42 SEM SOMBRA DE DÚVIDAS

amizade ponto com


TEMA: Criador desde o início até o fim


PROPÓSITO:  Mostrar que somos criaturas de Deus e não um mero resultado do acaso.


TEXTO: Eu sou o Alfa e o Omega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.  Apoc. 22:13


TESE: Deus em todos os momentos


INTRODUÇÃO


A sociedade percorreu um longo caminho na compreensão do mundo natural por meio das descobertas científicas.  Apesar disso, basicamente, não estamos mais à época em que os antigos pastores contemplavam inquisidoramente os céus. 


 “Mesmo que um cientista sinta  que pode explicar a evolução da vida, mesmo que possa explicar a evolução do Universo desde a mais infinita fração de segundos depois do big-bang, a ciência não tem explicação natural para o surgimento da matéria e da energia a partir do nada...”  


Em toda a longa história da ciência, ela tenta comprovar cientificamente toda a existência do planeta Terra, formando teorias equivocadas e ignorando totalmente a teoria da criação que para nós é a mais racional, a pesar de que a própria Bíblia ser clara em dizer que:  “Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.” (Apoc. 22:13.)


I- O RELATO BÍBLICO DA AUTONOMIA DE DEUS


A-  A evolução deísta altera nosso conceito da natureza da própria Bíblia.  Ela induz a pensar que a Bíblia não foi dado pela Palavra de Deus ao profeta, mas surgiu pela evolução social.  A Bíblia passa a ser considerada como a literatura em evolução dentro de muitas sociedades do Oriente Próximo.

Ora, para a razão humana, destituída de auxílio, o ensino da natureza não poderá deixar de ser senão contraditória e enganadora.  Unicamente à luz da revelação poderá ele ser interpretado corretamente.


B- Eu sou o alfa e o Omega.  A palavra alfa, quando é aplicada a Deus, aponta para Ele como Criador, como a origem de todas as coisas.  A palavra alfa em nossa versão em portuguesa, subentende que só existe uma fonte originária da vida e do bem-estar espirituais, Deus.

E a palavra Omega ajuda a completar a idéia de que Deus é o Criador de todas as coisas.  Omega Deus é o alvo de toda a Criação, conforme se vê explanado em 1Cor 8:6 “...para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos...”  Nesta última  declaração também se vê o alfa e o Omega, pois tudo foi feito para sua glória.


II- OS HOMENS ROUBAM A DIGNIDADE DE SUA ORIGEM


A- Esses filosofo querem nos levar a crer que o homem, a obra-prima da Criação, veio do estado selvagem, e de muito mais longe, em passos gradativos, evolui da raça dos animais.  Acham-se tão determinados a excluir Deus da soberania do Universo que degradam o homem, e roubam-lhe as dignidades de sua origem.  A natureza é exaltada acima de Deus da natureza, ela é idolatrada, enquanto seu Criador é sepultado e oculto à vista pela falsamente chama ciência.

Mas, apesar de estar sepultado no conceito de muitos, o Deus Criador que foi desde o princípio até o  fim se faz presente até hoje.  “ O princípio e o fim...”  Essas palavras são uma definição de que significa Alfa e Omega.  Isso também é dito acerca de Deus Pai, e indica a origem e o alvo de toda a criação – seu começo, sua sustentação e sua realização, material ou espiritualmente falando.


ILUSTRAÇÃO

Quando se acomodou em seu assento, num vôo matutino, uma passageira abriu a Bíblia.  Depois de seu período devocional, ela voltou a atenção para o passageiro assentado ao lado.  Ele era um policial, e parecia desejoso de conversar.  Notando sua Bíblia, ele disse que era um judeo secular.  Então, ele começou um discurso lógico explicando por que não se podia provar a existência de Deus.  A vizinha escutou, orando para que Deus lhe desse palavras para responder, cada vez que levantava um argumento, Deus lhe dava uma resposta, finalmente, ele ficou em silêncio.

Quando falou outra vez, ele era um homem diferente.  Ele contou a história de um divórcio doloroso, e a separação de sua filha, como  conseqüência.  O militar arrogante agora era um pai magoado, em busca de ajuda.  Apontando para o grande Deus do povo judaico, a senhora o encorajou a descobrir sua história na Bíblia, e seu futuro.

Nossa origem influi sobre nosso conceito de destino.  Se crermos que viemos do nada, podemos facilmente crer que não existe nada que importa, que podemos viver de qualquer maneira porque vamos voltar para o nada.  Mas, se crermos que viemos de uma linhagem real, é quase certa que esperamos obter os benefícios e vantagens naturais a nossa descendência.


 CONCLUSÃO 

As pessoas precisam saber de onde vieram.  Milhões vivem sem qualquer esperança porque ninguém lhes diz que são o ato supremo da Criação, e que seu Criador, o Primeiro e o Último , o princípio e o fim.  Nós  pertencemos a Ele que é Criador e mantenedor de tudo.


APELO

Se você não sabe de onde veio, nem para onde vai, Deus lhe convida a conhecer este Deus Criador que nos trouxe do nada e nos levará para um lugar onde reina paz e amor.


Fonte da ilustração:  Lição da Escola Sabatina 2º trimestre de 2000, p.34.