3 A MATEMÁTICA DO CASAMENTO: 1+1=1

sermao familia 3


ASSUNTO: Lar e Família.


OBJETIVO: Mostrar que a “matemática” do casamento, de acordo com a vontade de Deus é a do 1+1=1.


TEXTO: Gênesis 2:24.


TESE: A “matemática” de Deus para o casamento é a do 1+1=1.


INTRODUÇÃO: 


Você já ouviu alguma declaração em que alguém comenta que “José” quando casou largou a faculdade. E “Maria” quando casou largou os estudos pedagógicos? É claro, cada situação tem suas características diferentes. Ou seja, cada caso é um caso. Mas, por incrível que pareça, algumas dessas histórias aconteceram porque alguns cônjuges anularam o outro ou ambos se mutilaram. Em relação a primeira, é como se o cálculo fosse 1+0=l, e a Segunda 0,5+0,5=l. Portanto, a Bíblia fala que “os dois se tornarão uma só carne”.


I. A MATEMÁTICA DE DEUS NÃO É A DA ANULAÇÃO


1. Provocada pela renúncia: 1+0=1.

a)Alguns casais cometem a matemática da anulação. O homem ou a mulher renuncia a algo para satisfazer o outro. Quando Deus disse que se tornariam um, ele não queria enfatizar a perda de individualidade de um dos cônjuges. Porque isso não provoca felicidade. 


ILUSTRAÇÃO: 

“Mas ao mesmo tempo em que vos deveis unir em um só ser, nenhum de vós deverá perder na do outro, sua própria individualidade. A Ele deveis perguntar: Que é direito? Que é errado? Como poderei eu melhor cumprir o propósito de minha criação?” . Os dois juntos, como indivíduos devem buscar em Deus orientação para tudo na vida.

b)Muitas pessoas sofrem da “síndrome da anulação de identidade”. Essa é mais comum em mulheres. Duas características dessa síndrome: 1. A perda da capacidade de tomar decisões. E 2. Transferência lenta do controle de tudo ao cônjuge. Isso acontece com muitos casais de nossa igreja.


ILUSTRAÇÃO: 

Helena era uma moça feliz. Tinha muitos sonhos. Mas não pode pôr em prática, porque seu esposo a privou de trabalhar e de estudar. Isso prejudicou seu casamento. Porque ela vivia sempre deprimida, você já conheceu alguém assim. Ela estava sofrendo uma crise de “anulação da identidade”. Ellen G. White diz que a mulher “...não 



deve sacrificar sua força e permitir que fiquem adormecidas suas faculdades, dependendo inteiramente do esposo. Sua individualidade não pode imergir na dele ela deve sentir que é igual ao marido, deve estar ao seu lado, fiel no seu posto e dever e ele no seu” .

Alguns casais não praticam a matemática da anulação, mas erram também ao usarem a da mutilação.


II. A MATEMÁTICA DE DEUS NÃO É A DA MUTILAÇÃO.

1. Provocada pela mutilação de 0,5+0,5=1(50% de cada um).

a)Alguns casais cristãos se respeitam, se amam. E não adotam a matemática da anulação. Mas “por amor”, “mutilam” 50% de cada um para poder ao outro, e muitas vezes para atender os filhos, o emprego e etc. O casamento cristão não pode ser assim, ainda está errado. Pois a Bíblia diz: “...uma só carne...”(Gn 2:24). Não é uma sensação de “estar completo”. Mas “ambos decidiram que a ‘vida’ seria um ‘modo de vida’. Mas com o passar do tempo, ambos precisam examinar se seu viver diário é vida de verdade, agonia...ou morte” .

b)algumas soluções para a “mutilação”: 1.Peça ajuda; 2.Desaprenda; 3. Expresse os sentimentos; 4.Estude o propósito do casamento; 5.Tratem-se com respeito. Use essas táticas e verás que é melhor para o bem estar do matrimônio. O amor é o ingrediente próprio para essa situação.


II. A MATEMÁTICA DE DEUS É A DO 1+1=1(Gn. 2:24).


1. Baseada no amor.

(a) “O próprio Deus deu a Adão uma companheira. Proveu-lhe uma “adjutora”, ajudadora esta que lhe correspondesse, a qual estava em condições de ser sua companheira, e que poderia ser “um” com ele em amor e simpatia. ...ela era o seu segundo eu, mostrando isto a íntima união e apego afetivo que deve existir nessa relação. ...” .

(b) Esta unidade não dar autorização para eclipsarmos a “personalidade do outro”, e nem perdermos nossa unidade. Alguém já dizia que “Deus quebrou o molde depois de ter criado você- somos únicos”. Não podemos moldar nosso cônjuge ao nosso modo, temos que respeitar a individualidade do mesmo. Ambos se congratulam ao ver o outro atingir seu potencial máximo. Porque o amor “...não é egoísta e nem busca seus próprios interesses”(lCo 13: 5).


ILUSTRAÇÃO: 

Eu tinha um professor de teologia que havia feito seu doutorado na Andrews, cujo nome era Joaquim. Sua esposa havia começado também o programa de doutorado, mas tiveram que vir para o Brasil. Pouco tempo depois que estavam aqui, voltaram para a Andrews para ela completar o seu curso de doutorado. Ele poderia Ter impedido sua esposa de ir. Mas não, ele foi junto com ela. Isto é um claro exemplo de uma verdadeira matemática divina de l+l=1.


CONCLUSÃO: 

Será que temos praticado a “anulação” ou a “mutilação”, no nosso casamento? Se sim, saibamos que este não é o plano de Deus para o matrimônio. O amor é a solução para essa situação.


APELO: 

A partir de hoje, pedirá forças a Deus, para respeitar a individualidade de seu cônjuge?


BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 25 Sermões Sobre Família