39 DEUS INVESTE SEUS LÍDERES

amizade ponto com


Tema: Desbravadores.


Texto: I Samuel 16:6-13.


Propósito: Consagrar a vida dos líderes a Deus


Tese: Deus os escolheu para serem lideres.


INTRODUÇÃO:


A Bíblia nos traz vários personagens que foram investidos por Deus para serem líderes do Seu rebanho. Deus usou homens para desbravarem os caminhos que levam aos corações dos homens.


I Deus investe a Adão para cuidar do seu jardim. (Gn. 2:7,8); Deus investe a Noé para anunciar o dilúvio. (Gn. 6:13,14)


A) Deus criou a Adão e o colocou para cuidar do jardim do Éden. Investiu-lhe de Autoridade afim de que desse nome a todos os animais. Adão amava a natureza assim como deve ser todo desbravador. Adão vivia em contato íntimo com a natureza e em especial com o Criador. Ele foi um verdadeiro desbravador.


B) Deus investiu a Noé para que anunciasse o dilúvio, e prepara-se o povo para que se arrependem-se e voltassem novamente ao Deus único. Noé tinha a habilidade de trabalhar com madeira, conhecia a natureza, e a amava também. Ele também foi um desbravador.


II Deus investe Abraão. (Gn. 12:1). Deus investe  Moisés a liderar seu povo rumo a liberdade. (Ex. 3:7,8).


A) Deus o investiu para desbravar terras até então desconhecida. Abraão foi um desbravador de destaque. A sua vida espiritual era sem dúvida um exemplo para todos nós. Considerado o Pai da fé, tinha uma excelente noção de deslocamento. Sabia usar os métodos de locomoção  e acima de tudo confiava no seu Pai.


B) Deus investiu a Moisés para que esse  desbravasse  o deserto rumo a uma cidade que manaria leite e mel. Moisés foi um grande desbravador. Conhecia métodos de locomoção podia ver um milagre diariamente. Quer seja com o maná que caía toda manhã, ou com a coluna de fogo que iluminava seus caminhos durante a noite, ou uma coluna de nuvem que os guiava durante o dia. Moisés desbravou o monte Sinai para receber as leis de Deus. Moisés possuía ainda habilidades de construção e foi com ela que ele construiu o templo. Ele é um outro grande exemplo de desbravador.


III Deus investe Davi como rei. (I Sm. 16:6-13); Deus investiu a Jesus Cristo


A) Deus investiu Davi não só como rei de uma grande nação, mas também o investiu como um desbravador. Davi havia sido “rejeitado” por Samuel, mas foi escolhido por Deus. Os que são rejeitados pela sociedade, são escolhidos por são escolhidos por Deus. Davi provou que era um desbravador de coragem  ao enfrentar um gigante. Davi foi um desbravador que procurava ser fiel a todos principalmente a seu amigos. Certamente ele teria conquistado a classe de amigo. 


B) Mas dentre todos esses, Cristo foi o maior de todos.

 E com a mesma autoridade que Deus investiu seus líderes, Cristo investiu aqueles que iriam continuar a sua obra aqui na terra. Os apóstolos foram investidos por Jesus. Algumas pessoas escolhidas não passavam de humildes pescadores. Deus não faz distinção de classe. Jesus Cristo foi o maior de todos desbravador. Ele foi o líder master avançado. Tinha a especialidade de oratória, carpintaria, arte de contar histórias, primeiros socorros, e muitas outras.


CONCLUSÃO:


Deus hoje investirá vocês em desbravadores (ou líderes). Deus hoje quer que você desbrave não somente os caminhos que os homens trilham pela natureza, ou por qualquer outro lugar que os pés possam levar. Deus deseja que como desbravadores, vocês ajudem a desbravar o caminho que leva aos corações de cada pessoa.

Hoje quem te entrega este lenço, não somos nós os líderes, mas Aquele que um dia, foi o maior exemplo de desbravador: JESUS CRISTO.