185 COMO JESUS VENCEU A TENTAÇÃO

amizade ponto com


TEMA: Tentação


PROPÓSITO: Motivar a Igreja a ter comunhão com Deus para suportar a Tentação.


TEXTO: Mateus 4


TESE: Como vencer  a Tentação


INTRODUÇÃO


Existem muitas pessoas que dão desculpas para a tentação. Acham que elas são muito fortes e que o motivo da derrota é por serem pessoas humanas. Jesus nos deu o grande exemplo, e como humano venceu todas as tentações. Hoje nós iremos analisar como obter vitória sobre a tentação.


NÃO DANDO OPORTUNIDADE A ELA.


A) Como  deu Adão?

No Jardim do Éden foi permitido a Satanás tentar o casal criado por Deus. E foi através do apetite o casal foi derrotado por satanás. Não confiaram plenamente em Deus e se entregaram à tentação. Satanás sabia onde daria o golpe de morte.


B) Como Jesus o Fez?

Com Jesus não foi diferente, sozinho no deserto, com quarenta dias sem comer, o semblante caído, necessitando de fortalecer seu físico. Satanás vê e sente que a oportunidade de derrubar o filho de Deus era aquela, e como fez com Adão, fará o mesmo com Jesus.

Então satanás veio do céu como um anjo de luz aparece diante de Jesus. Tudo indicava ou parecia um anjo enviado por Deus. Mas, quando abriu sua boca (Mt. 4:3) Jesus logo reconheceu (v. 4), não dando oportunidades.

Adão foi derrotado porque deu oportunidade para a tentação. Porém há um outro ponto que deve-se cuidar, que é:


NÃO SE EXPONDO A ELA


A) Satanás  queria que Jesus se expusesse à tentação. Em Salmos 91 lemos: “porque aos Seus anjos dará ordem ao teu respeito para te guardarem em todos seus caminhos”.

Vemos que satanás aqui cita um texto bíblico real. Deus manda seus anjos nos guardarem. Mas, ele queria algo que não era necessário. Jesus poderia saltar que os anjos viriam ao seu auxílio, mas era um ato apropriado, pois Jesus estaria pulando apenas por pular e estaria mostrando a fraqueza de sua natureza humana. Cristo sabia que Deus realmente O sustentaria se Ele tivesse dado a ordem. Mas, fazer isto sem ser mandado por Deus não mostraria a força de Sua fé. Satanás extraiu das Escrituras aquilo que parecia apropriado para a ocasião. O mesmo ocorre em nossas vidas, as coisas banais parecem ser úteis para nós.



ILUSTRAÇÃO:

Imagine São Paulo, capital, são exatamente 23:00 h e dia de festa, a favelas está movimentada. Saindo da favela em direção ao centro vemos umas casas de classe média, carro novo na garagem, vários utensílios que podem ser roubados. E você mora lá. Então, todos se aprontam para dormir, e você teria coragem de dormir com os portões, portas e janelas abertas, deixaria a chave na porta do carro? Sei com certeza que a resposta de todos seria não! São Paulo é muito perigosa.

Meus irmãos, Deus nos guarda, mas não é preciso expor-nos à tentação. Fazer isto não é realmente um ato de fé, mas uma presunção.

O pecado da presunção jaz ao lado da virtude da fé perfeita e da confiança em Deus. Cuidemos para não sermos derrotados por esse pecado.

O terceiro e último ponto é:


REPELINDO-A


A) Nas  duas primeiras tentações satanás não havia revelado seus verdadeiros propósitos ou seu caráter. Ele afirmava ser um mensageiro das cortes celestiais, mas nessa última tentação ele tira seu disfarce e mostra quem é realmente (Mt. 4:9).

Satanás sabia que a vida de Cristo deveria ser de tristezas, agruras e conflitos. Ele pensou que poderia aproveitar-se desse fato para subornar Cristo a renunciar sua integridade. Satanás usou toda a sua força nessa última tentação, pois este último esforço iria decidir quem seria vitorioso.

Mostrou uma visão panorâmica de todos os reinos do mundo, que por muito tempo tinha estado sobre seu domínio, e os ofereceu a Jesus como uma grande dádiva. Os olhos de Jesus repousaram por um momento sobre a glória apresentada diante dEle; voltou-se, porém, recusando continuar a olhar para o fascinante espetáculo. Não iria danificar Sua leal integridade perdendo tempo com o tentador.

Então Jesus, com grande autoridade, ordenou que satanás desistisse (Mt. 4:10).

Ao ouvir a ordem de Jesus, satanás imediatamente se retirou. Reconheceu que não poderia desobedecer a uma ordem do todo poderoso. Jesus foi vitorioso porque mantinha uma comunhão íntima com o Pai.

Só seremos vitoriosos se mantermos uma comunhão com o Pai.


CONCLUSÃO:

Infelizmente há muitas pessoas que estão sendo derrotadas por Satanás, por dar oportunidades às suas tentações. Cristo nos deixou o maior exemplo de vitória sobre o pecado: a confiança em Deus e a íntima comunhão.

Nós só seremos vitoriosos se usarmos as mesmas armas que Jesus usou.

APELO: Quantos gostariam de entregar, nesse momento, a vida nas mãos de Deus, permitindo que Ele nos guie às águas tranqüilas. Amém!