33 O PRIMEIRO MILAGRE

acervo de sermões extra


ASSUNTO: O primeiro sinal messiânico de Jesus aos judeus.


OBJETIVO: Mostrar que os milagres são para todos.


TEXTO: João 2:11.


TESE: Assim como Deus operou milagres antigamente, Ele deseja realizar hoje em nossa vida.


INTRODUÇÃO:


Já dizia um certo escritor: “Para ser realista, é preciso acreditar em milagres”. Jesus foi a um casamento na Galiléia e lá realizou o Seu primeiro milagre. Tudo o que Jesus fez foi para nossa edificação. 


Todos nós precisamos de um milagre em nossa vida, independente de raça, cor ou credo. Hoje iremos analisar este primeiro milagre de Jesus. Vejamos como foi.


I. A OCASIÃO DO MILAGRE (vss. 2-3).


Uma festa de Bodas. (Verso 2a)


Jesus entre os convidados. (Verso 2b)


A alegria por sua presença. (Verso 3)


COMENTÁRIO: 

Jesus via em cada alma, alguém a quem devia ser feito o chamado para Seu Reino. Aproximava-Se do coração do povo, misturava-Se com o povo, como Alguém que lhe desejava o bem-estar. Procurava os necessitados nas ruas públicas, nas casas particulares, nos barcos, nas sinagogas, às margens do lago e nas festas nupciais. A poderosa simpatia pessoal que dEle emanava, conquistava os corações. 


II. A NECESSIDADE DO MILAGRE (Versos. 3-6).


Grandes quantidades de convidados. (Verso 3)

COMENTÁRIO:

O exemplo de Cristo de Ligar-Se aos interesses da humanidade deve ser seguido por todos os que pregam a Sua Palavra, e todos quantos receberam o Evangelho de Sua graça. Não devemos renunciar a comunhão social, não devemos nos retirar dos outros. A fim de atingir todas as classes, precisamos ir ter com eles.


Uma semana de festa. (Versos. 4-6)


Poucos recursos dos noivos. (Versos. 5-6)


III. O RESULTADO DO MILAGRE (Versos 11-12).


Os discípulos creram nEle. (Verso 11)

COMENTÁRIO: 

Crer é receber um Senhor, um Rei que é realmente Rei, recebê-Lo sem condições, um Rei absoluto, que está além de qualquer democracia. Deus não pode ser explicado, mas pode ser experimentado. Conheça Aquele em quem tenho crido.


A festa terminou feliz. (Verso 12)


COMENTÁRIO: 

Nunca deveríamos dar ao mundo a falsa impressão de que os cristãos são pessoas tristes, descontentes. Se nossos olhos estiverem fixos em Jesus, veremos um compassivo Redentor, e havemos de receber luz de Seu semblante. Onde quer que reine o Seu Espírito aí habitará a paz. E haverá alegria também, pois há uma calma e santa confiança em Deus.


CONCLUSÃO:

Quão bom e maravilhoso é sentirmos os milagres ocorrendo em nossa vida. Talvez não percebemos a ocasião em que os milagres acontecem em nossa vida. Nem  tampouco, sentimos a necessidade de um milagre. Mas você sempre deve pedir como último resultado, o milagre da transformação em sua vida pelo Espírito Santo.


APELO:

Não se sinta tímido nem constrangido em pedir o milagre da transformação publicamente. Sendo assim, todos aqueles que desejam este maravilhoso milagre, queira colocar-se em pé e cantar comigo a música: “Renova-me”.