208 É POSSÍVEL SER PERFEITO?

amizade ponto com


TEMA: Perfeição 


TEXTO : Mateus 5:48


PROPÓSITO: Incentivar os membros a buscarem a perfeição. 


TESE = O relacionamento com Deus resulta em perfeição


INTRODUCÃO


Como é possível ser perfeito em um mundo imperfeito? Como poderemos viver em perfeição se a pecaminosidade nos faz inclinar para a imperfeição?


Mesmo vivendo em um mundo cujo pecado domina, o relacionamento com Deus nos conduz a perfeição. Veremos hoje, que isto é possível.

I – EXPERIMENTANDO A PERFEIÇÃO. (Mateus 5: 48)

   A-  O que é perfeição.

1- Quando Cristo disse estas palavras, Ele estava rodeado de diversas pessoas com diversas idéias  diferentes. “O alvo da sua mensagem era aqueles que buscavam uma perfeição por conta própria; os judeus.” (Francis Nichol, Comentário Adventista Del Septimo Dia, vol. 5. (Pacific Press, 1960).331.

Ao solicitar que os ouvintes fossem perfeitos, “Cristo estava falando isto no sentido de considerar importante as considerações apresentadas anteriormente 

2

(Mt 5:21 a 47), para a vida espiritual.” (Francis Nichol, Comentário Adventista Del Septimo Dia), 331.

3-Perfeição é santificação - “O principio do sermão de Jesus era a santificação.” (R. N. Champlim, O Novo Testamento Interpretado, Lucas e João,1986), 318.


II - QUAL A DIMENSÃO DA PERFEIÇÃO?

A– Perfeição no relacionamento com Deus.

1- “Perfeito” = “téleios” – Significa chegar a pleno desenvolvimento. (Isidro Pereira, Dicionário Grego-português, 6a ed., Livraria Apostolado da Imprensa).

2- É possível a perfeição quando praticamos a lei moral como resultado de ter Deus dentro de nós.


B– Perfeição no relacionamento familiar.

1- O relacionamento com Deus nos capacitará a termos um excelente relacionamento com a família.

a- Cristo combateu a adultério. (Mt. 5:20–30) A infelicidade não pode existir nos lares daqueles que buscam a santificação.

b- “Não temos poder em nós mesmos para purificar o templo da alma de sua contaminação. 

3

Mas nos arrependendo dos pecados contra Deus, por meio dos méritos de Cristo, Ele nos purificará.” (Ellen White, Santificação. Tatui, SP: CPB, 1986), 95.

 c-Cristo combateu o divorcio. (Mt. 5:32) Deus não fez o casamento como uma instituição        passageira. 

d- Maturidade no Casamento. “Téleios” (Perfeito) também é interpretado como plena maturidade. O apostolo Paulo usou este termo em I Cor. 14:20., pedindo a igreja a não Ter atitudes de meninos. (Isidro Pereira, Dicionário Grego-português)

Muitos querem partir para o divorcio porque não acreditam no poder de restauração de Deus. Pensar no divorcio por motivo banal é falta de maturidade; de perfeição.

C- Perfeição no relacionamento com o próximo.

1- É possível se primeiro termos um relacionamento com Deus.

a- “Os ouvintes do sermão de Cristo, tinham o pensamento que unicamente praticando a obra da lei era possível ganhar crédito no reino da glória, porém esqueciam de desenvolver o amor ao próximo.” (Francis Nichol, Comentário Adventista, 331)

4

b- Muitos estavam ali recen-convertidos a lei do Senhor e não ao Senhor da lei.

c- Cristo combateu a falta de Amor com o próximo (Mt 5:38 a 47). O perfeito relacionamento com o próximo será possível quando existir um profundo conhecimento de Deus. (I João 4:8). “A perfeição de caráter deve ser adquirida aqui na Terra.” (Francis Nichol, Comentario Adventista, 332)

CONCLUSÃO 

A- Cristo não estava solicitando uma impossibilidade – “ser perfeito”. Estava enfatizando que a perfeição é fruto de um relacionamento com Deus. Ele estava combatendo a idéia judaica de que o esforço próprio e árduo levava a perfeição.

B- Quando primeiro possuirmos um íntimo relacionamento com Deus, será possível manter um relacionamento com o próximo e com a família.

APELO -  Você deseja possuir uma vida perfeita e digna do reino de Deus? Cristo deseja que você desenvolva uma vida de perfeição, como resultado de um relacionamento com Deus. Quer dizer sim para Jesus? Venha até aqui para juntos orarmos.