163 JESUS CAUSA A DIFERENÇA

amizade ponto com


TEMA: Salvação


PROPÓSITO: Fazer com que as pessoas reconheçam a Jesus como o único Salvador


TEXTO: Atos 4: 1-14


TESE: A salvação é para todos


INTRODUÇÃO


O propósito de Cristo ao vir a terra era buscar e salvar o perdido, não importava as condições morais, físicas ou espirituais do indíviduo. 


Agora os discípulos testemunham desse mesmo Jesus o exaltando como único salvador da raça humana. A sua salvação abrange a todos os que se achegam a ele com um coração disposto a aceitá-lo vejamos que tipo de pessoas neste texto, que a salvação estava disponível.


I – PARA OS QUE CRERAM NA PALAVRA (v. 4,14)


A - A multidão que assistia – Mesmo diante dos sacerdotes e Saduceus, a multidão creu nas palavras dos discípulos e tomaram uma decisão ao lado deles. Eles creram na mensagem apresentada, que Jesus havia ressuscitado e era o único salvador.


B - O coxo rejeitado – as pessoas que tinham alguma doença física como esse homem aleijado, era acusado por muitos que tal doença era motivo do seu pecado. Por isso ele se sentia rejeitado e não podia sentir esperança da salvação. Os discípulos curam aquele homem em nome de Jesus e através desse testemunho o coxo louva a Deus e acredita que em Jesus há poder para a salvação.


II - PARA OS LIDERES ESPIRITUAIS


A - Os discípulos


Porque permitiram que Cristo entrasse em suas vidas – A história dos discípulos agora é diferente de quando estavam com Jesus antes de morrer. Eles buscavam o poder do Espírito Santo e nessa ocasião realmente estavam convertidos.


Porque testemunhavam através da pregação – Os próprios discípulos disseram. Não podemos deixar de falar daquilo que vimos e ouvimos. Eles tiveram uma experiência pessoal com Jesus e agora transmitia tudo aquilo que aprenderam com a vida de Jesus.


B - Os membros do Sinédrio

Mas rejeitaram – A salvação também era para eles, mas não reconheceram a Jesus como salvador em suas vidas.


Faltava-lhes humildade – Eles não foram humildes como o messias foi, à posição que eles ocupavam como lideres religiosos servia de barreira para que eles não crescem até mesmo no milagre que Pedro e João tinham efetuado, e por outro lado eles eram hipócritas, pois pregavam uma coisa e viviam outra.


III-PARA OS QUE ACEITAM O SACRIFÍCIO INTERCESSÓRIO DE CRISTO (v. 12)


A-Os que reconhecem o seu erro – “A palavra salvação vem do termo grego que significa volta da alma para Deus” 


1.  O ser humano precisa reconhecer que o pecado o coloca longe de Deus. Ele precisa analisar a si mesmo e voltar para o único capaz de perdoá-lo que é Jesus. 


A Bíblia diz: O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcancará misericórdia.


B – Os que dão os passos necessários

       

1-São eles: fé ( Heb. 11:1).


Arrependimento ( Mat. 3:2 e 21:20).

Converção ( João 3:3)


2- E após ter aceitado: Justificação (Rom. 5:1).


Santificação (I Tess. 4:3).

Glorificação (Rom. 8:20).


CONCLUSÃO


A salvação está disponível para todos. Você não precisa fazer nada para se salvar, porque Cristo já fez tudo o que foi necessário para a sua salvação, você e eu só precisam aceitar tudo o que um dia foi feito por nós na cruz do calvário.


APELO

Não gostaria você de aceitar essa providência divina, entregando sua vida a Jesus agora e fazendo dele o seu salvador pessoal?