19 RESULTADOS ETERNOS

sermao familia 19


ASSUNTO: Lar e Família.


OBJETIVO: Conscientizar os pais da importância dos primeiros ensinos do lar cristão


TEXTO: 2Rs 5:2-4.

TESE: A educação cristã determina uma boa conduta.


INTRODUÇÃO:


Embora implícita, encontramos neste texto a lição de que uma autêntica educação cristã determina uma futura boa conduta. Portanto, os pais devem dar grande importância aos primeiros ensinos do lar. Pois uma conduta de confiança e honra a Deus e respeito aos semelhantes são conseqüências do cumprimento, por parte dos pais, de uma boa educação, que é fundamentada em Cristo.

Mas, quando essa boa conduta é exteriorizada? Vejamos.


I. Nas Adversidades

a) Perdas

“Ben-Hadade, rei da Síria, havia derrotado os exércitos de Israel na batalha em que resultou a morte de Acabe. Desde esse tempo, os sírios tinham mantido contra Israel uma constante guerrilha; e numa de suas incursões, levaram prisioneira uma menina, que na terra do seu cativeiro ficou a serviço da mulher de Naamã”. 

A pequena jovem hebréia foi levada de seus pais e os demais familiares para um lar desconhecido e pagão. Mesmo diante de uma situação adversa e dolorosa (perdeu sua família, amigos, lar, etc.), ela continuou respeitando e honrando a Deus.


ILUSTRAÇÃO:

Quando tinha 16 anos fui para o internato. Era praticamente a primeira vez que saía de casa. Fiquei meses sem ver minha família. A solidão e a saudade (dos meus pais, irmãos, amigos, igreja de origem, do meu quarto, etc.) eram grandes. Então, lembrava da orientação dos meus pais, de buscar a Deus em todos os momentos, inclusive diante das adversidades. Ao olhar para trás vi quantas vitórias já havida obtido com esse método. Então,  buscava a Deus e encontrava forças.

Apesar de ter sido difícil de suportar, principalmente a saudade da família, esse episódio de minha vida é apenas um protótipo do que a jovem hebréia viveu.


b) Na Humilhação

A pequena jovem hebréia vivia na casa do capitão do exército sírio como uma escrava, obrigada a servir. Ela “deve haver prestado um serviço fiel; do contrário não havia sido empregada na cada de um funcionário tão importante”. 


II. Do Testemunho

a) Refletindo uma conduta divina

Referindo-se à conduta da pequena jovem hebréia, no período em que vivia na casa de Naamã, Ellen White expressa: “A maneira como se comportou neste lar pagão é um forte testemunho do poder dos primeiros ensinamentos do lar”. 

Mesmo estando diante do homem que era o capitão do exército que lhe arrancou do seio de sua família e a levou para um outro país, não exerceu uma conduta de desrespeito ou rebeldia, mas o tratou com diligência; não desejou-lhe o mal.


b) Apontando Deus

O v. 3, “oxalá o meu senhor tivesse diante do profeta que está em Samaria! Ele o restauraria da sua lepra”.

Ela confiava piamente no poder de Deus por intermédio do profeta Eliseu, e tinha em sua mente a recordação das grandiosas obras que este profeta havia feito em Israel. “Pois os pais da menina hebréia lhe haviam ensinado que para Deus não havia nada impossível”.  O testemunho dado pela pequena jovem em favor de Deus, em uma terra estranha foi uma conseqüência da educação oferecida por seus pais. A esperança que Naamã tinha de que Deus poderia curá-lo originou-se da fé testemunhada pela pequena jovem escrava.


CONCLUSÃO:

Portanto, uma autêntica educação cristã determina nos filhos uma boa conduta ou uma proximidade tão grande de Deus que mesmo a despeito de todas as adversidades, como perdas e humilhações, a confiança nEle é mantida. E ainda mais: essa conduta de paciência, fé, honra, fidelidade, confiança, etc., refletirão o amor e poder de Deus, e O apontará para aqueles que não O conhecem.


APELO:

Quantos dos pais presentes, conscientizando-se de que não sabem em que setor os seus filhos poderão ser chamados a servir, querem consagrar-se ao Senhor para que a educação que lhes oferece seja direcionada por Deus?

Fiquem de pé e obtenham a bênção que será dada através da oração final.


BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 25 Sermões Sobre Família