59 FAMÍLIA DE CANÁ

amizade ponto com


TEMA: Família


TEXTO: João 2:1-12


PROPÓSITO: Comprometer os casais com a salvação da sua família e do seu lar


INTRODUÇÃO


Esta passagem sagrada apresenta a mais completa aplicação do evangelho de Cristo para resolver os problemas da família. 


Na verdade, este texto da Bíblia é a história de uma família que estava à beira da ruína e de um vexame público, porque para aquela gente daquela época, se alguém oferecesse uma festa de casamento, de diferente das festas de hoje em dia que só duram algumas horas; naquela época duravam dias, e caso faltasse o vinho, isso seria a pior vergonha não só para os noivos mas para toda a família também. Mas, um milagre transformou a água em vinho e resolveu o problema.


I – AS FAMÍLIAS DE HOJE


As famílias hoje em dia estão passando por uma das piores crises desde que foi instituída por Deus no Éden, e semelhante àquela família de Caná estão à beira da ruína e da perdição eterna.

_ Há problemas de pais com os filhos, que freqüentemente se tornam estranhos dentro de casa; há problemas de desunião entre os irmãos; há problemas financeiros; há problemas de saúde; há problemas com os cônjuges, que segundo informações do IBGE, desde que o divórcio foi instituído em 1977 aqui no Brasil, um em cada quatro casamento se desfaz; e, do 1° para o 2° ano de casamento ocorre um fenômeno assustador. Os casos de divórcios se multiplicam para mais de 10 X mais. Passado de 542 até o 1° ano, para mais de 7.000 divórcios em média.


APLICAÇÃO: Assim, muitos clamam hoje: _ Há esperança para mim?

_ Há esperança para o meu caso?

Os casais clamam:

_ Que devo fazer para manter o meu casamento?

_ E vocês os pais: como posso educar e orientar os meus filhos no temor do Senhor?

_ Os filhos: existe algum poder especial para me fazer entender e obedecer a meus pais, e permanecer nos caminhos de Deus?


TRANSIÇÃO: Meus irmãos e irmãs, se algumas dessas coisas estão se passando em tua vida, então você precisa entender melhor essa história da família de Caná.


II – PROBLEMAS NA FAMÍLIA DE MARIA


A)  Conflito na festa. Maria estava muito atarefada por dois motivos [antes, ler os versos 1,2 e 3]

1 Mulher prendada. Maria por ser uma mulher muito prendada não estava ali apenas para comer e beber, mas para resolver os problemas.


2 Para esconder sua dor. Talvez Maria estivesse querendo esconder a dor da separação de seu esposo José, pois já havia falecido naquela ocasião; ou, então para esconder a dor da ausência do filho primogênito do seu ventre, que havia saído de casa a quase dois meses, desde que foi batizar-se no Jordão, até os quarenta dias no deserto, e iniciado o convite dos seus cinco primeiros discípulos.

TRANSIÇÃO: Talvez alguém pergunte: Jesus foi indelicado com a sua mãe.

3  Conflito entre mãe e filho. [ler o verso 4]

a Não por dois motivos.

B) Para aquela cultura o termo mulher, só era usado quando alguém se dirigia a alguém do sexo feminino com muito respeito e carinho, semelhante ao “mãinha” dos bahianos que mesmos chateados usam essa palavra somente com muito respeito e carinho.

C) Vinho para Maria X vinho para Jesus. Vinho para Maria significava a festa, o romance, a alegria. Mas para Jesus o vinho significava o seu próprio sangue que deveria derramar na cruz; não só a favor daquela família de Cana, mas por todas as famílias. [ler os versos 4 e 5] Então nos olhos e nas palavras de Cristo, Maria compreendeu a vontade dEle; e abençoada pelo Espírito Santo, disse aos serventes: “Façam tudo o que Ele lhes disser”.


TRASIÇÃO: Agora com o coração aberto de Maria o Divino Mestre podia apresentar a grande lição para resolver os problemas das famílias.



II – SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS


A) – Lição da cooperação humana.


1 [ler o verso 6] Seis talhas = seis corações de pedra – pais, irmãos, primos... Jesus sabia que os problemas do divórcios; as brigas, a loucura, o desespero... procedem do interior do coração [Mc. 7:21-23]. Por isso ordenou a participação humana em “encher as seis talhas”.


2 Água.. No evangelho de João, a água é o Espírito Santo [ler João 7:37-39]. E assim, encontramos a mesma verdade ensinada para à mulher samaritana, em João 4:10, “se conheceres o dom de Deus, e quem... tu Lhe pedirias, e Ele te daria água viva”.


Segundo Roger Morneaau, em seu livro: Respostas Incríveis à Oração, pág. 31, “a graça é o poder do Espírito Santo em ação”, aplicando os méritos do sangue de Cristo, para:


Perdoar pecados (Isa. 59:1 e 2);

Reconciliação (Filemon 25); 

Regeneração (Tito 3:5)


B) Momento do milagre


1- [ler o verso 8] Ninguém sabe dizer o momento exato do milagre; se foi no “enchei”, no “tirai”, ou no “leva”, mas o importante é que o poder do Espírito da graça de Cristo transformou a água em vinho e resolveu o problema daquela família.


APLICAÇÃO: Estarei falando hoje para um “Maria” que está com o seu coração endurecido para com o seu esposo (a), e com a vida cheia de problemas?


Então “Maria”, pode parecer ridículo água transformar-se em vinho. Mas, você precisa exercer fé! Você precisa encher as “seis talhas de água”.

CONCLUSÃO


A)- Como vimos, diante dos problemas no casamento e na família, só a graça do Espírito Santo de Deus agindo dentro do nosso coração de pedra, é que pode transformar a água em vinho e resolver o problema.

B) Nossa parte é exercer fé, sendo um cooperador da nossa própria salvação, e da salvação de tua família.


APELO


Não poderíamos concluir aqui, sem termos um momento de oração. Mas antes quero fazer um convite especial para os casados. Você que é casado, e sente que você precisa exercer a tua fé, você sente que precisa fazer um compromisso diante de Deus, para encher a tua própria talha de pedra e as talhas da tua família. Quero pedir que você fique de pé agora, e venha aqui na frente para orarmos com você!