8 DOIS PERIGOS PARA UM LAR FELIZ

sermoes familia 8


ASSUNTO: Lar e Família.


OBJETIVO: Levar os casais a refletirem sobre atitudes egoístas e descompromissadas.


TEXTO: Os. 10:1; 2:2-5.


TESE: O egoísmo e a falta de comprometimento representam dois perigos para a felicidade de um lar.


INTRODUÇÃO: 

Deus instituiu o casamento para que fosse uma bênção. De muitos casos na Bíblia, que enfocam casamentos infelizes, escolhemos o de Oséias e Gômer. Esta causou muito sofrimento ao seu lar. Muitos problemas podem arruinar um lar: questões financeiras, ciúmes, diferenças religiosas e sociais, críticas, acusações, relações sexuais insatisfatórias, falta do culto familiar e etc.. Provavelmente, o fundamento de todos esses ítens, estão ligados ao egoísmo e a falta de comprometimento com o voto matrimonial.


I. EGOÍSMO (Raiz de problemas, infelicidade e pecado).


l. Em Israel(os 10:1).


a) A raiz do pecado de Israel era o egoísmo ou egocentrismo. Algumas vezes nas escrituras, Israel foi comparado à uma videira. “...Vide luxuriante no crescimento e abundante em frutos- para si mesmo”. O egoísmo tornou Israel inútil, porque perderam de vista a glória de Deus. Foi conduzido ao pecado e à apostasia. “...Sua tendência era para satisfação pessoal, ...não para a realização do ideal divino” .

b) Na experiência de Gômer(Os 2:5). Gômer era egoísta porque só pensava em si, em seu prazer, em sua vida dissoluta. Gômer deve ter sido uma mulher formosa que ficava encantada com a idéia de que alguém a achasse atraente. Ela não só era imoral como também materialista. Ela dava mais importância às outras coisas coisas da vida do que ao esposo e a Deus. Isso também acontece hoje nos lares cristãos.


ILUSTRAÇÃO: 

Ellen G. White teve uma visão sobre o juízo em 23 de Outubro de l879. Ela comenta: “Abriu-se outro livro, no qual se achavam registrados os pecados dos que professam a verdade. Sob o cabeçalho geral do egoísmo, vinha uma legião de pecados...” . Percebe-se que o egoísmo gera vários outros tipos de pecados. Cuidado! Vocês mesmos podem estar causando a ruína do seu casamento. 

1. Nos lares cristãos.

a)Acontece com os “chefes” de família. Quando eu começo a querer as coisas da forma como eu quero sem escutar a esposa e aos filhos. Quando sou egoísta e quero só me projetar( no emprego) sem ligar para o bem estar do meu lar.


ILUSTRAÇÃO: 

“Falta tempo”- Diz o pai, “não tenho tempo de dedicar-me à instrução de meus filhos; não tenho tempo de dedicar-me a prazeres sociais domésticos”. Então não devíeis ter tomado sobre vós a responsabilidade de uma família” . Isso não só acontece com os homens, mas também com as mulheres.

a)Às vezes, as mulheres se dão ao trabalho incansável no lar, no preparo dos filhos e do esposo. E muitas vezes se acha abnegada, privando de se cuidar para o esposo, achando que isso não é importante. Só estar pensando em si mesma.

ILUSTRAÇÃO: 

“As irmãs não deviam, quando no trabalho, usar vestidos que as façam parecer espantalhos para afugentar os pássaros da plantação. É mais aprazível para o esposo e os filhos vê-las em trajes que lhes assentem bem, do que seria às simples visitas e estranhos. Algumas esposas e mães pensam...que não tem importância a sua aparência quando estão trabalhando...são, porém, muito exigentes em vestir-se com bom gosto para os olhos dos que não têm direito especial sobre elas. Não é a estima e o amor do esposo e dos filhos mais para serem prezados do que os dos estranhos ou amigo comuns?” . 

E junto a isto, vem a falta de comprometimento com o casamento, que é uma verdadeira cilada.

I. FALTA DE COMPROMETIMENTO (Cilada das relações).

l. Não havia comprometimento no lar do profeta Oséias(Os 2:2-5).

(a)Provocando tristeza e amargura. Por parte de Gômer, onde o próprio profeta revela sua angústia ao pedir aos seus filhos que a repreenda das suas prostituições para que ela pudesse voltar para o lar. Que cena não fora essa! Seus filhos chorando ao ver seu pai amargurado pela situação escandalosa em que se encontrava a sua esposa. Isso era uma demonstração da situação de Israel, para mostrar o quanto Deus estava sofrendo com essa falta de compromisso de Israel. Será que assim como Gômer e Israel, descompromissadas com sua aliança, está você também? Peça forças a Jesus, que ele é a fonte da felicidade. Porque isso provoca muita dor não só emocional e espiritual, mas também física, provocada por um desejo de vingança.

ILUSTRAÇÃO: 

“A lança do soldado romano não feriu tanto a Cristo como o beijo de Judas.” Paul E. Holdcraft. Porque Judas estava todo o tempo com o Mestre. Recebeu o Seu amor e consideração, e ainda assim o traiu.

b)Provocando muitas vezes desejos de vinganças. As consequências seriam drásticas se ela não atendesse ao rogo de seu marido: l. Porque ele a mataria (v.3), 2.




Repudiaria os seus próprios filhos(v.4), 3. Faria tudo para atrapalhar a sua vida(v.6). A falta de comprometimento moral provoca grandes transtornos à família. Também, não só necessariamente a nível moral, mas social e espiritual.


ILUSTRAÇÃO: 

A vingança quando provocada por uma infidelidade moral, não para só por aí, mas as consequências são drásticas. Diz-se que “Vingança é uma ambrósia: quem o bebeu deseja mais”. Gilberto Évora.

Isso, muitas vezes acontece, porque as pessoas não sabem o significado do comprometimento.

III. O HOMEM PRECISA ENTENDER O SIGNIFICADO DO COMPROMETIMENTO.

a)Quando um homem ou uma mulher se casam, eles estão se comprometendo, fazendo uma aliança. Esse compromisso constitui um estímulo para resolver divergências, para estarem sempre juntos e de acordo(Am 3:3). Se errar, pedir desculpas. Você tem um compromisso com sua esposa ou seu esposo.

ILUSTRAÇÃO: 

A formação de um lar é: “Um compromisso diante de testemunhas celestiais. Deus ordenou que haja perfeito amor e harmonia entre os que se casam. Que os noivos, na presença do universo celestial, se comprometam a amar um ao outro como Deus ordenou que façam. ...A esposa deve respeitar e acatar o marido, e este deve amar sua esposa e tratá-la com carinho” .

CONCLUSÃO: 

Irmãos, que possamos ter em mente esses dois perigos que destroem uma família: “Egoísmo e descompromisso (de forma geral)”. E que não possamos ceder a essas características. Caso a tenhamos, peçamos forças Áquele que pode todas as coisas: Jesus Cristo.

APELO: 

Quantos casais, neste dia, desejam não mais agirem com egoísmo e descompromisso? 


BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 25 Sermões Sobre Família