73 O CRENTE É JUSTO

amizade ponto com


TEMA: A Justiça de Deus


PROPÓSITO: Mostrar que a fé é o meio para a justificação.


TEXTO: Rm 1:17


TESE: Onde há fé, há justiça divina.


INTRODUÇÃO: 


Justiça é o requisito principal para todo aquele que deseja entrar no reino de Deus. Como este é um atributo que está fora do alcance do crente, Jesus nos dá Sua justiça como credencial para entrarmos em seu reino, portanto, todo aquele que crê é revestido pela justiça de Deus.


I – PORQUE DEUS É JUSTO.


A - A justiça revela-se naquele que crê.

Através da fé, o caráter justo de Deus manifesta-se no homem. Sendo Deus a essência da justiça, todo aquele que nele crê é automaticamente justificado.

     

     B – A fé é progressiva.

O “crer” não se estagna em um estágio da experiência cristã, cada dia o crente deve crescer. E é neste estado crescente da fé que alcançamos a justiça divina, estando cada dia mais perto de Deus, avançando, de fé em fé. 






II – PORQUE DEUS JUSTIFICA O CRENTE.


A – Quando aceita o evangelho.

Quando aceitamos o evangelho, estamos assumindo a justificação da parte de Deus, estamos dando espaço em nossas vida para que o poder da graça impute a justiça divina em nós diariamente.


B – No decorrer da vida.

A justiça divina revela-se no crente em sua experiência diária e não em um momento da vida. Devemos fazer de cada minuto de nossa vida uma oportunidade para que Deus conceda-nos Sua justiça.


III - PORQUE DEUS RESTAURA SUA IMAGEM EM NÓS.


A – Santificando-nos

Deus tem propósitos elevados para seus servos. Quer levar-nos a ser puros, a tal ponto que nossa vida seja a representação de Sua imagem. 


B – Glorificando-nos

O objetivo de Deus é levar-nos a um nível tão alto de justiça, até que estejamos prontos a viver ao Seu lado, como fruto de Sua justiça por toda a eternidade, e isto, na condição de glorificados.



CONCLUSÃO:


Onde a fé se faz presente, aí estará o poder de Deus justificando o homem, elevado-o à condição de justo como Ele é justo.


APELO: Quantos estão dispostos a aceitar a justiça divina?