5 A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES

sermao fe 5


PROPÓSITO: Mostrar Jesus como a Solução para a Manutenção da Vida

TEXTO: S. João 6: 1-13


INTRODUÇÃO


Nas mais corriqueiras situações, até naquelas que imaginamos ser muito pequenas para um Deus tão grande; sempre teremos em Jesus tudo o que precisarmos Jesus é a solução de todas as nossas necessidades materiais. O evangelho de S. João apresenta-nos a maneira especial como ele cuida dos seres humanos.

Muitos seguiam a Jesus por causa dos sinais as pessoas estavam maravilhadas por todas as curas realizadas por Ele.


Esta estória tem alguns personagens que atenderam ao convite de Jesus e foram uma benção para o seu semelhante.

 

I- JESUS ENSINANDO, V. 1-4


A- Jesus na encosta do monte, a multidão assentada no gramado, a natureza ao redor... Tudo era propício e Jesus falava de Seu reino de amor e valores espirituais. 

Uma grande multidão o seguia, todos estavam buscando o Mestre que poderia ser a solução de todos os seus problemas. Ali estava Jesus ensinando sobre as grandezas do Reino e mostrando ser Ele realmente solução dos problemas.

B- Jesus sentado com os discípulos, v.3, estas circunstâncias eram uma evidência de que Jesus era o Mestre. Estavam sentados com seus discípulos para lhes ensinar a revelação divina.

C- Eles tinham necessidades de Jesus, para eles Jesus era um Cordeiro Pascal, era a esperança de Liberdade e Ele estava fazendo sinais e milagres assim como acontecera no êxodo. Antes de suprir qualquer necessidades Jesus morreu para suprir a necessidades de liberdade do pecado, que todo ser humano almeja.


II- JESUS SOLUCIONANDO V.5-9


A- Jesus aproveitou a multidão faminta para ensinar uma grande lição sobre satisfação às nossas mais urgentes necessidades. Jesus sabia o que fazer mas pediu aos discípulos que propusessem uma solução. De início verificamos que a solução não esta em nós; nosso esforço, recursos e possibilidades são insuficientes.


1. Felipe. V. 5,9- Jesus falou com Filipe, que conhecia a região, onde poderiam comprar pão para o povo. A resposta de Felipe mostra uma solução humana que não resolveria. Os problemas e as necessidades eram maiores que os valores financeiros. O dinheiro não era suficiente para solucionar nossos problemas. Jesus estava ensinando que quando temos necessidades devemos recorrer a Deus. Disse Felipe: "Mesmo gastando tudo o que temos não solucionaremos o problema."


2. André v. 8,9- André buscou a solução de outra maneira, ele procurou entre as pessoas outro tipo de alimento. Por várias vezes corremos atrás da solução nas pessoas que estão próximas de nós.

3. Talvez Felipe estava contando as moedas enquanto André procurava um a um o que possuía para alimentar o povo. André e Felipe reconheciam que todos os recursos humanos disponíveis eram inúteis. Isto serviu de pano de fundo para o milagre que Jesus realizaria.

4. O rapaz dos pães e peixes- O que o rapaz possuía eram cinco pães e dois peixes, não eram suficientes para solucionar o problema. O rapaz colocou nas mãos de Jesus tudo que tinha mesmo não sendo suficiente.

5. Vermos Jesus pedindo, recebendo, abençoando e devolvendo algo; isto é comum no ministério de Cristo. Hoje ele faz a mesma coisa: Ele pede o nosso coração transforma-lo e nos desenvolve purificado para termos uma nova vida.

 

III- JESUS A SOLUÇÃO, O MILAGRE. JOÃO 6:10-13


A- Jesus orienta a todos para se assentarem na grama, e estavam ali quase cinco mil homens, fora mulheres e crianças. Depois de receber do povo tudo quanto tinham, embora fosse insuficientes, Jesus derramou as bênçãos celestiais e a refeição passou a Ter um valor inestimável pois vinha acompanhada de bênçãos espirituais.


1. As soluções de Jesus abrangem duas realidades:

2. Abundância- O povo comeu o que queria.

3. Permanência- Foi guardado tudo para que nada estragasse...houve bênçãos com sobras.

 

CONCLUSÃO 


Jesus foi identificado como o Messias, queriam aclama-lo Rei. Quando sentimos a benção de Jesus sobre nós ele passa a ser o senhor de nossa vida. Hoje Cristo almeja fazer algo especial na sua vida, no seu coração, isto só acontecerá se você reconhecer que não tem recursos ou condições de fazer qualquer coisa. 

 

APELO


Você precisa de Jesus , entrega a seu coração a Ele e suas necessidades serão supridas. Você vai presenciar um milagre na sua vida.



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 27 Sermões Sobre Fé