22 UM REBANHO ESPECIAL

amizade ponto com


TEMA: Bom Pastor


PROPÓSITO: Desenvolver a confiança em Deus


TESE: Deus se Interessa por nós


TEXTO: S. João 10:14


INTRODUÇÃO


Quão adequada é a comparação do bom pastor com nosso salvador Jesus. Como a ovelha depende do pastor, para suprir todas as suas necessidades, assim Cristo faz provisão para preencher toda a nossa necessidade, tanto física como espiritual. (lição 7 pag 10 ano 1999).


Características das ovelhas


Mudas – Isaías 53:7


Indefesas – Miquéias 5:8 “De todos os animais é a ovelha o mais tímido e destituído de elementos de defesa”. (DTN pág 361).


Necessitam de constantes cuidados – Mateus 9:36 “O cuidado do pastor por seu rebanho é infatigável e incessante”. (DTV pás 361)


II- CARACTERÍSTICAS DO BOM PASTOR


Dedicados – Gên. 31:40 “ Jacó fez isso durante muitos anos. Ele tinha que lutar com muitas feras e freqüentemente tinha alguma ovelha perdida durante a noite”. (lição 7 pág 3 A; dez 1995).


Zeloso – Ezequiel 34:11 “Cuidando ternamente da enferma e da fraca. Sua vida chega a se comparar ou identificar com as da ovelha. Um forte e terno apego o liga os objetos de Deus cuidados”. (DTN pág 361)


Provedor – Ezequiel 34:14 – 15 “ o pastor busca um pasto de grama bem macia quando a ovelha não consegue digerir bem o seu alimento e a conduz para uma fonte calma onde possa beber sossegada”. (lição 7 - pág 2 – dez 1995).



III- O QUE O BOM PASTOR DESEJA


Que ouça a sua voz – S João 10:13 “Jesus nos concede individualmente, e comove-se ante nossas fraquezas. Conhece-nos a todos por nome. Sabe até a casa que moramos e o nome de cada um dos moradores”. (DTN pag 361).


Que siga – S. João 10:4 “O pastor não se vale da força, nem do temor. As ovelhas lhe conhecem a voz e obedecem  ao seu chamado. Como pastor vai a frente, enfrentando primeiro o perigo do caminho, assim faz Jesus com o seu povo”. (DTN pag 362)


Que confie nEle – S. João 10:15 “Precisamos aprender deixar que Deus faça nossos planos por nós”. (lição – dez 1983 pag 56)



CONCLUSÃO

Como seres físicos, necessitamos de alimento, água, abrigo, repouso e segurança. Como seres emocionais necessitamos de amor, aceitação e respeito pessoal. Como seres intelectuais precisamos de realização pessoal. Como seres espirituais, não nos sentirmos tranqüilo e realizados, enquanto não satisfizermos a necessidade mais elevada  de todas, a comunhão com o eterno Deus.


ILUSTRAÇÃO

Um pregador falando a uma audiência constituída por pastores que conheciam a importância de um bom cão pastor explicou: “O Senhor é o meu pastor, porém mais do que isto Ele tem dois bons cães pastores, bondade e misericórdia. Com Ele a frente e eles atrás, todos nós podemos esperar alcançar nosso lar celestial”. (lição – dez 1983 pag 57)


APELO

Gostaria você de ser uma ovelha do bom pastor?