2 UMA AMIZADE DURADOURA

amizade ponto com


TEMA: Amizade


PROPÓSITO: Incentivar aos jovens a terem uma amizade fiel a Deus


TEXTO: S. João, 15:13-14


TESE: A amizade é mantida pela fidelidade


INTRODUÇÃO


Eu sei que todos vocês têm um amigo especial, um colega especial. Como é bom ter um amigo especial! Um amigo de confiança. Um amigo especial para guardar nossos segredos mais íntimos. Um amigo que é capaz de nos levantar quando caímos, um amigo para estar conosco quando estamos sós.


Deus nos apresenta várias razões para ser nosso melhor amigo. Por exemplo: foi por pura amizade que ele deu sua vida e morreu por nós. Ele mesmo disse: “O verdadeiro amigo dá a vida pelos seus amigos”. Foi por pura amizade que Jesus esteve disposto a abandonar as glórias e maravilhas do céu, para viver neste mundo manchado pelo pecado, miséria e inimizade.

Foi por pura amizade que Ele continuou amando a Pedro, mesmo quando este o abandonou, dizendo que nem conhecia esse carpinteiro, sendo que haviam sido amigos por mais de três anos.

I – UM DEUS QUE PROCURA AMIGOS


A- Sansão é escolhido

1. A bíblia nos conta a história trágica de um jovem que Deus escolheu como amigo, para formarem uma amizade duradoura. Está no livro de Juizes, nos caps. 13-16.


2. A vida de Sansão está cheia de altos e baixos, de seriedade e molecagem, de compromisso e irresponsabilidade. Sansão era um jovem exibicionista demais. Estava sempre querendo aparecer, estava sempre querendo mostrar seus músculos.


3. Deus escolheu a Sansão, mas escolhe a você também; porém um amigo sempre revela o que espera do outro. Seria você capaz de querer fazer amizade com um tipo Sansão, exibicionista?


B- Um amigo exibicionista

1. Você gostaria de ter um amigo exibicionista? Daquele que gosta de contar vantagem? Daquele que gosta apenas de falar de suas aventuras? De suas namoradas? Você gosta daquela menina que gosta apenas de falar de suas roupas novas? De mostrar suas fotos de modelo? Eu sei que você não gosta.


2. Eu sei que você não iria gostar de ter Sansão como amigo. Mas Deus gostava de Sansão. Deus gostava de Sansão porque Deus enxerga além de uma simples atitude. Deus é capaz de entender que por trás de uma atitude exibicionista, às vezes existe um rapaz ou uma moça precisando de ajuda, de compreensão, de carinho e até de aceitação.


3. Deus queria demais fazer uma amizade duradoura com Sansão. E por isso tomou todas as providências necessárias. Para começar sua alimentação tinha que ser a melhor. Não podia beber nenhum tipo de bebida alcoólica, e não podia se contaminar com cadáveres. Seria Sansão fiel?


II – UM AMIGO QUE BRINCA COM A OPORTUNIDADE


A- Mel em lugar perigoso

1. Jz 14:5-9, Sansão havia matado um leão quando ia com seus pais a caminho da cidade de Timnate para pedir uma filistéia em casamento. Ele não sabia, mas inconscientemente estava no caminho que o levaria à desgraça. Passados alguns dias, ele voltou por aquele mesmo caminho e viu que na ossada do leão havia um enxame de abelhas. E ele disse: isto é incrível! Espantoso! Espetacular! Havia mel no cadáver.


2. Que tolice! Sansão sabia que não podia se aproximar e nem tocar cadáveres. Era o trato que ele havia feito com seu amigo, Deus. Mas ele não foi camarada. Não soube cumprir um dos tratos que havias feito com o amigo. A dupla vitoriosa acabara de perder o primeiro ponto, e não era culpa de Deus não.


3. Sabe de uma coisa? Há muitos adolescentes e jovens descobrindo mel em ossada de leão morto, igualzinho a Sansão. Há muitos adolescentes e jovens descobrindo coisa boa onde não deve. Estão sempre procurando aventuras proibidas. Infelizmente é assim, Satanás faz do macabro algo espetacular. Por favor, abra os olhos para não se deixar enganar. Não se deixe iludir. Mel em ossada de leão, não é para adolescentes e jovens inteligentes! Mel em ossada de leão pode ser o começo de uma vida de derrotas. Descobrir coisa boa em lugares perigosos pode ser o começo de uma vida de fracassos.


B- Brincando com o perigo

1. O problema de Sansão teve seu auge quando ele brincou de se amarrar com Dalila, de se amarrar com o pecado. E a partir do momento que ele brincou de se amarrar com Dalila, ele se tornou vulnerável ao desejo dela. Mesmo mentindo, o plano dos inimigos de Sansão estava dando certo.


2. Chegou um momento em que Sansão não conseguiu agüentar a pressão emocional de uma mulher chorando o tempo todo em seu ouvido. O jeito foi falar toda a verdade a seus piores inimigos. “Entregou o ouro aos bandidos” e desfez o sucesso da amizade com Deus. Coitado de Sansão brincou de se amarrar com Dalila, e acabou sendo enrolado por ela.


3. Querido jovem, querida jovem, por favor: não brinque de pecar, não brinque de se amarrar com o inimigo. Brincar de se amarrar com o inimigo é o um completo fracasso. Felizmente, Sansão teve uma segunda chance. No final de sua vida aprendeu levar seu Deus a sério. Ainda bem que Deus continuava ao seu lado. Deus deu um jeito de aproveitar o finalzinho da amizade de Sansão para que ele pudesse receber a medalha de uma dupla vitoriosa.



CONCLUSÃO

Não é uma vida igual à de Sansão que Deus quer para vocês. Não é essa vida que Deus quer para aqueles que pretendem, um dia, estarem no céu e habitarem com Ele, perfeito em caráter e puro em pensamento.

Lembre-se, você e Deus pode formar uma amizade duradoura. Você precisa de Deus para que sua vida tenha sentido, e para que valha a pena viver. Você precisa de Deus para não ter medo do futuro, e poder aguardar a volta de Cristo com alegria. Neste mundo cheio de pecado, não é possível vencer sozinho. Você precisa de Deus para vencer o pecado, pois pecadores não entrarão no céu.


APELO

Deus quer fazer uma amizade duradoura com todo jovem que está disposto a conquistar o mais elevado prêmio deste mundo: a vida eterna. Quer você aceitar este desafio? Que Deus te abençoe.