27 O MODELO PERFEITO


BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 34 Sermões Sobre Jesus

jesus sermao 27


TEMA: Jesus é o nosso Modelo


PROPÓSITO: Mostrar como a vida de Jesus prover o  melhor exemplo em todas as fases do desenvolvimento humano.


TEXTO: João 2:25


TESE: Jesus conhece a natureza humana em todas as fases da vida , pode nos ajudar.


INTRODUÇÀO

 

 Nós sabemos que o ser humano aprende principalmente por imitação. Todos se espelham num padrão e o segue até instintivamente. Geralmente se identificam com alguém ou grupo que esteja no auge do sucesso. Nosso valor próprio é ditado pelo que ou quem admiramos.


      Em todas as culturas presenciamos a febre dos xuxamania, Beatlemania etc. Ninguém quer ser comparado com o comum ou fracasso.


JESUS CONHECE A NATUREZA DA CRIANÇA

A- Características Infantis - A criança aprende imitando adultos e outras crianças. Ela precisa de bons exemplos para ter equilíbrio e crescer feliz. Precisa de orientações por parte dos pais e que estes estejam presentes auxiliando-a a adquirir independência de pensamento e aprender a agir por si. Necessita de amor, cuidado, disciplina firme . Isso a ajuda a ser um adulto seguro.

 

B- Jesus é exemplo para as crianças - Jesus viveu num ambiente social que não forneceu bons exemplos para o desenvolvimento de uma criança mas isso não o impediu de prover o melhor exemplo para elas. Cresceu num lugar               ( Nazaré) em que seu caráter seria provado. Estava sujeito a todos os conflitos que nós outros temos de enfrentar.

1. Entre os pais e vizinhos

2. No trabalho - "Jesus punha em seu trabalho alegria e tato. Fazia o melhor trabalho possível em todos os sentidos”. (DTN, pag., 61) 

3. Na Igreja - "Naquela época um aposento ligado ao        templo estava sendo ocupado por uma escola sagrada, à maneira da escola dos profetas. Ali se reuniam mestres de destaque, com seus alunos, e ali foi ter o menino Jesus. Sentando-se aos pés desses homens graves e doutos, ouvia-lhes as instruções”. (DTN, pag, 67)


JESUS CONHECE OS JOVENS E SUAS ASPIRAÇÒES

Características da Juventude - O jovem muitas vezes é taxado de irresponsável, incapaz, imaturo, inexperiente mas por trás dessas características esconde-se o verdadeiro caráter da juventude. Misto de medo e coragem, idealismo, senso de justiça, revolução, irreverência. Estas características devidamente canalizadas conduzem o jovem ao sucesso. 

     Essa é  a época em que busca encontrar o sentido para a sua vida, procura envolver-se em grupos para afirmar a identidade. Muitos por não terem a devida orientação adentram em gangs. É a época de definir sua vocação e buscar conhecer e cumprir seu ideal de vida.


O Exemplo de Jesus para o Jovem

1- Na Busca de sua Vocação -  Jesus com doze anos descobriu o porquê de ter vindo ao mundo. Descobriu a missão de Sua vida e desde aquele momento toda a vida foi direcionada ao cumprimento da mesma.

2- No Cumprimento da Missão - Jesus era um jovem de aspirações e propósitos. Seu objetivo era desfazer as obras do diabo. Mostrar uma perspectiva positiva de vida para um mundo dominado pelos demônios. Ele viveu para este propósito, fez seu melhor e deu a sua própria vida pela missão de salvar.


JESUS CONHECE OS ADULTOS E SUAS LUTAS


A- Características do Homem atual - Muitos vivem acabrunhados pelos problemas que enfrentam. Não conseguem vê além das circunstâncias. Preocupam-se com o vestuário, o alimento, o futuro, temem tudo. O Senhor Jesus empenhou Sua palavra mostrando que não é preciso temer. Lc. 12:27, 28


B- Isaac Newton inspirado por Deus descobriu a lei da gravidade. Cristóvão Colombo corajoso e visionário se inspirou na Palavra de Deus, em Jesus e descobriu a América. Obras de arte, músicas, livros foram escritos inspirados na vida de Jesus.


Jesus conhece suas lutas e convida para que olhe para Ele, para que venham e descansem. Como Newton, Colombo e muitos outros não perderemos nada se contemplarmos a Jesus.


CONCLUSÃO


Jesus é o modelo perfeito. Muitos se identificam com astros de TV, cantores, artistas mas nenhum pode satisfazer as reais necessidades da criança, do jovem e do adulto. Só Jesus pode ajudar. É mister que olhemos continuamente para Ele e Ele nos dará vida.


ILUSTRAÇÃO


Conta-se a história( lenda) de um jovem chamado Narciso. Ele adorava contemplar sua face no lago. Todos os dias fazia a mesma coisa. Até   que um dia, ficou tão embebido por si próprio que pulou na água para abraçar-se, não sabia nadar e morreu afogado. Assim agimos muitas vezes, deixamos de contemplar a Jesus para contemplar atos humanos e seres falíveis como nós. Adoramos criatura em vez do criador e nos perdemos no mar de   problemas que o mundo nos envolve. 

Ficamos míopes e não enxergamos além do presente, só conseguimos enxergar o nosso eu e morremos embebidos por nós mesmos.

APELO

Se você observar a vida dos personagens que contemplaram a Jesus, que moldaram a suas vidas conforme seus princípios, você não verá um relato de fracassos mas vidas que se propuseram a servir a

Deus e o resultado foi uma vida útil e feliz. O Senhor tem um plano para você. Deseja você também ser uma benção ao mundo colocando sua vida nas mãos de Deus? Prove ao Seu Deus e espere para ver o que Acontece?


BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 34 Sermões Sobre Jesus