189 AS PRIMÍCIAS DO ESPÍRITO

amizade ponto com


TEMA: Novas criaturas em Cristo


PROPÓSITO: Esclarecer a verdadeira transformação


TEXTO: Rom. 8:1


TESE: Nenhuma condenação há para aqueles que verdadeiramente são de Cristo.


INTRODUÇÃO


São Paulo obviamente que se referir àqueles que verdadeiramente crêem nele. Sendo justificados pela fé, têm paz com deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Os que assim crêem não mais andam segundo a carne, não mais seguem os impulsos da natureza corrupta, mas segundo e Espírito.


ESTÃO EM CRISTO


A -  Não se acham segundo a carne 

Todos os que estão em Cristo, verdadeiramente guardará seus mandamentos. Nunca usam a justiça própria, eles utilizam a justiça de Deus, que os torna nova criatura.


Aquele que permanece não peca

O próprio texto diz que a carne limita contra o Espírito e o Espírito contra a carne. São  opostos entre si, não podendo se unir. As trevas não se unem com as luzes, portanto, aqueles que estão em Cristo, estão de sua condenação.


ANDAM SEGUNDO O ESPÍRITO


A – Cheios de fé e do Espírito.

Todos os que estão cheios do Espírito, produzirão frutos do Espírito. Nenhuma condenação há porque estão guardados com Cristo. Viverão pela fé, serão renovados, não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.


1. Não há condenação

Deus perdoa e não condena, Ele age como se nunca tivesse existido. Não pode haver condenação para quem foi perdoado por Cristo.


2. Portanto, não há condenação no seu próprio coração nenhuma consciência de culpa, nenhum medo da ira de deus. Eles têm em si o testemunho e estão conscientes do seu interesse no sangue da aspersão. Eles não receberam o espírito de escravidão para viverem outra vez atemorizados, com dúvidas e torturante incerteza, mas receberam o espírito de adoção.


QUEM INTENTARÁ ACUSAÇÃO COM ELEITOS DE DEUS?


A – É Deus quem os justifica

Todos os pecados que o homem comete, desde sua mocidade até a hora que foi aceito no Senhor Jesus, seu passado é apagado, deles não me lembro mais e ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve (Is. 1:18)


1. Permaneça firme na liberdade

Mais uma vez, ele libertou você do pecado e também da culpa e do seu castigo. Oh, não se submeta de novo ao jugo da escravidão. “Como a flor se volta para o sol, para que seus brilhantes raios a ajudem a desenvolver beleza e simetria, assim devemos volver-nos para o Sol da Justiça, a fim de que a luz do céu indica sobre nós e nosso caráter seja desenvolvido à semelhança de Cristo. (C.C. pág. 68)


CONCLUSÃO


Finalmente, o crente nunca precisa experimentar a condenação, mesmo se fizer o que a carne pede.

1. Chore perante o senhor, Ele será um bálsamo precioso.

2. Derrame perante ele seu coração, permaneça sem a mancha do pecado.

3. Ele não o condenará. Então, por que temer? Você não precisa temer. Porquanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

APELO


Aguarde em paz a hora quando o Deus da Paz o santifique em tudo; para que o seu espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do Senhor.