14 O PERIGO DE PERDEREM SEUS FILHOS

sermao familia 14


TEMA: Filhos


PROPÓSITO: Que os pais dediquem tempo para os filhos, ajudando-os a crescer e se firmar nos caminhos de deus.


TEXTO: Lucas. 2:41-49


TESE: Cuidar dos filhos é um privilégio, mas deve-se ficar atento aos perigos.


INTRODUÇÃO


Os filhos são dádiva do céu. Toda vez que leio e me deparo com José e Maria na responsabilidade de cuidarem do filho de Deus. Todos os pais devem buscar auxílio divino para tamanha responsabilidade. Hoje falaremos sobre o perigo de perder de vista os filhos, o tempo gasto para encontrá-los, e como dar um bom preparo. Leiamos Lc 2:41-46.


I. PRIVILÉGIOS OFERECIDOS POR DEUS


A) Anos atrás, José e Maria haviam recebido uma incumbência, que os próprios anjos lhes deram pessoalmente: o anúncio que naquele lar nasceria um bebê e que eles deveriam protege-lo.

Que privilégio! Protegerem o próprio filho de Deus.

Todos os pais devem sentir o privilégio de cuidar de seus filhos, educando-os no caminho reto, pois eles são bênçãos de Deus. E como bênçãos de Deus, todos terão que prestar contas a Deus.

Por isso, queridos pais, tomem muito cuidado para não perderem de vista os seus filhos.

II. O PERIGO DO DESCUIDO


A) O  texto bíblico, no versículo 44 diz: “depois de terminarem suas tarefas em Jerusalém, José e Maria colocaram-se de volta ao caminho para casa”.

Ao terem caminhado no período de um dia, sentiram falta de Jesus, não encontrando entre os amigos e parentes, voltaram desesperadamente para Jerusalém.


B) Os pais de Jesus estavam tão reocupados com as tarefas, com a movimentação da grande multidão, que passaram por alto a tarefa de acompanhar onde estaria seu filho.

1. Aplicação: quantas vezes nós permitimos que as tarefas originais e comuns da vida nos façam seguir o rumo de nossas próprias atividades e ocupações a tal ponto que perdemos de vista os filhos.

Queridos, se Jesus estivesse em seus cuidados, quais seriam as ocupações que os levariam a perder de vista a Jesus? Seria o nosso trabalho? Seria a busca de bens que proporciona o conforto de toda a família?

Cuidemos, pois, irmãos, para não nos descuidarmos e perdermos de vista o que é precioso para a edificação de uma família sólida.


2. Ilustração 

Certa vez fui colportar no sul de Minas Gerais. Ouvi o irmão da igreja murmurar com o pastor que havia dado tudo de bom e do melhor para seu filho e ele havia abandonado a igreja. O pastor lhe perguntou o que significava “tudo de bom e do melhor”? E o pai respondeu: dinheiro, roupa, alimento, e meu carro para ele sair.

E o pastor lhe respondeu: “Será que isso era o mais importante? Há quanto tempo não faz o culto familiar, a quando tempo tem dedicado um momento especial para eles?

Então, o ai abaixou a cabeça e com muita tristeza disse para o pastor: “acho que tenho perdido de vista meus filhos a muito tempo.


III. O TEMPO GASTO COM O DESCUIDO


A) O verso nos diz que foram três dias para José e Maria encontrarem.

Será que gastaram três dias de viagem de volta para reencontrarem com seu filho, Jesus?

Mas, eles só haviam caminhado um dia inteiro. E aí?

Diz O Desejado de Todas as Nações, p. 83 as seguintes palavras: “pela negligencia de um dia perderam o salvador: custou-lhes, porém, três dias de ansiosas buscas, o tornar encontra-lo”.

Meus queridos irmãos, quantas famílias hoje estão desfalcadas em nosso meio?


1. Famílias  que, um dia perderam de vista um de seus pequeninos e agora, depois de maduros, foram se distanciando e hoje não os tem mais na igreja. Só quem perde pode sentir e até mesmo não pode explicar essa dor.

Entretanto, José e Maria haviam negligenciado a sua obra a grande honra lhes havia perdido de vista Aquele a quem não deviam ter esquecido nem por um momento (O Desejado de Todas as Nações, p. 81).

Me respondam? Quanto tempo está sendo gasto ou será gasto, para encontrarem os filhos? Três dias? Três meses? Ou anos e anos?


2. Depois  de o encontrarem o que fazem? Tentam transferir a culpa ara eles, como que só eles são culpados. Olha o que os pais de Jesus disseram para Ele (v. 48). Porém, olha a resposta de Jesus (v. 49).


IV. O TEMPO GASTO COM O PREPARO


A) v. 49 – aquele jovem (Jesus) estava ocupado com os assuntos celestiais. Mas você pode se levantar e dizer com a congregação; “mas Jesus era filho de Deus!”. Você não está errado! Porém, o relato bíblico diz que: “em tudo foi tentado, e foi achado sem defeito”.

“Jesus foi colocado num lugar em que Seu caráter seria provado. Era-lhe necessário estar em guarda, a fim de conservar Sua natureza. Estava sujeito a todos os conflitos que nós outros temos de enfrentar, para que nos pudesse servir de exemplo na infância, na juventude, na idade varonil” (O Desejado de Todas as Nações, p. 71).


1. Meus amados irmãos, se hoje perderes teu filho de vista, pelo fato de ter que trabalhar dobrado para obter a manutenção do lar, será que vais encontrar vossos filhos reocupados com a obra do Senhor? Ocupados com os negócios celestiais? Ou será que vai encontrá-los preocupados e desejosos com os prazeres que este mundo oferece (bailes, tipos de namoros errôneos, bares, etc.)?


2. Segredo de José e Maria para encontrarem Jesus no templo é terem dado um bom preparo para Ele. Mesmo que eles tenham perdido seu filho de vista, há um mérito para eles! Sua educação foi nos braços de uma camponesa, “aos joelhos de sua mãe, que Ele aprendera das coisas celestiais” (O Desejado de Todas as Nações, p. 69).

Maria gastou tempo em lhe apresentar o amor de Deus. Haviam preparado a Jesus, pois um dia teria de testemunhar, do que aprendera em sua infância, em seu lar. Por isso, queridos pais, dediquem tempo para seus filhos para que eles jamais percam de vista o Salvador.


CONCLUSÃO 

Deus deu uma tarefa muito importante para José e Maria. Cuidar do Seu filho. E ela por um descuido O perdeu de vista, gastando tempo para encontra-lo novamente, mas quando O encontrou teve a felicidade de encontra-lo preocupado com as coisas de Deus. Sentiu que valeu a pena os momentos que dedicou a ele para instruções valiosas.

O mesmo acontece conosco. Deus deu uma tarefa de cuidar e instruir nossos filhos e se formos fieis, teremos a mesma felicidade que Maria teve. Ver seu filho testemunhar das verdades que aprendera no lar.

APELO

Será que estou falando para uma família, que perdera de vista seu filho e que hoje, ao vir para a igreja, senti que a família está incompleta? Será que estou falando para uma família que tem negligenciado o culto familiar e o temo com os filhos? Neste momento quero fazer uma oração para todos, para que família nenhuma, de hoje em diante, negligencie o momento mais especial do lar; o momento com a família; com Deus. Amém!



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 25 Sermões Sobre Família