a natureza novamente se ilumina. Na luz que irradia na cruz, é-nos possível interpretar devidamente o ensino da natureza.”


CONCLUSÃO:


Portanto, podemos Ter a certeza de que Deus existe. Não precisamos de mais provas do que já temos, através da encarnação de Cristo, que Deus nos proporciona através da natureza, enfim podemos tomar como nossas as palavras de E. Conkim, Biólogo da Universidade Princeteo: A probabilidade da vida neste mundo Ter surgido por acaso pode ser comparada a um volumoso dicionário que tenha resultado de uma explosão numa tipografia. Deus criou o mundo. Deus existe.


APELO:


Quantos aceitam Deus como criador e mantenedor do universo, e querem se entregar a ele como criatura para que Ele como criador molde sua vida de acordo a sua própria vontade.