102 UMA PERGUNTA QUE EXIGE REFLEXÃO

amizade ponto com


TEMA: Identificando a Cristo


PROPÓSITO: Reconhecê-lo como Senhor de nossas vidas


TEXTO: Mateus 22: 4142


TESE: A vida de Cristo nos deixou um exemplo


INTRODUÇÃO


Para muitas pessoas do passado, Jesus Cristo foi um simples Rabi que viveu sobre a terra, para outros, ele era senhor e messias, e hoje, qual é o conceito que temos da pessoa de Jesus? Vejamos através dos tópicos seguintes o que pensaram os importantes homens que viveram no passado e tiremos uma definição para nós que vivemos no presente.


O QUE PENSARAM OS SEUS CONTEMPORÂNEOS? 


A - Seus discípulos:


1. João Batista: O Cordeiro de Deus (João 1:29) – Para João, Jesus era o enviado de Deus para resgatar o ser humano do pecado.


2. Natanael: Filho de Deus e rei de Israel. (João 1:49) – Natanael a principio duvidou que Jesus seria o filho de Deus, mais quando se encontra com Cristo, Ele revela tudo acerca do próprio Natanael, ele percebe que Jesus não poderia ser um simples homem e sim o filho de Deus.


3. Pedro: O Cristo, o filho do Deus vivo. (Mat. 16:16) - Pedro usado pelo Espírito Santo revela tais palavras e com certeza em seu coração confirmava tudo aquilo que o espírito Santo havia revelado.


B – Seus inimigos.

1. Satanás: O Santo de Deus. (Mar. 1:24) – O propósito do Diabo aqui na terra é destruir a imagem de Deus o pai, mas é nessa ocasião em que o homem endemoniado revela por meio do Diabo quem é a pessoa de Jesus!


2. Judas: Inocente (Mat: 27:4)

O próprio homem que traiu Jesus, depois que percebeu o mal que tinha feito confessa aos sacerdotes que Jesus era inocente.


3. Pilatos: Inculpável. (Luc. 23:14) –Pilatos foi uma pessoa que lavou as mãos, mas não lavou a consciência. Diante da multidão, entrega a Jesus para ser crucificado, mas antes, ele confessa com suas palavras, “Eu não achei nesse homem nenhum mal que seja digno de condenação”.


 O QUE PENSARAM OS HOMENS POSTERIORES A CRISTO:

A - Paulo. (Col:2:9) – para Paulo, Jesus era Deus incorporado em homem, ele era a representação da divindade aqui na terra.


B - Grandes homens da história e seus testemunhos com relação a Jesus

1. Matinho Lutero

“Em sua vida, Cristo é um exemplo, que nos mostra como viver; em sua morte ele é um sacrifício que satisfaz por nossos pecados; em sua ressurreição, um vencedor; em sua ascensão, um rei; em sua intercessão, um sumo sacerdote. 1


            2. Napoleão

“Jesus Cristo foi mais que um homem. Alexandre, César, Carlos Magno e eu mesmo fundamos grandes impérios: Porém, de que dependiam as criações de nossos reinos? Da força. Só Jesus fundou o seu império sobre o amor, e até ao dia de hoje milhões morreriam por ele. Tudo quanto vejo em Cristo me assombra e maravilha, sua religião e uma revelação de uma inteligência que certamente não é de um homem.”2



O QUE NÓS HOJE PENSAMOS DE CRISTO?

A - A resposta a essa pergunta depende nosso destino. (S. João 8:24) – Conhecendo a pessoa de Jesus estaremos conhecendo o caráter de Deus o pai. Para sermos salvos é preciso crer naquele que é o único capaz de perdoar os pecados.


B - Ele é o único caminho a salvação. (S. João 14:6) – Muitas pessoas se apegam a crenças e até mesmo a seres humanos para alcançar a salvação, mas através da palavra de Deus descobrimos que ninguém chegará diante do pai se não for através de Jesus o nosso intercessor.


C - Em nenhum outro nome há salvação. (Atos 4:12) – Aqui há uma confirmação única, só Jesus tem direito de ser o nosso salvador, porque ele comprou com seu sangue a humanidade.


CONCLUSÃO:


Cristo poderá ter realizado milagres e coisas extraordinárias, para muitos ele era um grande mestre e senhor. Mas, o que você pensa a respeito de Cristo? É apenas aquele que salvou o mundo? Ele é mais do que isso, ele quer ser o seu salvador pessoal, Ele quer entrar no seu coração e fazer morada para sempre.



APELO:


Qual é a resposta que você dará a Cristo hoje, pense nisso, porque essa resposta definirá o seu destino eterno.