TEMA: EDUCAÇÃO DOS FILHOS
PROPÓSITO: MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO
TESE: OS FILHOS SÃO A HERANÇA DO SENHOR
TEXTO: PV. 22:6
INTRODUÇÃO
Um jovem estava prestes a morrer. Como último pedido, quis que sua mãe fosse trazida até ele. Diante de todos disse que ela era a culpada de tudo que estava acontecendo a ele, ela era a culpada de sua morte, pois nunca o corrigia quando errava. E, diante de uma multidão estupefata, deu um tapa na mãe.
É muito grande a responsabilidade de dos pais. O papa João XXIII disse:” é mais fácil para um pai Ter filhos, do que para eles Ter um pai que saiba sê-lo.
PRINCÍPIOS PRÁTICOS
1-Compreensão:
Albert Eistein chegou em casa chorando certa vez por que havia sido chamado de inútil e reprovado em matemática. A mãe o animou, dizendo que a professora não sabia que ele era um gênio.
Compreensivo nos divertimentos como se, de repente, voltasse a ser criança, mas sem ser como uma senhora amiga de uma criança vizinha que a visitava todos dias. Certa vez, ao tocar a campainha, quis fazer uma brincadeira com seu amiguinho. Ao abrir a porta, escondeu-se atrás dela e começou a latir. Só que não era a criança, mas um vendedor que fugiu assustado pensando se tratar de um deficiente mental.
2- Usar cada oportunidade para educá-los.
iniciar quando ainda são pequenos e ir mudando de táticas a medida que crescerem.
Ensinar na prática e, de preferência, com o próprio exemplo.
DISCIPLINA
1- Objetivo da disciplina:
Conta-se que um príncipe árabe se preocupava muito com a educação dos filhos. Era solteiro, mas este era seu tema favorito. Dizia que tinha seis normas de educação. Mas tarde casou-se e anos depois encontrou com um de seus velhos amigos que quis saber como ele estava indo com as seis normas de educação da criança. O príncipe disse que quando vivia sem filhos, tinha seis normas para educá-los. Agora tinha seis filhos e nenhuma norma.
As normas devem ser estabelecidas de acordo Dom a idade e forças da criança.
Princípios da disciplina
A criança deve ser ensinada a andar com seus próprios pés. Educ. pg.287.
Promessa não cumprida desvaloriza o pai diante do filho.
momento do castigo
Quando o pai está calmo
O castigo deve Ter caráter de correção e não vingança pela desobediência.
III-FORMAÇÃO DO CARÁTER PARA A VIDA
Moral
cada pai deve ensinar mais por palavras e por exemplo
o problema nem sempre está na conversa, mas no que mostramos aos nossos filhos.
Ilust.
Uma mãe repreendeu severamente o filho por mentir e aplicou-lhe o castigo. Mal o garoto seca os olhos a campainha toca. A mãe vê que é uma pessoa que ela não aprecia muito e pede ao menino que atenda aporta e diga que ela não está. Ele vai e diz:” mamãe mandou dizer que não está.” O pobre menino foi repreendido por mentir, e agora será novamente castigado por falar a verdade. Esta é a melhor forma de tornar uma criança mentirosa. As crianças não necessitam tanto de conselhos como de modelos a quem imitar.
Laboriosidade
pais que tiveram infância humilde tendem a relaxar dizendo: “ não quero que ele passe o que eu passei.” Mas o trabalho é necessário para a formação do caráter.
A criança aprenderá a Ter amor pelo trabalho se desde cedo for posto em contato com simples tarefas. Certamente uma criança ajudando a mãe na cozinha dará mais trabalho, mas se sentirá útil.
Moral Religiosa
um menino, olhando pela janela, fez a seguinte pergunta: “ mãe, Deus está morto?” a mãe diz: “ por favor!!! Como pode pensar numa coisa dessas? Deus é eterno, por que pergunta?” È que antes você sempre me falava dEle, e agora não faz.
Crescer num ambiente, onde Deus não é lembrado, mostra logo seus frutos.
CONCLUSÃO
Uma das primeiras ordenanças de Deus ao homem e mulher recém- formados foi, foi: “ multiplicai-vos e enchei a terra.” Ao regressar a essa terra pedirá conta dos filhos confiados a cada pai.
APELO
Como será sua reação diante de Deus? Isaías 8:18 apresenta a resposta que cabe a cada pai dar.
Que Deus ajude a cada pai presente a cumprir com o propósito de Deus em sua vida, educando os filhos para esta vida e para a eternidade.