21 O SUPER SOLDADO

acervo de sermões extra


ASSUNTO:  Evangelismo.


OBJETIVO: Motivar os membros para o trabalho.


TESE: Deus têm os Seus soldados.


TEXTO: II Timóteo 2:3 e 4. 

INTRODUÇÃO:


Pensemos um pouco sobre o soldado, não como militar ou policial, porém como aquele que luta por uma causa. Diz-nos o apóstolo Paulo que todo cristão é um soldado. E ele tirou muitas ilustrações da vida de soldado. 


Na juventude ele observava os soldados romanos em Tarso. Sem dúvida ele admirava esses homens que tudo arriscavam para defender seu país. Escrevendo a Timóteo admoestou-o a enfrentar as dificuldades como bom soldado de Cristo’.

Somos comparados a um pelotão em marcha cada dia. Jesus Cristo é o nosso Comandante, o nosso Guia, e Ele nos guiará passo a passo. Há algumas características de um bom soldado que destacaremos:


I – CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SOLDADO:


1- Valente.


Em Josué 10 encontramos o relato em que Josué marchou contra cinco reis e os venceu. Muitos poderiam pensar: “é impossível vencê-los”. Josué não pensou assim. Foi valente e corajoso, atacou-os e os venceu.

Muitos generais antigos tinham dificuldades em conservar seus exércitos juntos no campo quando os rigores do inverno apertavam. Dezenas, e às vezes, centenas de soldados, desertavam quando o frio apertava e as dificuldades aumentavam. Assim o termo “soldado de verão’” é às vezes usado com referência a tais fujões. O soldado de Cristo deve ser valente em tempo de paz e prosperidade, mas também deve ser valente quando as dificuldades aumentam.


2- Forte.

Diz o apóstolo Paulo: “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sedes fortes” (I Corintios 16:13). Somos soldados de Cristo. A vida do soldado é de esforço agressivo, de perseverança e resistência. Por amor de Cristo devemos suportar as provas. Não estamos em batalhas simuladas.


3- Fiel.

 Nos textos de Apocalipse 2:10 e de I Coríntios 4: 2, afirma que o soldado (crente) requer ser achado fiel.


4- Obediente.


A obediência ao Seu Comandante, em todos os aspectos, defini a natureza do soldado, se é um bom soldado ou não. Todo seguidor de Cristo deve está comprometido e dedicar todas as suas faculdades da mente, da alma e do corpo, Àquele que pagou o preço do resgate da nossa alma. Alistamo-nos para ser soldados, a entrar em serviço ativo, suportar provações, vergonhas, vitupérios, combater o combate da fé, seguindo o Capitão de nossa salvação.

II - A PROTEÇÃO DO SOLDADO.

As nossas batalhas não são contra forças humanas, e sim contra poderes espirituais, afirma a epístola aos Efésios 6:12. É por isso que nossas armas também não poderiam ser carnais, como realmente não são (II Corintios 10:4).

Paulo em Efésios 6:11 a 17 apresenta as armas do soldado de Jesus:


 Cingindo-vos com a verdade (14);


 Couraça da Justiça (14);


 Os pés calçados na preparação do evangelho da paz (15);


 Escudo da fé (16);


Capacete da Salvação (17).


 E a única arma de ataque que é a Palavra de Deus (Bíblia).


CONCLUSÃO:

Paulo apresentou nestes textos o “super soldado”, aquele que não perde a guerra até mesmo perdendo algumas batalhas. Porém este soldado é triunfante, como também Jesus foi, e como também Paulo foi (II Timóteo 4:7 e 8).


APELO:

O Senhor nos oferece todas as condições para nos tornarmos bons soldados do Exército Celestial, temos uma grande missão a cumprir: Pregar o evangelho do Reino do Céu. Quantos querem fazer parte deste grande exército e ter Jesus Cristo como seu Comandante?