16 O Segredo de Fátima

sermao familia 16


    ¾ Este é o santo padre ¾ anunciou Mikhail Gorbachev, ao apresentar o papa João Paulo II à sua esposa. O presidente soviético acrescentou solenemente:     

    ¾ Estamos aqui com a mais elevada autorida-de religiosa do mundo.

    Palavras incríveis vindas do líder  mais poderoso do comunismo. O sorridente pontífice respondeu: 

    ¾ Tenho certeza que a divina providência preparou o caminho para esta reunião.                   Inacreditável, inconcebível, sem precedentes!  Não há palavras para descrever nosso espanto com esta conferência de paz entre dois rivais poderosos!  

    No entanto milhões de fervorosos católicos não ficaram surpresos. Eles estavam esperando por um encontro assim há décadas, por causa da profecia secreta de Fátima.

 

  Os dois homens têm muito em comum. Ambos são líderes mundiais carismáticos. Ambos são eslavos. Ambos foram batizados enquanto bebês e cada um estudou teatro na juventude. Ambos subiram através de organizações hierárquicas até posições  de enorme influência internacional. Mas um é papa, chefe da maior igreja da cristandade; e o outro era o líder da União Soviética, que já foi o maior estado ateísta militante do mundo. 

    Foi o primeiro encontro face a face entre líderes do Kremlin e do Vaticano. Os dois conversaram à sós em russo antes de reunir seus assessores para mais conversas. A reunião durou quase uma hora e meia e quando ela acabou, eles anunciaram vários acordos. 

    O pontífice abençoou a "Perestroika", apoiando o presidente Gorbachev e sua reestruturação da sociedade soviética. Gorbachev, por sua vez, saudou as relações diplomáticas com o Vaticano e levantou a possibilidade de uma visita do papa à União Soviética.   

    Na noite anterior, o presidente Gorbachev havia surpreendido os repórteres ao reconhecer a falta de religião em sua nação:

    ¾ Precisamos de valores espirituais ¾ ele confessou ¾ precisamos de uma revolução da mente. Já mudamos nossas atitudes perante algumas questões, como a religião, que nós, sem dúvida, tratávamos de forma simplista... agora não somente acreditamos que ninguém deve interferir em assuntos de consciência individual, mas também achamos que os valores morais que a religião incorporou durante séculos, podem nos ajudar no trabalho de renovação do nosso país. 

    Palavras surpreendentes! Alguns ouvintes ficaram imaginando, se o líder soviético era de fato um comunista. A declaração do presidente Gorbachev, sobre a importância da religião, preparou o clima para sua reunião com o papa no dia seguinte. Os dois saíram da biblioteca papal como se fossem velhos amigos. Apenas um ano antes, poucos observadores de assuntos internacionais poderiam imaginar que uma reunião desta seria possível. 

    O florescimento da democracia e da religião na Europa Oriental surpreendeu o mundo, mas milhões de Católicos Romanos em toda a Terra esperam há muito tempo por um renascimento da religião atrás da Cortina de Ferro. 

    Esta confiança baseia-se num acontecimento que ocorreu em 1917, nos arredores da cidade de Fátima em Portugal. Três crianças pastoras estavam cuidando de seu rebanho por volta do meio dia no dia 13 de maio. Era um dia claro, de repente elas viram um flash de luz. Amedrontadas, as crianças começaram a fugir. Mas então viram a forma de uma bela mulher jovem.

    Esta personagem sobrenatural, que se identificou posteriormente como sendo a virgem Maria, a mãe de Cristo, declarou que trazia uma mensagem de grande importância para a Igreja Católica. Durante seis visitas às crianças, ela revelou informações sobre o futuro do mundo e da igreja.  

    Você já ouviu falar nestes fenômenos em Fátima? Os protestantes surpreendentemente  não têm consciência destes fenômenos nem da importância profética que milhões de católicos atribuem a eles. Muitos livros e artigos já foram escritos sobre Fátima, há inclusive um filme ganhador de um prêmio Emmy. Alguns eruditos católicos chegaram a afirmar que o que ocorreu em Fátima é o evento espiritual mais significativo deste século.  

    Qual é a mensagem de Fátima?  Parte dela ainda é segredo, mas o que é conhecido daquilo que as crianças pastoras ouviram, é o seguinte: "a guerra, isto é a primeira guerra mundial, terminará. Mas se as pessoas não pararem de ofender a Deus, uma guerra ainda pior poderá começar... e Deus irá punir o mundo por seus crimes através da guerra, da fome e da perseguição da Igreja e do santo padre. Se as pessoas não pararem de ofender a Deus, a Rússia irá disseminar pecados no mundo inteiro e os bons se tornarão mártires. Várias nações serão destruídas, mas no fim, a Rússia irá se converter e um certo período de paz será dado ao mundo".      Depois veio uma mensagem secreta especial somente para o papa. Nenhum pontífice jamais a revelou publicamente, mas pessoas de dentro do Vaticano relataram secretamente que ela prevê uma calamidade terrível com a qual Deus irá levar o mundo ao arrependimento. Isto poderá vir junto com uma tentativa de assassinato do papa. 

    Esta realmente era uma mensagem muito séria para três crianças comunicarem! A mensageira sobrenatural prometeu voltar no futuro e esclarecer as mensagens.  Ela também disse às crianças que no dia 13 de outubro, ela iria fazer um milagre dramático em público para comprovar a veracidade de suas mensagens.  E assim aconteceu. De acordo com vários artigos de jornais, no dia 13 de outubro de 1917, uma multidão vigilante de 70 a 80 mil pessoas afirmou ter visto um milagre no qual o sol parecia estar dançando. 

    Se isto de fato aconteceu, não sabemos. Mas outros elementos da profecia de Fátima se realizaram sem sombra de dúvida.  A Rússia de fato se tornou uma potência mundial, espalhando os pecados do ateísmo por toda parte e houve outra guerra terrível, pior do que a primeira, da maneira prevista. 

    Em nossa geração, o evento mais dramático ligado à Fátima foi a tentativa de assassinato do papa João Paulo II. E isto aconteceu, por sinal, no dia 13 de maio de 1981, o dia exato da suposta aparição em Fátima. 

    Às 17h19, o pequeno "papamóvel" branco estava circulando a praça de São Pedro no meio de uma multidão que acenava e aplaudia. Ninguém percebeu quando uma bolsa foi aberta. Ninguém viu aquela mão pegando uma pistola preta de dentro da bolsa. De repente ouviram-se tiros e o sorridente homem de branco fez uma expressão de dor. Seus ombros largos viraram e cairam lentamente. A alegria virou desespero. Em uma dúzia de línguas, o grito de terror soou pela multidão: “o papa foi baleado!”, “o papa foi baleado!” O sangue jorrava do ferimento aberto. Uma corrida para a vida aconteceu no percursso para o hospital Gemelli. Uma cena de horror  intenso. 

    Morbidamente pálido e quase inconsciente, João Paulo sussurou: 

    ¾ Por que fizeram isto? 

    Obviamente, alguém queria calar o papa, mas quem? As provas demonstraram que o assassino não agiu sozinho. Uma série de pistas o ligou a comunistas da Europa Oriental.  

    O motivo pelo atentado nunca foi totalmente esclarecido, mas certamente era silenciar a maior ameaça ao comunismo internacional. Desde aquele atentado no dia 13 de maio de 1981, o papa tem comentado diversas vezes, sobre o fato dele ter ocorrido no aniversário da aparição de Fátima. Um ano depois, no dia 13 de maio de 1982, o papa João Paulo II fez uma peregrinação até Fátima. 

    Lá, cercado por uma multidão de um milhão e meio de celebrantes, ele agradeceu à senhora de Fátima por preservar sua vida. 

    O que irá acontecer agora? Os estudiosos de Fátima prevêem que o envolvimento entre o Kremlin e o Vaticano é apenas o começo do que está por vir. Eles prevêem mais, muito mais. Na verdade, eles acreditam que a União Soviética se tornará de fato uma nação cristã. E antes que isto aconteça, de acordo com a profecia de Fátima, o papa tem que fazer um apelo público específico pela conversão da União Soviética. Depois disto, o milagre não tardará a chegar. Isto é o que milhões de cristãos católicos acreditam que irá acontecer muito em breve.  

    Agora que conhecemos a mensagem de Fátima, ninguém pode negar que a profecia tem sido incrivelmente cumprida até agora. Mas será que isto prova que veio de Deus? Talvez aquelas crianças tenham visto um ser sobrenatural, mas será que era mesmo a virgem Maria, ou era um impostor?  Um impostor! Como seria possível?  

    Observe este surpreendente aviso: “E não é de admirar; porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.”  (II Coríntios 11:14)

    Incrível mas verdadeiro, Satanás se disfarça em anjo de luz. O mesmo demônio que apareceu para Jesus como um anjo no deserto, tenta enganar cristãos inocentes hoje em dia, até crianças queridas. O inimigo da nossa alma é mais cruel do que imaginamos e muito ardiloso.      Não duvido da sinceridade e integridade de ninguém que acredita que a mensagem de Fátima veio de Deus, mas um exame mais minucioso levanta algumas dúvidas. 

    Em 1917, até mesmo o padre da paróquia local de Fátima inicialmente sugeriu que a aparição poderia ser uma manifestação do poder satânico. Será que ele estava certo ao levantar estas dúvidas? Eu lhe pergunto: 

    ¾ Por que o inimigo não enganaria aquelas crianças e milhões hoje em dia que aceitam o testemunho delas como palavra de Deus? 

    Lembre-se: só porque algo é sobrenatural não significa que venha de Deus: “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” (I João 4:1)

    Não podemos acreditar em toda manifestação espiritual, precisamos testar os espíritos. E qual é o teste da Palavra de Deus? Os ensinamentos de Fátima e tudo mais que acreditamos devem estar em harmonia com a Bíblia Sagrada para que sejam de fato de Deus.   

    O que a Bíblia ensina sobre os eventos do fim dos tempos? Ela prevê uma fraude religiosa maciça em proporções globais, envolvida com uma batalha chamada Armagedom: “pois são espíritos de demônios, que operam sinais os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso. E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.” (Apocalipse 16:14-16)

    Esta “batalha do grande dia do Deus todo-poderoso”, é o conflito final da Terra. Forças mais que humanas estarão lutando, os exércitos espirituais de Deus e de Satanás entrarão em conflito. Armagedom culmina a grande controvérsia entre o bem e o mal.  

    O texto diz que espíritos maus que fazem milagres irão reunir os líderes do “mundo todo” e isto inclui a União Soviética, é claro. Evidentemente, até os ateístas de lá irão “se reunir”, levados pelos milagres inegáveis das agências satânicas. O mundo inteiro será convertido para o culto falsificado, todos menos alguns mais fiéis que dependem somente da Bíblia para terem a verdade. Estas são as questões espirituais envolvidas em Armagedom. Poderá haver conflito físico também, é claro.   

    Estivemos em Israel, em busca de Armagedom. Quando acontecerá esta batalha? A história não nos dá nenhum registro de um lugar chamado Armagedom, mas a Bíblia nos dá algumas orientações. A palavra “armagedom” vem do hebraico. Nesta língua, a palavra combina “har”, que significa monte, e “mageddon”, que pode estar ligado a Megido. Portanto o nome Armagedom pode significar o “Monte de Megido".      Nos tempos do velho testamento, Megido era uma pequena mas poderosa fortaleza ao norte de Jerusalém perto da planície de Esdrélon. Na Bíblia, esta planície é chamada de Planície de Megido e pode parecer um local adequado para guerras, mas aí lembramos que Armagedom não envolve uma planície e sim um monte.  

    Precisamos achar o Monte de Megido. Um monte com um significado espiritual para os exércitos do céu. Como um vulto gigante sobre a paisagem de Megido está o monte Carmelo. Talvez o monte Carmelo resolva nosso dilema. Será que ele representa o monte Megido, o cenário do Armagedom? Será que aconteceu alguma coisa no Carmelo que nos ajudaria a compreender Armagedom?  

    Há muito tempo, no monte Carmelo, Elias promoveu um confronto dramático entre Deus e seus inimigos. O profeta Elias convocou a nação para comparecer neste monte. Ele desafiou todos a julgarem o culto verdadeiro e o falso. Seu apelo dramático foi: “... Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é baal, segui-o.”   (I Reis 18:21)

    Deus ganhou uma grande vitória naquele dia no Carmelo. Ele derrotou seus inimigos, os adoradores de baal, assim como irá derrotá-los mais uma vez e para sempre no Armagedom. 

    O Comentário Internacional sobre o Novo Testamento explica que, “har" - magedom, significa a destruição final de todas as forças do mal, com a força e o poder de Deus... Sim, Deus sairá vitorioso e levará consigo todos aqueles que colocaram sua fé nEle.  

    Agora podemos entender Armagedom.  É um confronto entre a verdade e o pecado, lealdade à Deus ou às forças do mal. Embora haverá com certeza batalhas devastadoras entre os exércitos na Terra, o tema principal na Bíblia é que Armagedom estará concentrado no conflito espiritual. 

    Armagedom envolve cada ser humano pessoalmente. Para cada um de nós vem o desafio, “até quando coxeareis entre dois pensamentos?” Será que vamos fugir das falsidades da Babilônia ou pagar com a palavra da graça de Deus? Será que estaremos dentre os santos que irão guardar "os mandamentos de Deus e a fé de Jesus"? 

    Todos nós teremos um papel a desempenhar em Armagedom. Quando Deus dominar as forças do mal poderemos dominá-las com Ele! Podemos aproveitar o pedido da mensagem de Fátima para o arrependimento e a oração, mas outros elementos da mensagem trazem sérias dúvidas, por exemplo: 

    A mensagem de Fátima prevê que após a conversão da Rússia, um certo período de paz será concedido ao mundo. Todos nós queremos paz, mas devemos ter cuidado. A Bíblia nos dá um aviso amedrontador: “...Pois quando estiverem dizendo: paz e segurança! Então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.” (I Tessalonicenses 5:3) 

    Graças a Deus, não seremos pegos de surpresa:  “mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; ...Não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios.”  (I Tessalonicenses 5:4 e 6)

    Uma coisa é certa. O inimigo de nossa alma sabe o que está fazendo. Ele tem uma estratégia para suas ilusões e não se incomoda em revelar seus planos com antecedência para conseguir a confiança de milhões, antes de jogá-los nas profundezas da decepção!  

    Nestes tempos solenes precisamos estar alertas  para a crise final que nos aguarda antes da segunda vinda de Cristo. “... e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo...”  (Daniel 12:1) 

    Aqui encontramos boas e más notícias. Haverá um período de conflitos e não podemos fugir dele.  Esta é a má notícia. Mas, graças a Deus, Ele irá libertar o seu povo. Ele nos trará com segurança para o Céu. “Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; e clamavam com grande voz: salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao cordeiro. ...E um dos anciãos me perguntou: estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, Tu sabes. Disse-me ele: estes são os que vêm da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do cordeiro.” (Apocalipse 7:9 a 14) 

    Você consegue imaginar que maravilhoso será?  Imagine você louvando a Deus com os santos de todos os tempos, uma grande multidão que ninguém consegue contar, acenando com palmas a vitória de Jesus. 

    Quer queira ou não, meu amigo, você é quem decide o seu destino eterno. Eu lhe suplico para confiar a sua vida a Jesus e depois siga-o com todo seu coração.


BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 25 Sermões Sobre Família