148 A MELHOR ESCOLHA

amizade ponto com


TEMA: Prioridades


PROPÓSITO: Valorizar a presença de Jesus na vida do cristão


TEXTO: Lucas 10:38 a 42


TESE: A pessoa de Jesus satisfaz


INTRODUÇÃO


Jesus foi uma pessoa que quando esteve aqui na terra conseguia atrair os corações, criando vínculos de amizade. 


Mas o desejo de Cristo, muito mais do que fazer um amigo era transformar a pessoa em um seguidor, transmitindo assim à vontade de Deus para ela. Vejamos qual o processo que leva uma pessoa a sentir-se satisfeita com Jesus.


I – RECEBENDO CRISTO NO CORAÇÃO


A – Como um amigo íntimo – Era costume de Jesus ao passar na aldeia de Betânia se hospedar na casa de Marta e Maria. Essa família tinha criado um vínculo de amizade com Jesus tão íntimo que o Salvador preferia ir a sua casa para ali descansar.


B – Como um convidado especial – Além de amigo, aquela família tinha a Jesus como um convidado especial. Isso é tão claro que quando Jesus chega a casa. Marta se preocupa em preparar algo especial para Jesus. Mas, os afazeres de Marta fez com que ela valorizasse mais as coisas seculares do que a presença do Mestre.


II – ESTANDO AOS SEUS PÉS


A – Sendo submisso – Enquanto a preocupação de Marta era agradar a Jesus com uma boa refeição, o objetivo de Maria era estar aos pés de Jesus, o mais importante para ela era procurar saber qual à vontade de Cristo para sua vida.


B – Ouvindo as suas palavras – Maria estava desejosa de ouvir o que Jesus tinha a dizer para ela. As palavras sábias de Jesus atraíam qualquer pessoa que tinha anseio na alma. Suas palavras eram de amor e esperança, trazendo alívio aos corações aflitos.


III – FAZENDO A SUA VONTADE


A – Escolhendo o melhor - O próprio Jesus com suas palavras confessa que Maria fez a melhor escolha. Para Jesus, o mais importante foi a atitude de Maria; ela valorizou a presença de Jesus; para ela, era mais importante entregar seu coração ao Mestre do que tentar agradá-lo com coisas materiais.


B – Servindo-o de outra forma – Não havia nada de errado na atitude de Marta em querer agradar ao seu Senhor; o errado era que ela estava fazendo daquela atitude uma prioridade em sua vida, em vez de Jesus ocupar essa primeira prioridade. Os afazeres da vida muitas vezes nos impedem de enxergar o privilégio da presença de Jesus.



CONCLUSÃO

Nessa vida, muitas prioridades ocupam nosso dia a dia, mas quando se trata das coisas espirituais devemos dar o primeiro lugar em nosso coração. Devemos parar e se colocar aos pés de Cristo e dizer: Senhor, que queres que eu te faça?



APELO

Em meio a agitação dessa vida, não gostaria você de assim como Maria, escolher estar aos pés de Cristo, ouvindo seus conselhos e seguir suas orientações.