34 DEUS VÊ O QUE O HOMEM NÃO VÊ

amizade ponto com


TEMA: Prejulgamento


PROPÓSITO: Preparar a igreja para a escolha de oficiais.


TEXTO: I Sm 16:7


TESE: O homem vê parte, Deus vê o todo.


INTRODUÇÃO

     

É natural do ser humano fazer julgamento antecipado das pessoas. Isso geralmente nós fazemos com base nas aparências, no nível de inteligência ou até mesmo pela posição econômica. Em várias circunstâncias cometemos os mesmos erros. 


Por exemplo, na escolha de oficiais para a igreja; quais são os referenciais importantes para o homem? E quais são os referenciais importantes para Deus? Quais são os valores para o homem? E quais são os valores para Deus.

     Sabemos que não é fácil conhecermos as pessoas; pois geralmente só conseguimos ver o exterior. Devemos depender de Deus nestas circunstâncias, porque Deus vê o que o homem não vê.


I – O HOMEM ESCOLHE UM, DEUS O OUTRO


Os referenciais importantes para o homem


1. Se você tivesse que escolher um líder para ocupar um cargo na igreja, quais seriam os referenciais importantes para você?


2. Quem sabe para tesoureiro, preferimos o irmão que já ocupa o mesmo cargo na prefeitura municipal ao irmão que vende frutas na feira ou o irmão que é bancário ao irmão que é padeiro.


3. Será que a igreja teria escolhido um pescador para ser discípulo de Jesus? Os referenciais de Deus não são os mesmos nosso.


Os referenciais importantes para Deus


1. Deus pode ver e ler nosso coração e pensamentos. E muito do que é importante para o homem, não o é para Deus.


2. Davi é um grande exemplo: Israel estava sendo liderado por um rei fraco e desobediente, que se chamava Saul. O profeta Samuel fora comissionado por Deus parta escolher um novo rei. Logo o profeta estava na casa de jessé, pai de oito rapazes. Sete deles estão na frente de Samuel inquietos, afinal, não é todo dia que alguém vem para escolher um rei. Um a um começa o desfile perante o profeta, Samuel fixa o olhar em Eliabe, um rapaz de ótima aparência, alto, forte, um homem de guerra. “Certamente, está perante o Senhor o seu ungido”, pensou Samuel. Samuel viu o exterior; mas Deus já havia enxergado o íntimo de Eliabe. Havia enxergado o caráter do moço, para Samuel Eliabe estava perfeito, mas Deus disse: “não atentes para sua aparência, nem para sua altura porque o rejeitei”. Assim sete dos oito filhos de Jessé passaram perante Samuel e nenhum passou no teste. Eram de ótima aparência, mas, não enquadraram no ideal de Deus. Antes de continuar sua busca, Deus lembra a Samuel um princípio essencial. Ele diz ao profeta por que não havia escolhido nenhum daqueles que, aparentemente, eram pessoas aptas para assumirem o trono.


3. Leiamos I Sm 16:7. Deus vê a essência das pessoas, e não apenas a aparência. Deus vê os reais motivos e não apenas os atos exteriores. Deus não se deixa impressionar pelo porte físico; Ele se impressiona com o coração, com o íntimo.


II – O HOMEM VÊ O EXTERIOR, DEUS O CORAÇÃO.


Os valores para o homem


1. Por termos uma visão limitada das pessoas, cometemos muitos erros. Valorizamos quem é bonito apenas porque é bonito. Valorizamos quem é inteligente apenas pela sua inteligência.


2. Valorizamos aqueles que tem habilidade de fazer amigos e são populares, e desprezamos aqueles que são tímidos e menos desconhecidos. Valorizamos aqueles que pode nos brindar bons momentos de alegria e descontração, e desprezamos aqueles que pouco tem a nos oferecer.




Os valores para Deus


1. “O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor vê o coração”. E porque o Senhor vê o coração, escolheu para ser o rei de Israel o oitavo filho de Jessé, um jovem chamado Davi, um desconhecido, um pastorzinho. Alguém que cheirava a ovelhas, um adolescente.


2. Como seria bom vermos alem do óbvio, além das informações negativas, além da idade, além da altura, da beleza ou do nível de inteligência. Como seria bom vermos o valor e a dignidade bem lá no fundo do coração das pessoas. Como seria bom podermos ver por trás das aparências. Como seria bom podermos dar às pessoas o respeito que realmente merecem. Pois esta é a forma como o Senhor valoriza.

   

CONCLUSÃO


     Você já julgou alguém apenas pelas aparências? Certamente que sim. Todos nós já fizemos isso e talvez não tenha sido uma vez só. Algumas vezes temos sido tremendamente duros em nossos julgamentos. Se víssemos o coração, o intimo das pessoas, tudo seria diferente.

     Precisamos desesperados que Deus nos ajude a vermos as pessoas pelo conjunto de sua vida, e não apenas pelos seus atos isolados. Se fizermos assim, seremos mais bondosos e amáveis, pois descobriremos que aqueles erros que nós condenamos, muitas vezes são os erros que constantemente cometemos.

     E se por acaso você já foi ou está sendo injustiçado. Se por acaso as pessoas vêem você pelas aparências, sem considerar seu coração e suas potencialidades, estas palavras são para você: Deus tem em mente oportunidades extraordinárias para seus filhos. Para alguns pode acontecer este ano; para outros pode acontecer no próximo ano; para outros pode acontecer talvez hoje. Ele sabe exatamente onde está levando você. 

     Não importa se outros julgarem você apenas pela aparência. Não importa se você for um desconhecido, igual a Davi, fazendo às vezes um trabalho insignificante. Não importa se você for momentaneamente esquecido. O que realmente importa é: Se você viver uma vida de fé e obediência, em algum momento e lugar, você será inserido nos planos visíveis de Deus. Sabe por que?

     Porque “O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor vê o coração”.


APELO


Gostaria você de neste momento pedir ao Senhor que o ajude cada vez mais a olhar as pessoas como Ele olha?