15 MULTIDÕES ESTÃO BUSCANDO JESUS

sermao fe 15


TEMA:  Fé


PROPÓSITO: Mostrar que a lógica racional que tudo tem que ser provado no laboratório satisfaz o intelecto, mas não preenche o coração.


TEXTO: João 12:12-26


TESE: Racionalizar ou crer


INTRODUÇÃO


A – Multidões estão buscando Jesus. De seu modo. Substitui o criador pela obra criada. Muitos buscam, estão, a solução de seus conflitos nas pirâmides, nos cristais ou nos astros.

B -  O coração humano é louco! Por isso corre e nunca chega; Procura e não acha; busca e jamais encontra.

C – No tempo de Jesus, também, multidões o procurava por várias razões.


I -  Havia festa em Jerusalém: João 12:12-20


1 -  Havia festa em Jerusalém. Multidões vinham de todos os cantos para participar da páscoa. Embora aquela desta de profundo sentido espiritual tivesse perdido a essência de seu propósito e se transformado apenas uma grande festa ritualizada, acompanhada de muito comércio e outras atividades paralelas.

a – Aquela festa. Porém, seria diferente das outras porque embora o povo Judeu não soubesse estaria presente o verdadeiro cordeiro pascoal, aquele que derramaria seu sangue para a remissão dos pecados e a libertação humana da escravidão espiritual.

b – Jesus entrou, triunfante, em Jerusalém. Todavia a sua realeza e majestade brilhou, embora palidamente, enquanto os homens cantavam hosanas a seu nome e agitavam folhas de palmeira.

c -  Ninguém queria perder a oportunidade de vê-lo e ouvi-lo. Alguns, por curiosidade, outros, porque não sabiam mais aonde irem busca de ajuda, e outros, porque esperavam ansiosos que o mestre da Galiléia cometesse um deslize para poderem condená-lo. 


2 - O verso diz que entre os que tinham subido para adorar durante a festa, havia alguns gregos.


II -   Alguns gregos desejavam ver a Jesus: 

(João 12:21-22)


1 -  Os gregos racionalizavam tudo. Na vida deles não havia lugar para a fé. Deus tinha que ser levado ao laboratório. Os deuses gregos tinham forma humana e se lhes atribuía paixões humanas. De outra forma, eles não conseguiram acreditar.


a -  Deuses humanos não salvam, nem são capazes de preencher o vazio do coração. A lógica racional de seu estilo de vida satisfazia o intelecto, mas não preenchia o coração.

b – Uma religião pagã saturada de idolatria, deixaram seu país em busca de algo mais concreto, que desse sentido a sua vida. Pelo que deduzimos do texto, é possível que eles tivessem abandonado sua religião pagã e aceitado o judaísmo, de outra  maneira não teriam ido a Jerusalém.


2 – O texto bíblico diz que eles procuraram a Felipe e lhe disseram: “Queremos ver a Jesus.” Este clamor dos gregos é mais sério do que imaginamos. As pessoas desejam ver a Jesus.

a – Existem muitos seres humanos que não vivem contentes na igreja onde estão porque falta algo concreto. Essa busca sincera os leva muitas vezes a procurar outra igreja, como fizeram os gregos. Só que o judaísmo também não satisfez a expectativa desses homens.

b – Deus tenha compaixão daqueles que, por cuidares tanto das vírgulas e tis, perderam de vista o único capaz de dar sentido ao cristianismo: JESUS.

c -  Existem hoje homens e mulheres que desejam ver Jesus como os gregos. Deixam tudo para ouvir falar de Jesus. O mundo está morrendo de fome. É fome de Jesus. Só Ele pode dar sentido a vida. Multidões parecem dizer: “Fale-nos de Jesus.” gente desesperada corria sempre a procura de Jesus, e depois de encontrar-se com Ele , os homens retornavam felizes e dispostos a enfrentar as lutas da vida e tornar-se vitoriosos.

d -  A mensagem de Jesus, porém surpreendeu os gregos. “chegou a hora de o Filho de Deus ser glorificado.”


III – A hora de o Filho de Deus ser glorificado. (João 12:23-26)


1 – de que estava falando Jesus? De sua morte, com certeza. Mas, que modo estranho esse de ser glorificado, morrendo? Geralmente, para receber a glória, os homens são levados a um palco e todas as luzes do mundo se concentram neles.

a -  Mas Jesus fala aqui de ser glorificado com sua morte. Ele está apresentando aos gregos o aspecto ilógico do cristianismo. Enquanto  os homens matam para vencer, Cristo morre e desse modo alcança a vitória. Enquanto os homens vivem para ser glorificado, Cristo é pendurado na cruz como um marginal, afim de alcançar a glória.

b -  Isto não combinava com a razão. Ali tinha que haver lugar para a fé. E os gregos tinham só dois caminhos: ou continuavam querendo entender tudo e permaneciam com o coração vazio e desesperado, ou acreditavam que por trás do sofrimento e da morte estava a glória. Era racionalizar ou exercitar a fé.

2 – E essa é a grande decisão que temos que fazer cada dia. Hoje é o dia do teu encontro com Cristo.


CONCLUSÃO:


A -  Está você desejoso de seguir a Jesus? Está a fim de conhecê-lo e segui-lo porque longe dEle nada compensou? Já experimentou em sua vida a busca incessante do coração e finalmente encontrou Jesus em seu caminho e está disposto a deixar seu destino com Ele? Parabéns! Mas lembre-se. Seguir a Jesus significa muitas vezes ser desprezado pelos amigos de outros tempos. Significa outras vezes rejeição por parte dos parentes. Você será chamado de “louco” “fanático”, “quadrado”. Muitas portas se fecharão. O barquinho, em algum momento, dará a impressão de que vai afundar. Mas não se esqueça, você não será nem a primeira, nem a última pessoa a passar por tudo isso. Muitos decidiram. Muitos sofreram e hoje são vitoriosos em Cristo, e desfrutaram da paz que só Jesus pode oferecer aos que correm a seus braços e vivem com ele uma vida de comunhão diária.


APELO


A -  Vem. Aceito o Senhor Jesus em minha vida.

B -  Jesus te convida hoje para depositar fé nEle e nas suas promessas.

C – Do lugar onde estas fique em pé e oremos.


BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 27 Sermões Sobre Fé