5 O AMOR QUE SALVA

amizade ponto com


TEMA : Amor e salvação.


PROPÓSITO: Mostrar o amor de Deus pelos homens no Seu trato diário e no plano da salvação.


TEXTO: A. Jer. 31:3. Pois com amor eterno te amei.


TESE: Deus Ama Ternamente a Todos os Homens


INTRODUÇÃO


         Deus criou os seres humanos à Sua própria imagem, e os ama com ternura infinita. Disso dão testemunhos inequívocos toda a natureza, e, sobretudo a Sua revelação escrita, as Escrituras Sagradas.


         O amor  de Deus pelos seres humanos não é um amor passageiro, instável e volúvel, como freqüentemente vemos entre os homens. É um amor forte, estável, permanece. Ele ama a todos sem exceção. Diariamente é nosso privilégio perceber e sentir o Seu amor no trato conosco. Mas, sobretudo o amor de Deus por nós é revelado no Seu empenho e esforço para nos prover a salvação do pecado e do mal. Vemos aí uns amores infinitos, surpreendentes, até chocante.



I - DEUS REVELA O SEU PROFUNDO AMOR AO HOMEM


João 3:16. Porque Deus amou o mundo.

São João 3:16 é certamente um dos textos bíblicos mais conhecidos, mais bonitos e mais significativos. Lutero o denominava de "evangelho em miniatura". Na verdade, , magistralmente ele sintetiza o grandioso plano da salvação. Quão significativas são suas palavras e declarações!

"Deus". A existência de Deus não é uma tese que a Bíblia se propõe a provar. É meramente citado de passagem como um fato indiscutível, inquestionável. De fato a existência de Deus não precisa ser provada. Tantas e tão esmagadoras são as evidências que todos os seres humanos, de modo geral, a aceitam.

Outro fato: Deus não é meramente uma energia  difusa, uma força cósmica. Deus é um Ser pessoal que sente, ama e atua. Em  fim, Ele é a causa primeira de todas as cousas: o Criado.   


Deus amou o mundo- Sim, Deus é amor. O seu amor é a mais alta forma de amar, a mais genuína, a mais pura. Esse amor é a força central e motivadora de todas as suas ações em relação com os homens. Tudo o que Deus faz é por amor.É maravilhoso e notável como Deus expressa o Seu amor por nós nas Escrituras.


Is. 49:15. Pode acaso ma mãe esquecer

I João 3:1. Vede com que grande amor.

Através também da Natureza, a sua criação, Deus nos revela o Seu amor.

"Deus é amor", está escrito sobre casa botão que desabrocha, sobre cada haste de erva que brota. Os amáveis passarinhos, a encher de música o ar, com seus alegres trinos; as flores de delicados matizes., em sua perfeição, impregnando os ares de perfume; as altaneiras árvores da floresta, com sua luxuriante ramagem de um verde vivo -  todos testificam da terna a paternal solicitude de nosso 

Deus, e de Seu desejo de tornar felizes os Seus filhos."

"Pelas obras da Natureza, e os mais profundos e ternos laços terrestres que pode imaginar o coração humano, procurou Ele revelar-se a nós. No entanto, estas coisas só muito imperfeitamente representam o Seu amor." CC, p. 10.

Ó grandioso amor de Deus. Ele não amou apenas o bons e obedientes, não amou só a Abraão e a Israel, mas amou o mundo todo. Ele amou os maus, desobedientes e ingratos talvez como eu ou você. Amou os rebeldes e perdidos. Amou os assassinos, ladrões e até os monstros da sociedade, Amou e ama com amor mais forte que a morte a cada um de nós. Não importa quem sejamos, Ele nos ama, e estende-nos a Sua ajuda e graça.


II. COM AMOR DEUS SE EMPENHAPARA NOS SALVAR


 A- Uma Estrela na Janela do Céu!

Certa ocasião passava por uma das ruas da cidade de Nova York um homem acompanhado de seu filho. Já era noite.

O menino muito admirava as janelas iluminadas das casas e dos edifícios. E batia palmas quando descobria uma estrela em alguma janela, porque isso indicava que um membro daquela família estava servindo nas forças armadas. E à medida que caminhavam, o menino dizia: 

- Olhe, papai, veja ali. Deus deve ter dado Seu Filho, pois Ele ganhou uma estrela na janela! CMIS, p. 58.

- E na verdade o menino tinha razão.

B)Deus deu o Seu Filho Unigênito

Por amor o Pai deu o Seu Filho para ser um de nós, membro da família humana, nosso irmão. Por amor Deu-o para viver e servir aos homens num ministério de abnegação, renúncia e sacrifício, Por amor deu-o para ser zombado, escarnecido, insultado e para  ser    crucificado e morrer por nós e em nosso lugar, a fim de nos salvar. Ofereceram-o em sacrifício da cruz para expiar o nosso pecado.


I Pedro. 2: 24. Carregando Ele mesmo.

I Pedro. 1: 18-20. Não foi mediante.

Romanos. 5: 8. Deus prova o Seu amor para.


Na revelação do amor de Deus  encontramos teísmo, e não deísmo. Deísmo, com d, é um conceito segundo o qual Deus, após ter criado o mundo, abandonou-o para continuar funcionando como relógio; não Se interessa nos acontecimentos  do mundo, não se  julga, não nos guia, não nos protege, não nos abençoa e nem recompensa. Tudo termina com a morte. Pode parecer uma bonita teoria para alguns, mas não é o que Bíblia nos revela. Ela revela claramente que Deus não apenas criou o mundo, mas também Se interessa pelos acontecimentos da Terra. Deus ouve as orações, Ele protege os Seus filhos, guia e abençoa. Deus veio a este mundo, em Cristo, para tirar o nosso pecado. Além disso, haverá um julgamento de todos os homens e uma recompensa. Na verdade Deus se interessa profundamente pelo homem. Ama-o e tudo faz para salvá-lo. Essa doutrina correta  nós chamamos de teísmo.

João 15: 13. Ninguém tem maior amor do que.

“Porém, tudo quanto o pensamento humano já pode recolher no sentido de ternura, perdão, amor, nas relações entre um pai e seu filho único - tudo isso, na debilidade do quadro terreno assim pintado, serve apenas como uma aproximação da verdadeira idéia do amor de Deus. Sim, a verdadeira idéia está infinitamente além de tudo isso; porquanto  o amor ao mundo deu em sacrifício o amor do Filho unigênito." (Novo Testamento Interpretado, II, P. 312). NTI Ellicott.


III. DEUS OFERECE GRACIOSAMENTE A SALVAÇÃO A TODOS.


A- "Todo o que nEle crê não pereça".

Eis tudo o que o homem terá que fazer para ser salvo: crer em Jesus como o seu Salvador pessoal. O que é realmente crer? O crer genuíno em Cristo não é meramente um assentimento intelectual, da razão; envolve também uma experiência espiritual moral. Ela envolve total confiança e submissão. E mais tarde ela se revela na completa obediência aos mandamentos de Deus. Muitos cristãos nominais apenas crêem em Cristo como os próprios demônios; logicamente eles sabem que Cristo é o Salvador, mas eles não confiam, não se submetem, não amam e não obedecem; essa crença nenhuma eficácia tem para a salvação. Ela não basta. É preciso mais infinitamente mais.

       "Disse Lutero: - A vida do cristianismo é uma questão pessoal. Uma coisa é dizer: Cristo é um Salvador. E outra, muito diferente, é confessar: Cristo é Meu Salvador. O Diabo pode dizer o primeiro. Mas somente o cristão verdadeiro pode dizer o segundo. "Tesouro de Ilustrações (TI), II, p. 83.

         Ninguém pode ser salvo por praticar boas obras. Não obedecemos aos mandamentos de Deus para sermos salvos, mas porque fomos salvos. Jesus nos libertou da condenação e do poder do pecado. Ele nos perdoou a culpa e nos restaurou para a novidade de vida, de boas obras e obediência irrestrita e voluntária a Deus. Porém o mérito de nossa salvação vem do que Jesus fez por nós na cruz do calvário.

          Quem pode ser salvo? É porventura alguém excluído da graça perdoadora de Deus? Felizmente não.


 B- "Todo o que nEle crê".

 Todo, todos, sem exceção de raça, cor, condição social ou cultural. Seja em que estado de degradação moral em que esteja. Todo o que nEle crê terá a vida eterna. Não há limite para o amor de Deus. A graça divina é como a luz do sol, brilha para todos. A ninguém é recusada a sua benção. A ninguém Deus predestinou para a perdição. A porta da salvação é largamente franqueada a todos. A escolha é do homem. Escolhe você, amigo, também crer em Cristo como o teu Salvador pessoal. Entrega-te a Ele sem reservas, e Ele te receberá de braços abertos.


C- At. 22:16. Por que te deténs?

    

D- "Não pereça, mas tenha a vida eterna".

Sim, somente há duas opções para o ser humano: perecer ou ter a vida eterna. Vida ou morte, Céu ou inferno, a escolha é  nossa. Logicamente ninguém conscientemente irá escolher ir para o inferno. Mas para ir  para o inferno não é necessário dizer: eu escolho ir ao inferno. Não. Somente há dois lugares para ir: Céu ou inferno. Para ir ao Céu só há um caminho: receber a Jesus como salvador pessoal. Quem não o escolher terá fatalmente como destino o inferno. Temos portanto um Céu a ganhar ou um inferno a evitar. É uma escolha seríssima.

A morte aí referida - "perecer"" - é a segunda morte, no lago do fogo, após a segunda ressurreição, após o milênio. Esse será o juízo final, e cada um pagará o que deve. Jesus disse que ali haverá choro e ranger de dentes. É por isso que Jesus morreu na cruz, para nos dar um escape desta morte.


CONCLUSAO

Os que crerem em Jesus e obedecerem ao evangelho terão a vida eterna. Vida feliz no Reino de Deus. Ali não haverá morte, pranto ou dor. Ali juntos louvaremos a Deus para todo o sempre. Jesus nos convida a fazermos parte do Seu eterno reino de glória.

 Recebamos a Jesus como Salvador Pessoal.

James Simpson, o célebre cientista escocês, o descobridor do emprego da anestesia na medicina, certa feita foi interrogado por um jovem, quanto ao que ele considerava ser a sua maior descoberta. Ele respondeu: "Minha maior descoberta foi a de saber que sou pecador, mas Jesus é um grande Salvador."


APELO

Ó Jesus, eu sou pecador, Tu és meu Salvador" eu desejo de todo o meu coração receber a sua salvação  você meu querido amigo não deseja  receber esta salvação ?