105 O SUPREMO SERVIÇO

acervo de sermões extra


 Assunto: O servir entre os irmãos


Objetivo: Levar a igreja à quebra do orgulho pessoal, seguindo os passos de Cristo, curvando-se para o lava pés e deixando-se ser lavado.


Texto: "Ora, se eu, Senhor e mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar                  '           os pés uns dos outros.” (João 13:14)


Tese: O  cristão que entende o significado do lava pés não tem motivos para orgulho, sim para humildade, e seguir o exemplo de Cristo.   

                     

INTRODUÇÃO: Por ocasião da última ceia junto aos seus discípulos, Jesus deixou-nos uma grande lição de humildade para que  praticássemos entre nós, a cerimônia do lava pés. Estavam todos reunidos no mesmo lugar e a festa precisava iniciar ,mas onde estava o escravo que iria lavar os pés dos convidados?


 

I- CINGIU-SE DE SERVO .


         1-Tirou o manto

         O costume nos dias de festa era ter um escravo para fazer o trabalho de purificação dos pés,mas, nesta reunião estavam apenas; o Mestre e os doze discípulos.O  anfitrião, no caso Jesus, deveria providenciar tal servo ou então o mais humilde, entre eles, assumiria o dever.Jamais o anfitrião assumiria tal posição . Estavam todos esperando quem seria o indicado,foi um momento de desconforto entre eles, ninguém queria estar como servo , momentos antes ,estavam  eles, discutindo; quem dentre eles estaria a direita e a esquerda de Jesus,como ministros do reino. 

 Cristo sabendo que o momento do seu sacrifício se aproximava e quão difícil seria, para eles, passar por esta experiência ,sem que estivessem unidos, sem orgulho e contendas .Cristo  levanta-se tira o seu manto cingi-se como escravo para servi-lhes dando-lhes assim, uma grande lição.Maior em seu reino é quem cingi-se, como servo faz o trabalho de servo em prol dos seus semelhantes.


a) Atuou como servo

Quão espantados ficaram os discípulos, Cristo, com toalha e bacia nas mãos cheia de água,  lavando e enxugando os pés aos seus discípulos.

Cristo naquele momento queria lavar-lhes muito mais do que os pés,queria lavar-lhes também o coração, do orgulho, do ciúme e da discórdia entre eles.Como Mestre e servo queria lhes fazer o serviço completo,lavar o corpo como também a alma .

Ao menos um ,se sentiu envergonhado com a ação de Jesus, Pedro, que exclamou; "lava-me os pés a mim?" 

Que amor tinha Jesus por eles! Inclusive o de servir, também, o seu traidor, Judas.Jesus ainda hoje, serve aqueles que estão reunidos com ele. Naquele momento mais do que nunca Judas pode entender parte do sermão da montanha: "amai os vossos inimigos, e orai por aqueles que vos perseguem." (Mt.5:44).

Jesus estava demonstrando na prática os seus ensinos.

Jesus atuou como servo dos servos demonstrando a vontade de Deus ,servindo a todos.

Como podemos nós, não servirmos uns aos outros?     


II- MAS HÁ ALGUNS QUE AINDA RESISTEM."NUNCA ME LAVARÁS OS PÉS"


Desta maneira foi a atitude de Pedro para com o seu Senhor, mas, Cristo ensina que somente se submetendo aos seus ensinos pode-se fazer parte do Seu reino

                            

  1- "se eu não te lavar, Pedro, não tens parte comigo."

                            

"Senhor lava-me também as mãos e a cabeça", foi a resposta de Pedro, ele queria era estar com Jesus. Este deve ser o motivo principal pelo qual nós devemos ser submissos aos Seus ensinos ao fazer a vontade do Mestre.

Pedro estava se sentindo desconfortável, o seu Mestre, reclinado para lavar os pés de homens simples? Ele queria é que Jesus desse uma ordem para aquele que fosse o mais humilde, entre eles, fizesse o serviço, Jesus era autoridade, deveria dar uma lição neles. Mas a maneira de Cristo ensinar é diferente não é baseada em superioridade e sim no exemplo, Pedro teve uma lição especial, Eu sou o mestre e tu entenderás depois, por enquanto é necessário que tu se submeta. O necessário para aprender é estar livre de qualquer preconceito, para aceitar novos ensinos. Pedro se submeteu ao ensino do Mestre, precisamos nos submeter também.


  2- Entendeis o que vos tenho feito?

        a) Sou Mestre, lavei.

  Jesus não usou de um ensino teórico mas prático, colocou os seus discípulos em condições de vivenciar as verdades ditas por ele, como nos fazemos parte do seu reino,devemos entender esta mensagem e colocar em prática em nossas vidas 

     

III- LAVAI OS PÉS UNS DOS OUTROS.

Bem-aventurados sois se a praticais. Neste momento eles compreenderam que o maior é quem serve o menor, Jesus não tem preferências, pois eram todos iguais como também o somos se fizermos a vontade do pai.            

Não há motivos para orgulho, mas humildade porque Jesus já fez o trabalho que cabia a nós, só precisamos ser submissos aos Seus ensinos.

                                             

CONCLUSÃO: Não há lugar para discórdia no reino de Cristo. Aqueles que querem fazer parte do reino, deve seguir o exemplo de Cristo, cingir-se de servo em prol de seus semelhantes, fazendo o trabalho que ninguém quer executar, ter a mente bem disposta para aprender novas verdades sem preconceitos.

  APELO:  A cerimônia de lava pés é um momento de relembrarmos esses ensinos de Cristo. E colocarmos em prática em nossa vida.Vamos pedir perdão uns aos outros, quebrar o nosso orgulho, nosso ciúme, servindo o nosso irmão e sendo servidos pela graça de cristo que lava os nossos corações.