77 “PERTO DA BENÇÃO, LONGE DE DEUS”

amizade ponto com


TEMA: Fé


PROPÓSITO: Incentivar o povo a selar sua fé em Deus.


TEXTO: Mt. 15:21-39; 16:1-12


[TERRENO COMUM]:  O mais terrível pecado que ferve dentro de nós é a incredulidade e a falta de confiança em Deus.  


TESE:  E, nesta passagem da Bíblia, encontramos o maior ensino de Cristo contra a incredulidade humana.


INTRODUÇÃO 

        A doutrina dos fariseus crê na ressurreição e existência de anjos celestiais, mas os fariseus não crêem nisto. Portanto para entendemos esse assuntos será preciso compreender as palavras de cristo (16:16 ) : “Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”. 


No mundo observamos principalmente duas filosofias contra a fé cristã. Uma é a filosofia deísta que diz crer em um Deus superior mas não aceita a fé na bíblia; e a outra é o fermento dos fariseus e dos saduceus que é a “filosofia dos sinais”; do ver para crer, quando o senhor Jesus diz que apenas “se creres verás a glória de Deus”. 


I - A GRANDE LIÇÃO DA FÉ  

Aqui no cap.16, encontramos as experiências dos fariseus e dos saduceus, se aproximando de cristo para pedir um sinal vindo do céu. Porque para esses religiosos, um profeta só seria profeta, caso fizesse um milagre no céu...

Aplicação: Mas cristo precisava provar alguma coisa? Você quer que Deus “prove” alguma coisa para você? 

Ilustração: Então agora você precisa entender a lição da mulher cananéia no cap.15. Essa pobre mulher estava com sua filha horrivelmente endemoniada, mas a principio o texto diz no verso 23 que essa mulher não teve se quer uma palavra de Cristo.

Aplicação: você, também, esta orando por alguma coisa sem ter resposta? Aquela mulher para cristo, ainda não era filha de Deus, porque ainda não tinha fé nEle. Por isso, quando essa mulher insistiu outra vez com cristo, (ver o verso 26; pausa.; ler verso 27) agora, cristo ver que essa mulher não estava mais querendo ver um sinal para crer. Ela estava “provando” que cria (ler o verso 28). 


II – A GRANDE LIÇÃO DOS SINAIS DOS TEMPOS

Tornemos ao cap. 16. Aqueles religiosos queriam um sinal, uma prova de que Jesus era um messias. (ler os versos 2 e 3, comparando com a explicação de um ou dois membros de mais idade para saber como será o dia quando amanhece cheio de neblina, ou avermelhado na parte da tarde...) da mesma forma, o sinal de Deus já tinha sido dado à aqueles religiosos (ler Isa. 7:14) por que, Cristo agora diz no verso quatro que (ler o verso 4)? Porque Emanuel que significa Deus conosco, como “Filho da Virgem”, até a cruz, também teria que “crer” para “ver” (ler Isa 53:11). Conforme a versão da bíblia de Jerusalém, e a (“n. i. v.”) nova versão internacional, diz que “após o sofrimento da sua alma, ele Verá a luz (“ da vida”) e ficará satisfeito” – Cristo, até à cruz, também teve que “crer” para no terceiro dia “ver” a luz do dia, da vida, da ressurreição! 

CONCLUSÃO:

Como vimos, o maior ensino e a própria vida de Cristo foram contrários à doutrina do querer “ver” primeiro, para “crer”. 


APELO:

Agora quero me dirigir aos amigos que nos visitam hoje a bíblia diz que está para se cumprir o ultimo sinal de Deus para este mundo, que é a volta de Cristo. Quantos gostariam de confirmar sua fé nesta promessa? Quantos querem se preparar para ver esse dia? Quero ver sua mão! Agora vamos ter uma musica cantada por X; e se você sinceramente, quer se preparar para esse dia eu vou pedir que você faça hoje uma decisão publica dessa tua fé. Enquanto X canta você poderá sair do seu lugar e vim aqui à frente para orarmos por você.