31 AS QUATRO DECISÕES DE LÓ.

amizade ponto com


TEMA: Sabedoria Ao Tomar Decisões


PROPÓSITO: Levar as pessoas a tomarem decisões corretas e abandonar tudo por Cristo.


TEXTO: Gn 11-19.


TESE: As conseqüências de decidir errado.


INTRODUÇÃO:


Saber tomar decisões é o segredo da vida crista produtiva, por que através delas nós determinamos nossa vida, não importando se essas sejam sobre coisas relevantes, ou  assuntos corriqueiros.


Existem as decisões do dia a dia como, comer, dormir, estudar, brincar, amar, etc., porem há outras que decidem para sempre nosso destino, contribuindo para nossa tristeza ou felicidade. 


Decidir com quem se casar, qual curso fazer, e a que tipo de deus serviremos. Vamos falar hoje sobre alguém que teve que tomar algumas decisões importantes em sua vida, e veremos as conseqüências de cada uma. 


Estaremos falando sobre Ló, por que? Por vemos que o caminho percorrido por este personagem e as decisões por ele tomadas, se parece em muito com as decisões principais que todo cristão deve tomar.

Ló ficou órfão aparentemente quando ainda muito jovem, pois a Bíblia cita que seu avô era ainda vivo quando seu pai faleceu, foi então criado pelo avô e os tios (Gn 11.27,28,31 ). Era oportunista, curioso, buscava facilidades e aventuras, era ambicioso, ( isto se notará no decorrer de suas decisões. )


I- A 1o DECISÃO: FAZER OU NÃO PARTE DO POVO DE DEUS: Gn 12.4

Deus chamou Abraão com o intuito de estabelecer um povo especial, proporcionando-lhes benção, Ló decidiu seguir o tio, a Bíblia diz que “ Ló foi com ele”, decidindo assim fazer parte do povo de Deus.

Está foi uma decisão correta, a de fazer parte de um povo especial, que pode ser aceitar a Cristo e o Batismo, muitos não a coragem de Ló, ele aceitou seguir um povo, sem saber para onde ia, mas sabia que estavam sendo guiados por Deus.

ILUSTRAR: usar a decisão de alguém que recentemente aceitou o batismo ou algo parecido.


II- A 2O DECISÃO: ESCOLHER ENTRE AS FACILIDADES LONGE DE DEUS OU AS DIFICULDADES DE SEU LADO: Gn 13.9,10

Uma crise fez os peregrinos descerem ao Egito, e ao retornarem de lá tanto Abraão quando Ló estavam ricos (Gn 13.1-9 ), e por causa das brigas entre os pastores, foi sugerida uma separação;

A escolha era entre um monte áspero e as planícies, que eram como o jardim de Deus  Gn 13.10

Montes na Bíblia quase sempre simbolizam a morada de Deus ou de deuses, e sobre eles aconteceram grandes fatos relacionados a Deus, como os seguintes:

Abraão oferece Isaque em sacrifício ( Gn 22.14 );

Os 10 mandamentos foram revelados sobre um monte ( Ex 19 );

Deus pediu para ser servido sobre um monte ( Gn 3.12 );

Montes são um exemplo de paz ( Sl 22.3 );

Ao buscar salvação o salmista olhava para eles ( Sl 121.1 );

A vida de Jesus teve grandes acontecimentos sobre os montes , como a tentação, o sermão do monte, a transfiguração, a morte e a ascensão;

Apocalipse revela que a cidade Santa descerá sobre o monte das Oliveiras.

Quando decidiu pelas facilidades das campinas, Ló decidiu pelas facilidades do mundo, pois é nas campinas que estavam instaladas Sodoma e Gomorra, o símbolo do pecado;

Ló escolheu baseado nas aparências;

Todo cristão passa por esta decisão, que pode ser a oferta de um emprego que ira ferir princípios, um namoro, negócios, e outras coisas que nos afastam de Deus, a Segunda decisão de Ló foi errada.

ILUSTRAR: usar algum índice de pessoas que decidem pelas drogas, dinheiro fácil, prostituição, etc.


III- 3o DECISAÕ: ASSIM  NÃO SENHOR: Gn 19.17-20:

Ló estava estabelecido em Sodoma, a cidade seria destruída, Deus lhe ofereceu nova chance e o convidou para subir o monte como única chance de se salvar ( Gn 19.17 );

Mesmo sendo avisado pessoalmente po Deus, Ló parecia não acreditar que aconteceria algo, sua relutância em deixar a cidade nos mostra o quanto o ser humano se apega ao pecado;

Mesmo sabendo que a única saida para se salvar eram os montes ( enfatizar que só existiria salvação para Ló sobre os montes ), ele argumenta com Deus, e pede para continuar no erro (19.18-20 );

Assim somos nós, muitas vezes sabemos que erramos, mas queremos justificá-los por que estamos amarrados com o erro. Ló tomou uma uma decisão errada argumentando estar certo.

ILUSTRAÇÃO: Do jovem Paulo ( nome fictício ), que decidiu pela busca de dinheiro fácil no garimpo e se perdeu Seu retorno aos caminhos de Deus foi problemática. Alcoólatra, revoltado, não conseguia voltar. Deus enviou missionários para tira-lo das planícies. Hoje ele é um Adventista fiel. Ele tomou a quarta decisão.


IV- A 4o DECISÃO: A HUMILDADE PARA SUBIR O MONTE: Gn 19. 30

“Apenas pouco tempo habitou Ló em Zoar. A iniquidade prevalecia ali como em Sodoma, e ele temeu ficar pelo receio de ser destruído... Ló  encaminhou-se para as montanhas e habitou em uma caverna, despojado de tudo aquilo por amor de que ousará sujeitar sua família as influencias de uma cidade ímpia” ( Patriarcas e Profetas, pag. 167,168 ).

Velho, cansado, sem riquezas, Ló que rejeitou o monte por tanto tempo, agora resolve subi-lo, porém agora se vê um Ló humilde, simples, que se preocupa antes com sua salvação eterna do que com os prazeres do mundo; porem as decisões tardias tem suas conseqüências, Ló perdeu esposa, casa, rebanhos, dignidade, e quase a própria vida.

A última decisão de Ló foi correta e em tempo, está deve ser nossa decisão, devemos escolher ficar do lado de Deus não importando as dificuldades, porem isto deve ser feito o quanto antes. 

CONCLUSÃO

“O mundo rapidamente está a amadurecer para a destruição. Logo deverão derramar-se os juízos de Deus, e pecado e pecadores serão consumidos” (Patriarcas e Profetas, pág. 167, 168 ).

APELO

Apelar para as pessoas subirem o Monte, ilustrar que o púlpito é este monte e convida-las a “subir” enquanto se canta um dos hinos selecionados para o final.

HINO INICIAL: 185, 190, 184

HINO FINAL: 180, 177.