158 AS PESSOAS QUE JESUS SALVA

amizade ponto com


TEMA: Jesus quer salvar a todos


PROPÓSITO: Mostrar que para cada situação em que o ser humano se encontra, Jesus tem uma solução e um plano especial.


TEXTO: Lucas Capítulo 15.


TESE: Jesus quer salvar a todos, independente de qual seja a sua situação espiritual.


INTRODUÇÃO: Jesus morreu na cruz para salvar a “todo aquele que nele crer”. Não importa a situação ou a condição em que a pessoa se encontra.


Para cada tipo de pessoa ou para cada condição em que se encontre o ser humano, Jesus tem um plano todo especial.

 

Basicamente podemos dividir em três grupos distintos:


I-Os que estão perdidos, mas não tem condições de voltar sozinho.(Ovelha perdida)

II- Os que nem sabem que estão perdidos, porque o pecado os cegou.(Dracma perdida)

III-Os que descobrem eu estão perdidos e voltam correndo para o lar.(Filho Pródigo)

 Por cada uma delas Jesus morreu, e por elas ele espera, pois está preparando um lugar especial para cada filho seu.


Em Lucas 15: 1e 2, vemos que os fariseus murmuravam porque Jesus se relacionava com todos os tipos de pessoas sem qualquer distinção. Ele recebia os pecadores, e comia com eles à mesa.

Jesus veio a este mundo para salvar a todos, mas existem três situações em que o homem pode estar. E estas situações foram retratadas por Jesus, em parábolas.

Em Lucas 15 vemos as três situações em que o homem pode estar, que estão retratadas em forma de parábolas:


PONTOS PRINCIPAIS:


I- A OVELHA PERDIDA Lc15: 3 a7

1- Sabe que está perdida, mas não tem forças para voltar, está presa ao pecado.

 2- Para esta situação, Jesus tem a solução, ele vai ao nosso encontro, e nos busca com todo amor, sem ficar nos perguntando nada ele nos coloca nos ombros e nos leva em segurança a um lugar seguro, onde cura cada ferida que o pecado abriu.


II-DRACMA PERDIDA Lc15:8 a 10

1- A dracma não sabe que está perdida, pois é apenas uma moeda.

Mas para estes Jesus tem a solução, envia um servo seu para que com muito cuidado procure em cada canto da casa até que encontre. 

Nas casas antigas de Jerusalém, em geral não havia janelas, pois a chuva era muito rara, desta forma se ajuntava grande quantidade de pó em toda casa. Se uma moeda caísse o chão era preciso que o dono da casa com o auxílio de uma lamparina varresse toda a casa procurando cuidadosamente pela dracma em todos os cantos da casa.

Muitos estão perdidos pelo mundo, sem ter a consciência de sua real situação, pois estão com os olhos vendados pelo pecado, é preciso que alguém vá ao seu encontro levando a mensagem de salvação.


III-O FILHO PRÓDIGO Lc 15: 11 a 32

1- O filho pródigo, sabia que estava perdido, e decidiu voltar para o pai, mesmo sabendo que talvez ele não mais o aceitasse como filho.

Neste caso o pai orava diariamente para que seu filho voltasse, pois ele não poderia ir atrás dele porque não adiantaria.


ILUSTRAÇÃO: Como Deus salvou Paciência


Esta história foi narrada pelo Pr Luis Santana, que conheceu pessoalmente e teve a oportunidade de trabalhar com ele na salvação de muitas almas. 

Paciência era ao nome de um valente jagunço que tomava conta das terras de um Coronel em Maragojipe pequena cidade do recôncavo baiano. Seu apelido foi dado porque ele não tinha um pingo de paciência, e era conhecido por ser muito violento, já tendo tirado muitas vidas.

Um dia Paciência estava pescando em um pequeno barco, com a linha amarrada ao dedão do pé. Ele resolveu dar um cochilo, e teve um sonho: Ele estava em casa quando um jovem bateu à sua porta, o jovem lhe mostrou um livro preto, e derrepente uma voz lhe falava bem alto: Paciência escute tudo o que este jovem tem a lhe dizer, e não deixe de cumprir nada do que ele tem a te ensinar.

Ele despertou do sonho e foi para casa, naquela noite ele ficou se lembrando do sonho. Logo cedo pela manhã, ele recebeu a visita de um jovem, o jovem se apresentou como vendedor de livros, e Paciência deixou que ele entrasse. O jovem estava com muito medo, pois conhecia a fama daquele homem, e temia por sua vida.

Quando o jovem tirou a Bíblia da pasta para mostrar, Paciência deu um pulo da cadeira, muito espantado, pois a Bíblia era igual à que ele viu no seu sonho. O Jovem com medo do que pudesse acontecer, fechou a pasta e saiu em disparada rumo à porta.

Paciência o interceptou e disse, não tenha medo, sente-se, e passou a contar o seu sonho. 

Então o jovem vendeu a Bíblia, e como Paciência não sabia ler, ele lhe ensinava a cada dia, um estudo e ele ia decorando muitos textos Bíblicos.

A medida que Paciência aprendia cada lição ele reunia os seus homens e lhes falava a respeito de como Deus havia lhe enviado a mensagem de salvação, e passava a dar estudos Bíblicos com os textos decorados. Por algumas vezes ele usou a Bíblia de cabeça para baixo, pois não podia saber.

Quando o primeiro Pastor adventista chegou na Cidade, que na época era apenas uma vila rural, Paciência já havia preparado 27 pessoas para o batismo.


APLICAÇÃO: Jesus tem uma maneira toda especial de buscar todas as pessoas. E utiliza maneiras diversas e interessantes, como no como de paciência. 


CONCLUSÃO: Não importa em qual destas três situações você se encontra, para cada uma delas Jesus preparou um plano especial.

APELO:

Para cada um destes casos Jesus tem a solução, e lê hoje te convida a ir até ele do jeito que você está. Basta confiar que ele irá transformar a sua vida e a minha vida.