12 CURANDO DE VERDADE

sermao jesus 12


ASSUNTO: Curas de Jesus


OBJETIVO: Levar as pessoas a entenderem  que só Jesus pode operar a verdadeira cura.


TESE: A cura efetuada por Cristo é completa.


INTRODUCÃO: A procura pela cura física é o anseio de muitos enfermos. E para tanto, estão dispostos a qualquer coisa para a conseguí-la,  ainda que para isso tenha que se submeter a situações humilhantes. 


Estão dispostas a pagar o preço. Mas percebem que a  cura por si só, não lhe trouxe felicidade completa. Há algo que não sabem o que, está lhe faltando. Faltam-lhes a verdadeira cura, a que é completa, a que lhes:


I. TRAZ RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL


a. Certa mulher.  Não conhecemos o seu nome, talvez porque assim poderia servir de símbolo mais adequado do ser humano em geral, a fim de nos identificar-mos com a mulher.

b. Por 12 anos carregava em seu corpo um terrível mal. Sofria de hemorragia. Ia  perdendo sangue, dia após dia. O sangue é símbolo da vida, ou seja, esta mulher fisicamente falando, estava perdendo a vida lentamente. Seus sonhos, seu futuro, seus planos, tudo se lhe escapava como areia por entre seus dedos.

c. Já havia tentado de tudo.  Passou por vários médicos. Anos de sofrimento, de medico em médico,  da  esperança á frustração. A medicina da época constitui-se mais de crenças populares, noções de magia... não tão bem vista pela sociedade. Em uma passagem na Mishnah, que é o sumário escrito da Lei tradicional, que dizia entre outras coisas... que o melhor dos médicos está destinado ao inferno.(Qiddushin,iv,14).

d. Gastou tudo o que possuía. Não poupara esforços, nem dinheiro para se ver livre desta moléstia. Contudo, sem sucesso! Havia tentado de tudo. Agora além de enferma estava também pobre. As coisas estavam indo de mal a pior. Era uma pobre desajudada, sem esperança.


II. TRÁZ RESTAURACAO ESPIRITUAL

a. Espiritualmente, segundo a Lei de Moisés, estava imunda. (Lv. 15:19-30).Durante 12 anos, vivera num contínuo estado de impureza ritual. Sua alienação só era menor que a de um leproso ou da pessoa que havia tocado um cadáver. Por causa dela, camas, roupas e lugares em que se sentasse tornavam-se impuros.

b. De acordo com o Mishnah  (a compilação das tradições orais) “O Monte do Templo é tão sagrado que nenhum  homem ou mulher que tenha qualquer hemorragia ou mulher em período menstrual, ou após o parto, pode dele se aproximar”.

c. A lei da purificação foi dada para que os filhos de Israel “não morram nelas, ao contaminarem o meu tabernáculo” Lv. 15:31. Essa mulher fora excluída do culto e da 


presença e do privilégio de ir a  sinagoga. Sentia-se abandonada por Deus, incapaz de aproximar-se da sua presença. Até que Jesus atravessou seu caminho. Então ao tocar as vestes de Jesus, logo ficou curada.  


III. TRAZ  RESTAURACAO  SOCIAL

a. Antes não podia tocar em ninguém e nem ser tocada. Agora voltava pra casa , para o convívio dos familiares e da sociedade. Poderia começar uma nova vida.

b. Uma vez que se encontrava imunda, não poderia assim ter relação conjugal, o carinho e afago dos pais...Era exigido um complexo ritual de purificação de todos que a tocassem. Essa mulher fora excluída do culto e da presença do Templo e também do privilégio de ir à sinagoga com familiares e amigos.


ILUSTRACAO:  Márcio era um jovem que na ânsia de preencher o vazio do seu coração já tentara de tudo, mas sem sucesso. Comprara carro, moto... ia às festas, bebidas e drogas, mas o vazio permanecia. Eram 4 horas da madrugada, quando novamente tinha ido a um ponto de vendas de drogas. Enquanto  esperava pela droga, sentiu Deus falando ao seu coração. Mas se achava indigno do seu amor, achava que já tinha ido  longe demais. Mas a vós continuava a falar-lhe. Até que caiu em si, e sentiu que precisava de Deus. Mas não tinha forcas pra levanta-se. Pediu então um sinal, de que verdadeiramente  Deus  estava alí .Foi quando sentiu  um calor perpassar seu corpo como se Deus o tivesse abarcando. Como se Deus o houvesse tocado. Fortalecido pelo poder de Deus, pode se levantar e começar uma nova vida.


CONCLUSÃO: Deus quer restaurar-nos completamente. Restaurar-nos fisicamente, espiritualmente e socialmente. Não quer você hoje ser restaurado?


BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 34 Sermões Sobre Jesus