TEMA: Volta De Jesus.
PROPÓSITO: Mostrar quais são os sentimentos e atitudes que devemos ter na expectativa do retorno de JESUS.
TEXTO: II Tim. 4:8
TESE : A esperança no retorna de Jesus nos leva termos sentimentos e atitudes positivas.
INTRODUÇÃO –
Minhas filhas não acostumaram ainda quando chegam as férias e sabem que tenho que sair para trabalhar. Na hora da partida, uma delas, em lágrimas, olha para mim e pergunta: - “Papai vai viajar? Mas volta, papai? Digo lhe então: - “Sim.
Ao findar as férias, estarei com vocês.” Ao retornar para casa depois de uma jornada de trabalho, ao me avistarem elas gritam: - Papai voltou, papai voltou! O meu retorna é motivo de alegria para elas.
Não sabemos quando Cristo vai voltar. Enquanto não vem devemos ter sentimentos e atitudes positivas. Fazendo isto, estaremos alimentando a esperança.
I – ALIMENTANDO A ESPERANÇA.
A- Sentimentos para com o advento de Cristo.
1- Certeza do retorno. O primeiro sentimento é a certeza de que Ele vai voltar. Os cristãos acreditam na promessa que Ele fez: “Virei outra vez.”
2
a- Enquanto muitos duvidam do retorno de Cristo a este planeta, nós cristãos não devemos duvidar de que este evento será real.
2-Certeza da salvação. (Heb. 9:29)
a- É motivo de tristeza quando um cristão é interrogado sobre a certeza da salvação e ele ainda inspira dúvida.
b- Para ter certeza, é preciso comunhão diária com Deus.
3-Alegria no retorno. (Is. 25:9) Enquanto para os ímpios, a volta de Jesus será um dia de tristeza (Ap. 6:15 a 17), para os cristãos será um dia de alegria.
a- Será um dia de alegria porque representará o fim da maldade, do pecado, do sofrimento e da morte.
b- Não devemos ficar triste ao saber que a volta de Jesus está próxima. O que mais queremos é estar ao lado de Cristo, e isto é motivo de alegria.
4-Amar o retorno.
3
a- Em II Timóteo 4:8 nos é dito que Cristo voltara para aqueles que amam a sua vinda. O que significa amar a volta de Jesus?
b- O professor Natanael Moraes Conceitua a palavra amor como sendo “um principio ativo que promove somente o bem.” (Professor Natanael Moraes é professor de Teologia no SALT, no Inst. Adv. De Ensino do Nordeste, Cachoeira, Ba.)
Podemos afirmar que a volta de Jesus é um bem que devemos promover.
c-Amar a volta de Jesus é querer que Ele volte logo sabendo que este evento representará a plena felicidade. Na história contada na introdução deste sermão, vocês lembram que o retorno do pai era motivo de alegria para a família. Minhas filhas amavam o meu retorno após as férias.
d- Enquanto Cristo não vem, devemos anunciar Seu retorno.
II- ANUNCIANDO O RETORNO.
A -A pregação. Este evento deve ser anunciado.
Com Urgência. (II Pe. 3:12)
4
a- Muitos ainda precisam saber que Cristo está voltando. Cabe a nós anunciar com pressa este acontecimento.
A todos.
a- Jesus deixou claro que o fim viria logo após a pregação do evangelho. Em Mateus 28:19 encontramos que devemos pregar o evangelho a todos.
“As estatísticas demonstram o crescimento da pregação do evangelho. Em 1900 a bíblia estava disponível em 537 idiomas. Hoje está disponível em mais de 1.811 idiomas (96% da população). – Nisto Cremos. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 1998, 445.
CONCLUSÃO
A- “Hoje a igreja de Deus fala da volta de Jesus por meio dos hospitais, que chegam a ser 600 em todo mundo; 19 lanchas médicas, 27 fábricas de produtos alimentícios, 86 escolas universitárias, 834 escolas secundárias, 4.166 escolas fundamentais, 125 escolas bíblicas por correspondência, 33 institutos de idiomas e 51 casas editoras.” – Nisto Cremos, 445.
B-Fala também por evangelistas voluntários que somos nós. Devemos compreender que hoje é o tempo oportuno para anunciar a volta de Jesus.
APELO. Se é seu desejo ser um porta vos de Deus, e almeja anunciar a volta de Jesus aos outros, gostaria de fazer uma oração em busca de sabedoria e disposição, juntamente com vocês, então se coloquem de joelhos.