223 UM JOVEM E TRÊS VISÕES

amizade ponto com


TEMA: O chamado de Isaías


PROPÓSITO: Mostrar a importância de atender o chamado divino


TEXTO: Isaías 6:1-8


TESE: Deus ama e quer usar cada um de nós


INTRODUÇÃO


Há muito tempo atrás houve um rei em Judá  chamado Uzias, o qual teve o seu reinado marcado por um período de grande prosperidade, alcançando notável progresso econômico, destacando-se como o mais próspero dos últimos duzentos anos que antecederam seu reinado.  


Sob as bençãos do céu, seus exércitos reconquistaram alguns dos territórios que tinham sido perdidos nos anos anteriores. Cidades foram reconstruídas e fortificadas, e a posição da nação entre os povos vizinhos foi grandemente fortalecida. 


Infelizmente, com tantas bençãos o rei começou a se tornar orgulhoso e falso, seguindo o péssimo exemplo de muitos, deixando-se dominar pela presunção. Nesse interím, Deus chama um profeta para acordar o povo e fazê-lo voltar-se para Ele.


I- A VISÃO DE DEUS

Adorado

O profeta Isaías vê esse  Deus Altíssimo sentado no seu trono em magestade real. Os serafins que o cercaram aparentemente eram anjos celestiais que com proclamações sonoras, lidas ou cantadas, louvavam o Deus Todo-Poderoso em Sua santidade e glória, e serviam no altar aceso, cujo o fumo se eleva para encher todo o santuário celestial.


Glorioso

A glória de Deus é o resplendor de Suas qualidades. Ela se irradia na criação, porém de maneira muito mais esplêndida em Seus atos de redenção e julgamento. Os anjos testificam da glória de Deus que será revelada quando Ele vier para castigar os ímpios e redimir os piedosos, dando-lhes o privilégio de morar com o Senhor para sempre.


II- A VISÃO DO PECADO

Fazendo perecer

O jovem Isaías reconheceu seu estado de decadência espiritual. Deus não criou o homem para perecer, mas para viver, e viver de forma abundante. Cada vez que escolhemos pecar, estamos dizendo para Deus que Seu sacrifício não foi importante, ou seja, não teve valor para nós, e que, portanto preferimos a morte, mesmo que digamos o contrário, o pecado nos leva ao fim de nossa existência.

Culpabilidade

O profeta admitiu que, sendo mortal e impuro pecador, era culpado e indigno diante da santidade de Deus, primeiro por ser humano, e segundo por ser membro de uma raça imunda, a nação de Judá onde era sua morada, envolvida de pecados e corrupções. O pecado faz com que nos sintamos culpados por algo que se converte em nossa própria destruição.


III- A VISÃO DO PERDÃO E DO SERVIÇO

Purificado

Uma brasa acesa foi tirada do altar e encostada nos lábios de Isaías, como símbolo de sua purificação, pois, ao contemplar sua própria imperfeição e ineficiência sentir-se-ia inteiramente incapaz de executar a missão para a qual havia sido chamado. Deus, ao tocar-nos transformará a nossa vida usando-nos em prol de Seus benéficos objetivos.

Disposto a servir

O Senhor procurava um mensageiro apropriado para a tarefa que era grande, e exigiria completa submissão à Sua pessoa , para haver  êxito. O dever do profeta era claro; devia levantar sua voz em protesto contra os males que prevaleciam entre o povo. Embora Isaías tivesse um grande desafio pela frente, não hesitou em atender ao chamado do Senhor.

Um dia Deus chamou um mero comerciante para se converter e ser Seu porta-voz, anunciando ao povo de uma grande cidade que se não se arrependessem seriam destruídos. O vendedor  recusou  e, como resultado disso quase foi morto , bem como muitos outros que estavam próximos a ele. Não fosse a misericórdia do Senhor que o resgatou das profundezas de seu erro, tudo estaria perdido, pois quando rejeitamos o convite do Salvador, Satanás se apossa completamente de nós, iludindo-nos a princípio com falsos prazeres, mas, por fim leva-nos à morte eterna se não aceitarmos o Salvador.


CONCLUSÃO

Ao refletirmos a respeito do chamado do profeta Isaías, vemos que Deus o atingiu com Sua glória, e purificando-o, ofereceu-lhe a oportunidade de ser Seu embaixador. Isso mostra-nos que o Senhor quer que sejamos sensíveis a voz do Seu Espírito Santo, que a cada dia tem nos oferecido momentos oportunos de aceitá-lo como Senhor de nossa vida.


APELO

Nosso Senhor tem anelado incessantemente por ver-nos nos submetendo a Ele respondendo favoravelmente ao Seu chamado. Aceite hoje a chance de entregar-se a Ele sendo Seu embaixador.