48 A DÍVIDA IMPAGÁVEL

amizade ponto com

TEMA: Espírito Santo.


PROPÓSITO: Mostrar que o Espírito Santo é nosso companheiro dia-dia até a volta de Cristo.


TEXTO: Romanos 8:12-17.


TESE: A maior dívida que temos neste mundo é com o Espírito Santo.


INTRODUÇÃO: 


Algum dia atrás viu uma reportagem na televisão sobre os cães guias, aqueles que guiam os cego para onde eles desejem ir. Fiquei imaginando que o Espirito Santo pode ser comparado ao aos cães guia. 


Quando Cristo regressou ao céu Ele prometeu que não nos deixaria sozinhos. Sua promessa foi de que Ele nos enviaria outro consolador, para estar conosco todos os dias da nossa vida e nos guiar em tudo tivermos que fazer.


I. SOMOS TRASFORMADOS PELO ESPIRITO


A. Não vivemos segundo a carne.

O Espírito Santo nos dá forças para não realizar as vontades da carne.

Crucificar o “velho homem” – viver submisso à vontade do Espirito Santo. “Já não vivo eu, mas Cristo vive em mim”. Ninguém é tão vil, ninguém e tão caído, que esteja além da influência desse poder. 

B. Devemos mortificar os efeitos da carne

Alimentar a nova natureza – deixar morrer a velha. Agora, caminhar com Cristo é o meu dever, como agradecimento pelo que Ele fez por mim.

Submeter minhas vontades e desejos à vontade de Deus - “Assim diz o Senhor”. A verdadeira obediência é a expressão de um principio interior.



II. SOMOS ADOTADOS COMO FILHOS DE DEUS

A. Não somos escravos

Um escravo não tem vontade própria, só faz aquilo que seu senhor deseja, mas nossas vontades são respeitadas, pois somos filhos, não escravos.

Não tem liberdade de pensar e agir, pois seu senhor decide por ele, mas nós temos o direito de decidir pois somos filhos não escravos.  

B. Não devemos temer - somos filhos

O filho tem poder sobre todas as coisas do pai, ele é um administrador do que o pai possui. Nosso Deus coloca a nossa disposição tudo que precisamos e é para o nosso bem.

Na cultura romana o filho adotivo tinha mais privilégios que o legítimo, isto por benevolência. Nós temos privilégios que nem mesmo Adão teve.

 Além de ser recebidos como filhos de Deus, através do Espírito também somos feitos co-herdeiro com Cristo.  

 

III. SOMOS CO-HERDEIROS COM CRISTO

A. Sofremos com Cristo.

Os sofrimentos desta vida não são comparados à nossa glória futura. Sofrer por Cristo é um privilégio para nós, pois se sofremos com Ele, também seremos glorificados com Ele.

Os nossos sofrimentos aperfeiçoam nosso caráter como o ouro provado no fogo. Através do sofrimento, Deus nos purifica e apara em nós o que não condiz com a vocação para a qual fomos chamados. Pois o “a tribulação produz perseverança; e a perseverança; e a experiência, esperança” (Rm 5:3.4).

B. Seremos glorificados com Cristo

Estar na glória futura com Cristo é a maior esperança do cristão. Este é o galardão por viver por Cristo neste mundo.

A esperança desta glória deve ser nosso consolo durante os dias em tivermos que sofrer por amor a Cristo. “Pois os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm 8.18)”.


CONCLUSÃO: 


Neste mundo de enganos e desencontros, temos uma segurança: o Espírito Santo transforma nossas vontades, adota-nos como filhos de Deus e nos faz co-herdeiros com Cristo. Não temos nada a temer, pois o nosso pai celestial nos deu o Espírito Santo para que nos guie sempre no caminho certo. Entregue hoje mesmo sua vida ao controle do Espírito Santo e tenha certeza que o fim será a felicidade.