20 CONFIANÇA NO IMPOSSÍVEL

amizade ponto com


TEMA: Confiança em Deus.


PROPÓSITO: Levar a igreja a ter confiança em todas  circunstancias da vida.


TEXTO: Rute 1:1-6; 1:11, 15-17; 3:5; 4:9,10.


TEXTO: O Deus de Rute ainda vive hoje e pode fazer um milagre em sua vida.


INTRODUÇÃO


 Nesta vida todos nós passamos por situações que parecem que nada pode remediar nossa situação. Contudo, quando lembramos de histórias como a de Rute, Daniel na cova dos leões, Jonas no ventre do grande peixe, podemos Ter certeza de que Deus ainda tem todo o domínio neste mundo e Ele pode intervir em nosso favor. Contudo, devemos renunciar tudo que nos afasta de Deus.


I. A RENUNCIA DE RUTE


A. Renuncia seus pais

Companhia dos pais. Nossos pais são algo sagrado no vida, entretanto Rute sem pensar duas vezes resolveu deixa-los para seguir o que existe de mais sagrado neste universo: Nosso Deus.

Tranqüilidade do seu circulo familiar. O circulo familiar é uma das únicas garantias de que somos amados por alguém, porem até esta garantia Rute deixou para trás. 

B. Seu povo.

Identificação étnica, é mais que pertencer a uma raça, é o sentimento de pertencer a um grupo que tem algo em comum conosco. Rute também deixou isto.

Cultura e costumes diferentes. Outro dia, conversando com uma moça, descobri que ela tinha nascido na mesma cidade que moro. Dessa maneira encontramos logo uma afinidade: nossa cultura, costumes, modo falar etc. Rute experimentou isto, porém pelo lado contrário.  

C. Seu deus.

Trocar o objeto de sua adoração, um Deus a servir, é uma das decisões mais sérias que tomamos na vida, no entanto, nem isto foi empecilho para Rute se desligar e tomar uma nova direção.  

Ritos religiosos atrativos. As religiões cananéias eram carregadas de rituais de muita atratividade, porém Rute resolveu deixar todo este sistema para servir o verdadeiro Deus do universo.

Quando deixamos as coisas deste mundo e devemos nos entregar por inteiro aos pés de Cristo.


II. A ENTREGA DE RUTE. 

A. Ir onde Deus mandar.

Confiar nos planos de Deus para sua vida, isto é entregar por intero todas as suas ansiedades; descansar na confiança de eu estamos seguros e nada neste mundo, por mais forte que seja irá nos derrotar.

Entregar-se de corpo e alma ao dispor do Senhor, isto, e deixar que Ele tome posse da minha vida, e que a use para seu serviço.

B. Morar onde Deus queira

É interessante saber o nome Belém é a junção de duas palavras heb. ( bêt + lehem ) que quer dizer casa do pão. Parece um paradoxo haver fome na casa do pão, e ainda mais sair da casa do pão para uma terra estrangeira. 

Buscar a felicidade ao lado de Deus – Ele é o “pão da vida”. Está comprovado, as pessoas  que têm algum vinculo com Cristo, são pessoas mais felizes.

A felicidade depende da companhia que temos, não do lugar onde estamos. Como a música de Fernando Iglesias diz, “felicidade pode está numa choupana”, hoje sabemos que felicidade não depende de bens materiais, mas principalmente da companhia de alguém que amamos.

C. Aceitar Deus verdadeiramente

1. Ter Cristo em primeiro lugar em minha vida, sem deixar que nada mais interfira nesta comunhão. 

renunciar tudo mais por amor a Cristo, até por que não renunciamos nada que é  boas, somente as aparentemente boas.

É interessante saber que quando deixamos para seguir a Cristo, seremos recompensados, pois Ele cumpre suas promessas.


III. REDIMIDA – (GO’EL)

O termo GO’EL é uma palavra chave para interpretar a mensagem de Rute. Seu significado é o redentor. Em Rute, Boaz é o redentor de Noemi e de Rute. Por sua função, ele representa o próprio Cristo.

A. Figura de Cristo

Restitui as propriedades que pertenciam a Elimeleque

Dá seguimento à descendência de Elimeleque vai até Cristo.

B. Significado espiritual

1. Noemi representa aqueles filhos de Deus que um dia saíram de casa, porém retornaram e o pai os aceita de volta (o filho pródigo). 

2. Rute são aqueles que independente de nacionalidade ou etnia que aceitaram Jesus em todos os tempos e foram inxestados na videira.

C. O cântico de Rute no nascimento do seu primeiro filho.

1. Restaurador da vida / consolador da velhice. Mostra uma pessoa realizada na vida, mesmo já tendo passa do por duras provas.

2. O espírito de agradecimento de Rute para com sua sogra.


CONCLUSÃO: 

A exemplo de Rute, devemos a cada situação que formos defrontados, renunciar tudo e qualquer coisa que nos afaste de Deus, nos consagrar inteiramente, confiar em Sua palavra e descansar na certeza de que seremos redimidos pelo Senhor. Prove a Deus nas pequenas coisas e Ele jamais ti decepcionará. Por te demoras?Deponha hoje mesmo tudo que tens aos pés de Jesus e durma confiante, pois Ele tem cuidado de nós.