146 DO FRACASSO A VITÓRIA

amizade ponto com


TEMA: A queda espiritual


PROPÓSITO: fortalecer os lideres e animar os que se afastaram


TEXTO: Lucas 22:31-34, 54-55 e 61 e 62


TESE: Mostrar que mesmo diante da queda, há uma saída.


INTRODUÇÃO


Um dos gigantes da fé que passaram pela triste experiência da queda foi o apostolo Pedro. 


Sendo um líder entre os discípulos, homem de confiança do senhor Jesus, ele nunca poderia imaginar que um dia se afastaria de Cristo e negaria o seu senhor. Vamos acompanhá-lo em sua caminhada, seguir de perto os seus passos. Vamos observar quais foram as suas atitudes que o levaram a queda e, posteriormente, à restauração.



PEDRO CAIU PELA AUTO-SUFICIENTE (V.33)


A – Confiava vaidosamente em si mesmo – Pedro criou uma perigosa posição de independência do auxilio de Deus. Ele achava que se encontrava pronto espiritualmente, porém, ele dizia aquelas palavras confiante em si e não em Jesus.


B – Achava que qualquer um poderia pecar, menos ele - quando nos colocamos acima da possibilidade da queda, tornamo-nos os mais sérios candidatos a ela.




PEDRO CAIU PELO AFASTAMENTO (V. 54)

A - Passou a seguir o Senhor de longe – Pedro não se afastou de Cristo repentinamente. O que ocorreu com o discípulo, ocorre com muitos hoje, a um período em que o crente por se afastar sem perceber fica enfraquecido e começa a seguir o senhor à distância.


B – Pedro foge de qualquer compromisso – Pedro evita romper abertamente com o seu mestre, mas não queria se identificar como seguidor de Jesus, quem sabe porque tinha medo de morrer. Quando ficamos longe do senhor, automaticamente ficamos perto do mundo. Isso nos leva ao terceiro passo da queda de Pedro. 



PEDRO CAIU PELO COMPROMETIMENTO (v.55)

    

A – Simão sentou-se na roda dos escarnecedores - Pedro se senta justamente entre aqueles que zombavam de Cristo, com isso ele queria se identificar como um deles.


B – O comprometimento com o mundo nos silencia - apartir do momento em que partilhamos dos valores do mundo, de seus pensamentos e ações, perdemos a autoridade para falar-lhe de Jesus e para desafiá-lo a uma vida diferente.





A RESTAURAÇÃO DE PEDRO (v. 62 e 63)


A – Através do arrependimento – ao galo cantar Pedro se lembra das palavras de Jesus e sai dali chora amargamente. Esse choro demonstra um profundo arrependimento da parte de Pedro. 


B – Pela graça de Deus – Pedro foi avisado por Jesus que o Diabo queria cirandar sua vida, mas através da intercessão de Cristo é que Pedro foi restaurado. Se não fosse Cristo, o destino de Pedro teria sido igual ao de Judas.


CONCLUSÃO

Pedro o instável e orgulhoso pescador, nunca mais foi o mesmo depois de cair. Ele acabou sendo um homem muito melhor.


APELO

Há ocasiões em que a nossa vida é provada como foi a de Pedro. A queda nos machuca, mas nos purifica de alguns conceitos errados que tínhamos sobre nós mesmos. Entretanto se apesar de seus esforços, você cair ou já caiu, lembre-se isso não é o fim. Arrependa-se, vá a Jesus receba seu perdão e desfrute da sua companhia.