48 A DEMORA DE DEUS

acervo de sermões extra


Assunto: A soberania de Deus não falha, mas a resposta dEle, vem depois que Seu Propósito estiver alcançado.

Objetivo: Em tudo Deus tem um propósito, portanto espere a ora de Deus.

Texto: Mt 8:23-27

Tese: Para tudo Deus tem um propósito. Porque?


INTRODUÇÃO


Em algumas situações não estamos acostumados ao tempo de Deus. O horário de Deus diverge do nosso a ponto de mexer com nossa fé. Assim, muitas vezes pensamos: como é possível sermos protegidos por Deus e estarmos susceptíveis a tempestades e vendavais? È possível que você já tenha passado por algumas situações, na qual chegou a pensar que Deus não chegaria a tempo de socorrer-te. 

CORPO

I. NAQUELA TEMPESTADE CRISTO DORMIA COMO SE NADA ESTIVESSE ACONTECENDO. 

1 Porque Deus dá a impressão de que dorme, v 24.

Quer nos ensinar a respeitar a liberdade Divina.

Quer nos ensinar esperança.

Quer fortalecer nossa fé.

2 Mas enquanto Ele dormia, as coisas não iam bem com os discípulos. A tempestade associada ao terror (v. 25).

Gera medo e conflito.

Confunde a mente.

Abala a fé.

3 Deus é maior que a tempestade.

Os discípulos são censurados porque não creen.

A tempestade não se opõe aos planos de Deus.

Haverá sempre um porém, v 24.

Fora um dia de grande trabalho. Cristo estava cansado e desejava passar para o outro lado, afim de descansar com tranquilidade. Ao entrar Cristo no barco, logo adormeceu devido a seu cansaço. O mar se agitou, e os discípulos começaram a lutar contra o vento. Cristo estava com eles, e eles confiavam em Cristo, mas o medo gerou desespero e a fé deles foi abalada, esquecendo de que, quem havia criado o mar estava com eles. Cristo, como Deus sabia o que se passava.1

Ilustração: Certo jovem olhou para uma barata e desejou pisa-la, mas pensou: imagino que Deus tinha um plano para com cada uma destas criaturas. Será? A questão é: A falta de entendimento sobre o propósito de uma criatura ou alguma coisa, não significa que ela exista sem um propósito. Nosso medo pelas coisas que não compreendemos, nos leva a negar sua razão de existir. Em essência, ignorar o propósito não o anula.

CONCLUSÃO

Em algumas situações da vida podemos ser surpreendidos pelo inesperado. È neste momento que vemos em demasia o quanto necessitamos crer que Deus nunca nos abandona. È importante que você coloque em prática cada um dos princípios estudados, com o objetivo de realizar projetos concretos no âmbito da fé, Porque Deus tem um propósito em cada detalhe de nossa vida.

APELO

Saiba que em tudo Deus tem um propósito. Não permita que sua fé, se abale somente porque Deus está esperando o momento certo de agir em sua vida. Muitas vezes nós mesmos é que não damos tempo para que Deus possa agir em nossa vida. Esqueçamos de nossa auto-suficiência, e vamos crer que Ele sabe o que é melhor para nós e que tem o momento certo de agir.