134 CRISE DE LEALDADE

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Fidelidade a Deus diante das provas.


OBJETIVO: Levar a igreja a decidir ser fiel a Deus sob qualquer circunstância.


TESE: Eu posso ser fiel a Deus em qualquer situação.


TEXTO: Daniel 3: 15 – 18.


      “Responderam Sadraque, Mesaque e Abdenego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos ti responder. Se o nosso Deus, a quem nós servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.”


INTRODUÇÃO:  


Em nossos dias as pessoas tem enfrentado crises de todos os tipos. Mas não foi muito diferente no passado, as pessoas nos tempos do A. T. viviam muitas crises: Crises existenciais,  crise política, crise econômica e até mesmo crise religiosa.

Esta última era muito comum naqueles dias e assim como em nossos dias. Crise religiosa. A religião verdadeira, a lealdade a Deus e Seus preceitos, sempre fizeram e fazem a diferença. As pessoas em todos os tempos sentem dificuldades em permanecerem fiéis a Deus.

  O  capítulo 3 de Daniel nos conta uma história que ilustra a convicção  de que o sofrimento, a perseguição e se necessário à morte é preferível do que afastar-se de Deus, cometer pecados ou desonrá-Lo.

Cerca do ano 606 A.C. Nabucodonosor invade Jerusalém e leva cativos alguns dos jovens das famílias nobres de Israel...  (Fazer breve comentário).

Alguns jovens Hebreus são tirados de maneira brutal de suas famílias, de seu povo, do seu país e levados para servir ao rei no seu palácio


ILUSTRAÇÃO:


11 de setembro de 2001, homens fiéis até morte. Por uma causa errada, injusta e equivocada. (breve comentário sobre o atentado às torres gêmeas em Nova York).

Mas por outro lado, sempre existiram homens que permaneceram fiéis a Deus mesmo diante da ameaça de morte.


I – COMO SADRAQUE, MESAQUE E ABDENEGO.


Distantes de casa, de suas famílias, de seus amigos e quem sabe do pastor da igreja, aqueles jovens estavam no mundo, em Babilônia LITERAL . Prisioneiros do rei, mas gozavam de liberdade para fazer o que bem entendessem de suas vidas.


Agora para satisfazer o seu ego, o seu orgulho, o rei ordena da Babilônia ordena construção de uma grande estátua  de ouro, cerca de 30 metros de altura. E a imagem colossal deveria ser adorada e reverenciada por todos.


APLICAÇÃO: Quantas vezes nos encontramos em “Babilônia”, em uma terra estranha, distantes dos nossos amigos, pais, irmãos, pastor da igreja, ancião etc. e somos convidados a adorar estátuas? Qual é a nossa atitude diante destes convites? 


II – DIANTE DE UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL.


Convida a todas as autoridades do reino. (v.2, 3 e 4)


Todos, pobres e ricos, livres e escravos, grandes e pequenos tinham que se curvar e adorar ao ídolo de Nabucodonosor, rei de Babilônia.


A grande reunião acontece na planície de Dura, nas proximidades de Babilônia.

 

APLICAÇÃO: Muitas vezes nos encontramos em lugares estranhos, rodeados de gente estranha, e não nos sentimos na obrigação de permanecermos fiéis aos nossos princípios (v. 16 e 17.), ou até mesmo nos sentimos envergonhados de mostrar que somos crentes.


III – TOMANDO A DECISÃO CERTA

 

E agora o rei avisa aos jovens hebreus que a música seria tocada novamente...


O mundo vive sempre “tocando a música da tentação” e  da traição, do “não tem nada a ver”. Os convites ao pecado e à infidelidade a Deus são constantes... e as massas vivem sempre se prostrando. Poucos são os heróis que se rebelam contra a corrente da opinião e da prática pública. 


Aqueles jovens não precisavam desafiar o rei.... eles poderiam simplesmente se abaixar e no meio daquela multidão e ninguém ia perceber que eles não estavam odorando à imagem, e assim eles salvariam as suas vidas... ou quem sabe eles poderiam pensar: “ninguém aqui nos conhece mesmo, nós vamos é cair na farra...”  Mas eles tinham um compromisso de fidelidade a Deus. E  mesmo diante da ameaça de morte eles permaneceram fiéis.


Muitas vezes por coisas muito menores nós negamos a nossa fidelidade a Deus... 


PERGUNTAS PARA CONSIDERAÇÃO:


Como está a minha fidelidade quando sou colocado a prova? 

Quando a “música” da adoração às estátuas modernas tocam, qual a minha atitude? 

Quando mamãe ou papai não estão por perto, como estou me comportando?


ILUSTRAÇÃO:


Tenho um amigo que trabalha em conceituada empresa do Brasil. Mas ele não costumava ir às reuniões que aconteciam aos Sábados. A pouco tempo a trás, o gerente da empresa lhe convidou a participar de uma das reuniões da empresa em outra cidade para tratar de assuntos que era do interesse de todos os 50 representantes, pois a empresa ia mudar o método de trabalho e todos deveriam estar presentes à reunião para saber das mudanças que seriam feitas. Mas o nosso irmão decidiu não ir pois a reunião seria no Sábado.

O gerente disse: - Se você não for será despedido com certeza. Ao que o nosso irmão respondeu: - O Senhor proverá.

Após a reunião o gerente surpreso ligou para o nosso irmão e disse: - Eu não sei o que aconteceu, mas todos os representantes foram despedidos menos você. Que além de permanecer na empresa, agora é funcionário    


Conheço um jovem senhor, ancião de igreja, que foi colocado à prova mas foi fiel a Deus e Ele o abençoou, Pedro Cabral – fidelidade a toda prova!


CONCLUSÃO E APELO:


Permaneça fiel ao seu Deus em todas as situações e Ele será fiel com você. Mesmo no meio de uma multidão infiel e incrédula. Ou quem sabe distante dos olhos de seus pais, seus irmãos, do ancião ou do Pastor de sua igreja, permaneçam fiéis aos princípios. 

Nos vv. 28 e 29 nós vemos os resultados da atitude de fidelidade dos jovens Hebreus é motivo de ânimo e forças para permanecermos sempre do lado de Deus.

E. G. White, Educação, 57 diz: “A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem e nem se vendam;  homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” 

O crente deve temer a Deus e se desviar sempre do mal, pois esta é a maior  necessidade do mundo, de homens, mulheres, jovens, crianças, meninos e meninas “que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.”

Morrer como mártir é mil vezes preferível do que contaminar-se com a idolatria, a apostasia e o mundanismo.

O mesmo que livrou os jovens hebreus da morte de maneira milagrosa, pode livrá-lo e fazer de você um vencedor. Experimente ser fiel a Deus e você verá que vale a pena.