66 Comunhão é vida

acervo de sermões extra

ASSUNTO: Comunhão com Deus.

OBJETIVO: Levar os irmãos a uma comunhão viva com cristo.


TEXTO: Jo 4:1-4.


TESE: A comunhão é uma necessidade. 


INTRODUÇÃO:


Hudson Taylor, missionário na China, tinha preocupações muito grandes.  A missão de levar a Cristo a toda china.  Apesar de perseguição, doença.   Quando estava em comunhão com Cristo, esses fardos se tornavam leves.  


Mas quando estava distante de Cristo sentia-se como um mergulhador debaixo d’água sem ar.  “Lamento continuamente por seguir a tamanha distância meu precioso mestre”.  A intimidade com Cristo era tão preciosa que qualquer distância, qualquer sombra na face do meu mestre era insuportável. 


I. Crendo em Jesus

Crer em Jesus é ter um relacionamento com Ele, e crer intelectualmente.


Jesus reservou os últimos momentos da Sua vida para aa comunhão com Seus discípulos.  Eles estavam tristes e preocupados.  Jesus a invés de olhar pa si, para o sofrimento que viria.  Preocupou-se com os discípulos.  Ele disse: “creiam em Deus – Creiam também em mim”.  A expressão “Crer em”, só aparece no evangelho de João.  Crer em Jesus quer dizer mais do que uma convicção intelectual, mas uma íntima comunhão com Cristo e tornar-se um com Ele.



Devemos confiar em Jesus a fim de ouvi-lo. Jo 14:1-3.


Nos tempos bíblicos quando um rapaz ficava noivo, ele voltava para a casa de seu pai a fim de preparar uma casa para ele na propriedade de seu pai. Depois que ficava pronta ele trazia sua noiva para a casa que havia preparado. Jesus usou a linguagem do noivado, o amor, aos discípulos. Ele iria para a casa do pai no céu, para preparar lugar para sua amada, a igreja. Um dia, ele virá busca-lo, “para que, onde eu estou estejais vos também”. 

Enquanto o noivo estiver preparando um lugar a noiva deve estar pensando sempre nele o mesmo ocorre conosco quando esperamos cristo voltar. Se estivermos sempre assim concentrados nEle sua voz será o primeiro e o único som que ouviremos.  



II. Estar ligado a Jesus Jo 15:1-11.


Jesus e seu povo são parte da mesma instituição. 


Crer deve levar um relacionamento mais permanente e Jesus nos convida. “Permanecei em mim e Eu permanecerei em voz” Jo 15:4

Permanecer é um relacionamento intimo como os ramos da videira, e a videira com o agricultor, somos os ramos, Jesus é a videira e o pai é o agricultor. Não somos deixados sozinhos e impotentes. Pois é o agricultor e a videira que cuida dos ramos. Assim, Jesus estava certo quando disse: “sem mim nada podeis fazer” Jo 15:5. Se cortarmos o ramo ele murchará e morrerá. 

Permanecer é necessário para produzir frutos um ramo não pode produzir frutos por conta própria, pois um ramo morto ainda que prezo a videira não pode produzir frutos sozinho.  Dizer ser cristão é uma coisa; ter o caráter moldado ao de Cristo é outra totalmente diferente. Cristo nos faz a parte mais apreciada da videira, a parte que produz flores e frutos.  O desejo de Deus é que produzamos frutos, que durem a vida eterna.

conclusão: 

Mesmo tendo Jesus deixado este mundo, não nos deixou a sós.  Prometeu que estará conosco.  Nosso maior privilégio e responsabilidade é permanecer em Cristo.

Apelo: 

Que nós possamos entregar nossa vida inteira a quem tanto nos amou.