68 PERDIDO FOI ACHADO

acervo de sermões extra

ASSUNTO: Salvação.


OBJETIVO: Mostrar que a salvação já foi ofertada a nós. 


TEXTO: Ezequiel 34:11,12.


TESE: A salvação começa com a misericórdia.

introducão:


Quantos de nós já perdemos alguma coisa e após muito esforço à procura, você encontra o que havia perdido, você fica triste?  Claro que não, quando encontramos ficamos muito alegres.  


Jesus demonstrava Seu amor muitas vezes com parábolas que contava.  Na parábola que estudaremos a seguir notamos que a salvação começa com a misericórdia.


I. quando ele respeita nossa vontade. (LC 15:11-20)

Esse rapaz tem boa aparência, personalidade, inteligência e muito dinheiro.  Sua vida girava em torno dos seus desejos.  Ele agora contestando uma tradição rabínica contra a distribuição prematura dos bens.  Está ele vestido para viagem, carrega uma fortuna, que equivalia a um terço da fortuna familiar.  Pouco a pouco vai mergulhando no seu novo e perigoso estilo de vida.  Aquela fortuna pouco a pouco foi acabando e logo acabou, então passou a se alimentar com a comida de porcos, animal que os judeus odiavam.  

“Aqueles que unem... para o nível exclusivamente físico, não tem a capacidade de compreender as lições da vida, exceto em termos de necessidade física.  Desejo ou dor”.

A confissão nunca será completada.  O pecador conhece a verdade de sua culpa, mas não aa profundeza do amor do pai.

“A distancia de Deus significa miséria, degradação.  Não importa se vem logo ou vai demorar.  Ela é certa”.


Por isso devemos nos apegar a esse pai maravilhoso que tanto nos ama.


ii. quando somos aceitos.

“Não era correto naquele tempo que uma pessoa idosa saísse correndo na rua, mas esse pai não se preocupou com sua dignidade.  ... antes da primeira palavra de explicação, ele abraçou o filho e o beijou.  No antigo testamento, os membros de uma família se cumprimentavam com beijos; e um abraço era a clássica expressão de união”

O pai da parábola alegrou-se tanto quando avistou de longe seu filho, que não pensou em sua reputação, saiu correndo ao encontro do filho que tanto amava.  Esse ato deve ter escandalizado a sociedade cheia de formalismos, mas desprovida de amor.  

Jesus, o nosso grande exemplo ilustrou que a salvação que Ele oferece, não vem cheia de ritualismos, cobranças e sim vem demonstrada através do amor de um pai por um filho perdido.  O pai não estava preocupado com o que o filho tinha feito anteriormente.  Ele somente deu um abraço, e o ACEITOU.  Não há nada mais aprazível a uma pessoa que erra do que se sentir aceita. Mais tarde o pai deu-lhe um anel (nome), sandálias (estava dando todos os direitos de volta).  Nosso Pai celestial faz conosco a mesma coisa.  Nos aceita, dá-nos um nome e nos devolve o direito de ser FILHO!

conclusão: 

Então, Cristo por seu amor e misericórdia, nos aceita incondicionalmente e nos deu a oportunidade de novamente sermos seus filhos, dando-nos uma nova chance.

apelo: 

Aceitemos sem reserva essa misericórdia, que nos tira do fundo do poço e nos dá uma nova oportunidade de vivermos.  Não recusemos esse convite de um Deus que nos ama e por nós enviou seu Filho para morrer por nós.