180 DEUS TAMBÉM SOFRE

amizade ponto com


TEMA: Sofrimento 


PROPÓSITO: Demonstrar que apesar do nosso sofrimento, Deus se importa conosco.


TEXTO: Salmos 121: 1, 2


TESE: Temos dificuldades, mas Deus sempre estará conosco


INTRODUÇÃO


Sempre temos perguntas para fazer sobre o sofrimento humano. O livro de M. Scott Peck, “the road less travelled”, ficou nas listas dos best sellers americanos por longo período. 


A ressalva de abertura do psiquiatra consta de quatro palavras bem colocadas: “a vida é difícil”. E a morte é a dificuldade da vida mais difícil de suportar. È um dos maiores inimigos da raça humana. Neste momento de dificuldade, onde está Deus?


I. ONDE ESTÁ DEUS?  


No rosto desfigurado pelo sofrimento humano, onde está Deus do salmo 121: “elevo meus olhos para o monte de onde me virá o socorro, o meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra” (v. 1, 2)... “O Senhor te guardará de todo mal, guardará a tua alma” (v.7).


Guardará a minha vida? Guardará a sua vida? De todo mal?


A. Teodicéia: grego- Theos e dike; (Deus + justiça), sendo assim, teodicéia é o esforço humano para defender Deus com justiça. Como é possível defender um “bom” Deus no meio de tantas coisas ruins? É possível defende-lo em meio a tanta carnificina.

1. A realidade: O sofrimento humano se apresente de outras formas piores que a morte. A morte é o cessar da vida. Quando choramos, o fazemos pelos que sobrevivem.

    2. Deus não planejou nem a morte nem o sofrimento para o ser humano.    

Apesar de tanta miséria e desgraça, Deus envolveu-se conosco no sofrer.


II. O SOFRIMENTO ENVOLVEU A DEUS. (“Em todas as angustias deles, Eu fui angustiado” Is. 63:9).


A. Deus se responsabilizou: “Tomou sobre si as nossas dores”, sua resposta ao mal implicou em trazer para si a questão do sofrimento humano.


B. Deus nos revelou o “grande conflito”: a maior guerra intergaláctica. A experiência de Jó. Em nenhum outro livro da bíblia podemos obter maior compreensão da luta do bem contra o mal.


C. Certa vez, ouvi uma ilustração que agora reproduzo como me lembro: Havia uma família que acabara de perder seu único filho num acidente de carro, quando este voltava da escola sofrendo e sem esperanças, seus pais perguntaram ao pastor: 


Pastor! onde estava Deus que não fez nada para salvar o meu filho!, somos dizimistas, freqüentamos a igreja todos os dias de culto e não deixamos de cooperar com a mensagem do evangelho.

 

Onde estava Deus!!?. O pastor também estava sofrendo com a perda de seu amigo, mas a sua resposta foi muito inteligente, disse: meus amigos, Deus estava no mesmo lugar, quando na ocasião da morte de seu único filho. Ele sofreu a mesma dor que vocês. Porém a ressurreição de Cristo nos dá a esperança de revermos o nosso amigo, na ressurreição dos justos quando Jesus retornar. 


Deus sempre está conosco independentemente de nossa condição pecaminosa, ele não é o culpado pelo sofrimento humano, mas nos permite escolher em quem devemos acreditar, se nEle ou no diabo.


III. DEUS NOS CONCEDE O BENEFÍCIO DA ESCOLHA: 


Quando estamos em crise, Deus nos permite escolher em quem acreditar, onde depositar as nossas esperanças.


A. Deus é fiel: A Adão e Eva foi dada a oportunidade de escolha, escolheram Lúcifer (Satanás). Foi a escolha deles e tem de milhares de seres humanos, desde então, a origem da miséria humana que vemos hoje. Somos todos nós vítimas desta escolha, apesar de nossos erros, Deus se faz fiel em nos resgatar em prova de Seu infinito amor.


B. Deus revigora: “Heb. 12:12 – Por isso restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos”. Se quisermos depender de Deus, não teremos dificuldade de continuar na caminhada, mais a iniciativa deve ser nossa. 


As crises e sofrimentos na vida cristã são naturais por sermos humanos e sujeitos aos acontecimentos comuns a todos. Mas conseguimos “dar a volta por cima” somente quando Deus é o centro da nossa vida, quando aceitamos que o nosso hábito da viver depende totalmente de Deus. 


CONCLUSÃO


Todos somos sujeitos ao sofrimento.

As crises e desgraças são culpa do pecado.

Deus sofre conosco.

Ele é fiel, nos resgata.

Devemos crer nEle. 


APELO

Se sua vida não está sendo aquilo que você esperava, se está vivendo uma situação difícil, não culpe a Deus, entregue sua vida a Ele. Faça-o hoje mesmo. (ore).