231 O HOMEM MAPA, A GEOGRAFIA DE DEUS

amizade ponto com


TEMA: Testemunho pessoal.


PROPÓSITO: Levar as pessoas a testemunharem onde estão. TEXTO: Gn 12.1


TESE: Cada um de nós somos colocados por Deus em lugares específicos para testemunhar.


INTRODUCÃO


Gen. 12.1, nos relata sobre o chamado de Abraão e a instituição de uma nação separada para ser o povo peculiar de Deus aqui na terra. Hoje estaremos estaremos estudando sobre esta Terra, e de maneira especial sua capital Jerusaleém. 


É nos dito que está terra manava leite e mel, devido as boas pastagens naturais ali existentes, e a grande quantidade de mel encontradas na região. Qual foi o propósito de Deus ao estabelecer seu povo nesta região? Vamos então estudar um pouco sobre a GEOGRAFIA DE DEUS.


I- CONTEXTO HISTÓRICO

A) A Terra prometida situava-se no centro de toda a civilizacao da época, é bom conhecermos algumas características da região como:

Tamanho: tinha 240 km de compriment, e no auge da conquista por Davi chegou a ter 160 km de largura, mas é sempre bom pensar nesta largura como sendo de 100 km;

Relevo: sao compostas de cinco faixas faixas que são ( é importante aqui representar isto pelo mapa de número 15 da Bíblia de Thompson ): 1- baixadas litoraneas, acidentadas pelo monte Carmelo; 2- região de outeiros e vales; 3- planalto Ocidental; 4- Vale do Jordão e 5- Planalto Oriental.

Clima: podia ir de 4o C a noite até 43o C as oito horas da manha na sombra;

Localização: situada no centro do Oriente Médio ( mapa Thompsom 1, e ou mapa 12 da NIV )

B) Todas estas características faziam desta terra o sonho de todas as nações, pois sua localização estratégica no “centro do mundo” da época, e com um conjunto topográfico que facilitava o cultivo de quase todos os tipos de culturas e ainda tinha como capital Jerusalém, a qual veremos algumas de suas características.


II- JERUSALÉM, UMA TESTEMUNHA

Israel tinha como capital Jerusalém, pela qual cruzava a única rota comercial mundial da época, todos eram obrigados a passar por terras palestinas.

Deus a instituiu como centro religioso, com o objetivo de anunciar o evangelho ao mundo, e manter a união de Seu povo através das festas anuais

Por Ter a maior rota comercial do mundo todos os negociantes, ou aqueles que queriam ir de uma região para outra deveriam passar por ali, Jerusalém funcionava como uma espécie de cruzamento onde ela era o centro deste cruzamento. Ela estava pronta para receber todos os tipos de pessoas.


III- EU E VOCÊ, A NOVA JERUSALÉM

Deus estabeleceu um Israel espiritual, a Igreja Crista, onde as reuniões semanais tem o mesmo objetivo do antigo templo, manter a união entre os cristãos, e anunciar a mensagem.

A capital deste Israel espiritual, é cada um dos membros que fazem parte da igreja cristã, ou seja, somos uma Jerusalém colocada estratégicamente por Deus em algum local especifico por onde as pessoas são obrigadas a passar por nossos caminhos todos os dias. Somos um mapa de referência para outros encontrarem a Deus.


CONCLUSÃO

A Jerusalém literal estava situado na melhor regiao geográfica do mundo, ali ela foi uma benção, Deus a colocou no lugar que Ele achava que seria o melhor, e ela somente fez sua parte no passado, assim nós também somos colocados em lugares especificos, talvez  não estamos no melhor posto, ou no qual gostariamos de estar, mas ali nos devemos ser uma benção assim como Abraão devemos realizar o plano de Deus, pois:

Deus ordenou, Abraão obedeceu,

Deus planejou Ter um povo, Abraão realizou o sonho de Deus

Deus provou a Fé, Abraão obedeceu indo ao monte,

Deus ali prometeu um Redentor, Abraão creu, Cristo cumpriu a promessa,

Sobre o monte que Deus prometeu um Redentor, foi contruida Jerusalém, onde todos os povos da época obrigatóriamente deveriam passar para não morrerem de fome, pois por ali cruzava a única rota mundial de comércios,

Em Jerusalém Cristo morreu, se tornando a única rota mundial de salvacão para todos os povos,

Deus colocou a voce como uma Jerusalém, muitos são obrigados a passar por você todos os dias, você deve supri-los.


APELO

Apelar para as pessoas testemunharem onde estão, trabalho, escola, lazer, em casa, etc.