86 EDUCANDO PARA VIDA ETERNA

amizade ponto com


TEMA: Educação dos filhos


PROPÓSITO: Alertar para as responsabilidades de pais e mestres


TEXTO: Lc 2:52


TESE: Educando em todas as áreas


INTRODUÇÃO


Pais e mestres Deus lhes deu um tesouro em suas mãos, os filhos, esses meninos e meninas são o único material que Deus lhes deu com o qual vocês podem fazer homens e mulheres para a sociedade bem como para a eternidade.


 E. G. White, comentando S. Luc. 2:52, disse: “Aqui nos é sugerido o dever dos pais e mestres. Seu empenho deve ser cultivar as tendências dos adolescentes para que em cada fase de sua vida representem a beleza natural apropriada a esse período, desenvolvendo-se naturalmente como as planta no jardim”. (PJ, p 83).

 Por isso devem dedicar o seu melhor, conhecendo cada fase e procurando educar conforme os desígnios de Deus.


I – O DESENVOLVIMENTO FÍSICO


     A) Crescendo em estatura


1. Grande é a responsabilidade dos pais na formação física de seus filhos. Uma das formas que se pode cumprir este dever é através de práticas úteis na vida durante o crescimento do filho, desde os seus primeiros anos.


2. Eliseu é um exemplo: “Os primeiros anos da vida do profeta Eliseu passaram-se na quietude da vida campesina, sob ensino de Deus e da natureza, e na disciplina do trabalho útil”. (Educação, p 58). Como o exemplo de Jesus que crescia em estatura. “Aprendeu o ofício de carpinteiro e trabalhou com suas próprias mãos na pequena oficina de Nazaré... ao trabalhar na infância e na juventude, a mente e o corpo se desenvolviam”. (OC p 345).


3. Os professores também terão sua responsabilidade neste papel, devem ser exemplos. “O exercício ao ar livre, especialmente no trabalho útil, é um dos melhores meios de recreação para o corpo e o espírito; e o exemplo do professor inspirará seus discípulos com o interesse e respeito pelo trabalho manual”. (Educação p 278).


II – O DESENVOLVIMENTO MENTAL


Crescendo em conhecimento


1. A primeira escola dos filhos deve ser o seu próprio lar, uma responsabilidade dos pais, mas principalmente da mãe. “Para os primeiros oito ou dez anos da vida de uma criança, o campo ou o jardim é a melhor sala de aula, a mãe é o melhor professor, a natureza o melhor compêndio... A mãe deve ser a professora, e o lar a escola, em que cada criança receba suas primeiras lições”. (OC p 300,301).


2. A escola intermediária: “Planejando acerca da educação dos filhos, fora do lar, devem os pais compenetrar-se de que não mais é coisa livre de perigo enviá-los às escolas públicas, e cumpre que se esforcem para enviar às escolas onde obtenham educação baseada em fundamentos escriturístico”. (CPPE, p 205).


3. A escola celestial: “Aquele que coopera com o propósito divino em transmitir à juventude o conhecimento de Deus, e em lhes moldar o caráter em harmonia com o seu, realiza uma elevada e nobre obra. Suscitando o desejo de atingir o ideal de Deus, apresenta uma educação que é tão alta como o céu e tão extensa como o universo; uma educação que não poderá completar-se nesta vida, mas que se prolongará na vindoura; educação que garante ao estudante eficiente sua promoção da escola preparatória da terra para o curso superior – a escola celestial”. (Educação, p 19).


III – O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL


Crescendo em graça


1. “A grande obra dos pais e dos mestres, é a formação do caráter – procurar restaurar a imagem de Cristo nos que se acham sob seus cuidados”. (CPPE, p 61).  O esforço no ensino e formação do físico e intelectual são importantes; porém mais importante e indispensável sem dúvidas é a formação do caráter.

1. “Podem as crianças ser cristãs, tendo uma experiência de acordo com sua idade. Isto é tudo quanto Deus delas espera. Necessitam de ser educadas nas coisas espirituais; e os pais devem dar-lhes toda oportunidade para que formem caráter semelhante ao de Cristo”. (PJ, p 84).


2. Os pais devem estar atentos para sua responsabilidade na formação espiritual de seus filhos. Devem fazer a parte deles; porém dependendo sempre da cooperação de Deus. “Pai cristãos, suplico-vos que desperteis... Caso negligencieis vosso dever os vos esquiveis de vossa responsabilidade, esperando que o Senhor faça vosso trabalho, sereis desapontados. Quando tiverdes feito fielmente tudo que puderdes, trazei vossos filhos para Jesus; e com fé sincera e perseverante intercedei por eles. O Senhor será o vosso ajudador; cooperará com os vossos esforços; em sua força alcançareis a vitória”. (OC, p172).


CONCLUSÃO


Os pais e professores sabem com certeza que tem uma grande responsabilidade em suas mãos; pois devem dedicar o seu máximo esforço e é claro somado ao esforço divino para formarem homens e mulheres para a eternidade. Deve haver cuidado especial em todas as áreas: física, mental e principalmente espiritual; pois no céu haverá a continuidade deste processo.

“Ali toda faculdade se desenvolverá, e toda capacidade aumentará. Os maiores empreendimentos serão levados avante, as mais altas aspirações realizadas, as maiores ambições satisfeitas. E, todavia, surgirão novas culminâncias a galgar, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos assuntos a apelarem para as forças do corpo, espírito e alma”. (Educação, p 307).


APELO


Queridos pais e mestres presentes, quantos de vocês querem neste momento pedir a Deus que faça de vocês um instrumento nas mãos dEle para educarem os filhos de tal forma e em todas as áreas, de maneira que estejam preparados no grande dia, para ingressarem na escola superior, “vida eterna”.