161 EM BUSCA DA SALVAÇÃO

amizade ponto com

 

TEMA – Salvação.


PROPÓSITO- Conscientizar os ouvintes que a salvação está disponível a todos.


TEXTO: Lucas 19: 1 a 10.


TESE- Todo aquele que conhece Jesus, encontra a salvação.


INTRODUÇÃO 


–Imagine uma pessoa com bastante sede. Ela se encontra num quarto fechado e começa gritar: - Por favor, quero água! Tragam água. Do lado de fora alguém responde: - Sua água já se encontra a porta. Abra e beba. Mas o sedento não acredita que a porta possa estar aberta, então é lógico concluir que continuará com sede.


Muitos estão na mesma situação: preso e com sede da salvação. Precisam acreditar que Deus está disposto a salvar e livrar do pecado.


I-O PERSONAGEM ZAQUEU.

 

A- Sua cidade (Verso 1)

 

Zaqueu era natural de Jericó. Uma cidade próspera e conhecida pelas palmeiras; era a principal do vale do Jordão.

1-O significado da cidade.

 “Os moradores gostavam do seu nome: “fragrância ou cidade do bálsamo.” Esta cidade oferecia os moradores a terem uma vida 

2

financeiramente boa.” – Buchland A. R., Dicionário Bíblico Universal, 15a  ed. São Paulo: ED. Vida, 1999.


B -O nome Zaqueu. (Verso 2)

1- A palavra Zaqueu significa “reto”, “puro”. Porém a vida que levava demonstrava que não era digno deste nome. Zaqueu precisava de algo que desse valor a sua personalidade para que fosse digno do seu. 

    C- A  Profissão. (verso 2)

1- Era publicano. Devido este emprego, ele   estava ficando rico cada vez mais, porém mal visto diante da sociedade, principalmente dos judeus. 

a-“Os publicanos empregavam todos os meios para enganar o povo e defraudar.” – R. N. Champlim, O Novo Test. Interpretado, vol. II. São Paulo: Ed. Candeia. 182.

b-Zaqueu não era feliz por levar uma vida de riqueza e consequentemente de rejeição.

“Zaqueu era israelita, e detestado de seus patrícios. Sua posição era o prêmio de uma carreira que aborreciam e consideram sinônimo de injustiça.” – Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações. SP: CPB, 1995. 553.

II – A DISPOSIÇÃO DE ZAQUEU.

3

A-Desejo de conhecer Jesus.

1-Ele procurou ver quem era Jesus. (verso 3) 

Não apenas uma mera curiosidade. “Ele tinha tudo no sentido material, mas sua alma se sentia seca e vazia.” – Champlim, O Novo Test. Interpretado, 182.

2-Zaqueu almeja ser valorizado. Estava alimentando a idéia de ser aceito por Jesus. Ele já ouvira o que Cristo era capaz.

“Ouvira dizer a respeito de Cristo, e sentiu grande pecador diante de Deus e acendeu a esperança no seu coração.” – White, DTN,553.

         B-Enfrentou os desafios. (verso 3)

1-Devido a multidão, planejou ver quem era Jesus por outro plano: Subindo no pé de sicômoro. Isto era algo vergonhoso para um rico publicano, “pois o sicômoro era responsável por produzir frutos para os pobres.” – Buchland. Dicionário Bíblico Universal.

Esta foi a forma de vencer a multidão e compensar a sua estatura. Quando estabelecemos alvos e lutamos para alcançarmos, somos considerados vencedores.

4

2-Ele desceu imediatamente (verso 5)

Ao ser valorizado por ser chamado pelo nome, Zaqueu não vacila e nem fica agarrado na árvore. Ele tomou a decisão: “Depressa resolve descer para receber Jesus.” 3-Ele entendeu que a atitude de Jesus era de redimir um pecador. “Percebeu que Jesus estava lhe dando atenção.”- Champlim, O Novo Testamento Interpretado, vol.II, 183.  Cristo, ao convidar Zaqueu e auto-convidar para ir até sua casa, estava dando valor a alguém que foi rotulado de “o rejeitado por Deus.”

III -A SALVAÇÃO DE ZAQUEU. (verso 5,6)

A-Permitiu que Jesus fosse em sua casa.

1-Imagine esta cena de valorização. Um homem que era rejeitado pela sociedade, agora tem a oportunidade de ficar íntimo de Jesus.

2-“Entrar na tua casa” é uma expressão que significa “ficar íntimo ou familiarizar-se.” – Champlim, O Novo Testamento Interpretado,183.

Zaqueu entendeu que Cristo não lhe rejeitara.

 B-Recebeu com alegria. (verso 6). 

1- “Denota a certeza de que agora a sua vida estava na trilha certa, e em júbilo irrompeu o coração.” – Ibid.

5

2-A salvação foi até a casa de Zaqueu porque ele permitiu. Ele aceitou o convite de Jesus.

3-Zaqueu entendeu que esta era a oportunidade de mudar de vida. Sua decisão foi: descer e receber a presença de Jesus com alegria.


    C-Declarou que desejava uma nova vida (verso 7,8)

1-Para que haja salvação é preciso que o pecador reconheça sua pecaminosidade.

2-Zaqueu “resolveu fazer pública sua confissão e arrependimento. Ficou abismado pela atitude de Jesus em rebaixar-se até ele.” – Ellen White, DTN, 555. Ao aceitar a salvação, Zaqueu queria deixar claro e em público que desejava uma nova vida.

Dei uma série de estudos bíblico a um jovem no sul da Bahia. E logo após o termino desta série ele tomou a decisão para o batismo. Perguntei como ficaria a relação de amizade com as pessoas não cristãs. Ele me respondeu: -“Já estou avisando a todos que continuarei sendo amigo só que com atitudes diferentes.”

6

3-“A quadruplicada devolução era uma medida requerida de ladrões, de acordo com as leis judaicas (Ex.22:1). Porém nada na lei exigia que Zaqueu desse aos pobres metade de sua fortuna. Isto veio a ser uma prova de que deseja alterar seu caminho.”- Champlim, 184.

D-Jesus confirma a salvação. (verso 9)

1-Ao perceber que Zaqueu não deixara passar a oportunidade de experimentar a genuína conversão, Jesus confirma em publico que a salvação estava dentro da vida dele.

2-“É quando se recebe Cristo como salvador pessoal, que sobrevem a salvação à alma.”- Ellen White, DTN, 556.

3-A salvação deste homem publicano influenciou toda sua casa. “Não somente foi o próprio Zaqueu abençoado, mas toda sua casa com ele.” -Ibid. Se a multidão isola a pessoa, Jesus vai ao seu encontro. Se as pessoas rejeitam, Jesus valoriza. Foi isto que aconteceu na vida de Zaqueu.


CONCLUSÃO


A-Enquanto Zaqueu não tomasse uma decisão de ter um encontro com Jesus, continuaria sendo rejeitado e alimentando a idéia de que não merecia a salvação.

B-A sua disposição de ir até Jesus, enfrentando os desafios fez dele um herói sobre o pecado.

C-Zaqueu entendeu que a salvação acontece quando ficamos intimo de Jesus.

D-Cristo ofereceu a salvação; Zaqueu aceitou, e então aconteceu uma transformação.


APELO- Gostaria de ver em pé todos aqueles que querem fazer como Zaqueu: tomar a decisão de ir ao encontro de Jesus para ter a salvação.