09 - Memorial da Criação

sermao escatologico 9


                Macaqueando


Dizia um macaco a seus companheiros,

Sentado à sombra de esbeltos coqueiros:

“Espalham por aí estranhos boatos,

Que eu não posso crer sejam exatos

De que o homem provém de nossa raça:

Que pavor! Que vergonha! Que desgraça!


Nenhum bicho que usa o nosso nome,

Deixa a mulher e os filhos passar fome.

E eu nem sei de nenhuma mãe macaca,

Que desse aos filhos leite de uma vaca,

Ou que para passear com a macacada,

Entregasse as crianças à criada.


Nenhum mono é capaz da bandalheira

De amar um pé de bananeira,

E depois de encher-se como um odre

Deixar que o alimento fique podre,

Proibindo a outros monos de o provar,

E obrigando-os assim a ir roubar.


Nenhum macaco força um companheiro

A trabalhar pra ele o dia inteiro,

Não permitindo que o coitado tome

O suficiente pra matar a fome.

Ah, o homem tem caráter muito fraco!

Não creio que descenda do macaco.”


                              (Autor Desconhecido)


Alguns dos meus ancestrais podem ter sido enforcados. Mas é certo que nenhum dos meus ancestrais ficou suspenso pela cauda em um coqueiro.


Uma vez Charles Darwin disse que ficou olhando para o desenho da pena de um pavão e isso  o deixou tão nervoso que quase o fez perder o juízo. Como é que um desenho como este poderia acontecer por acaso?


Deus faz uma pergunta:


“Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da Terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem lhe assentou a sua pedra angular, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?” (Jó 38:4-7)


Eu creio na criação do mundo, da mesma maneira como está descrita no livro de Gênesis. Creio em uma criação em seis dias literais, cada um com uma tarde e uma manhã. Alguns tentam tornar esses dias longos períodos de tempo, interessados em fazer o relato parecer mais científico. Na realidade, justamente o oposto é que é a verdade. Como poderia a planta criada no terceiro dia, ter sobrevivido por milhares de anos sem o sol, que foi criado no quarto dia? Como poderiam essas plantas viver sem os insetos para polinizá-las, ou sem qualquer ajuda que elas obtêm do mundo animal, sendo que as aves e os animais foram criados no quinto e no sexto dias?


Não posso aceitar uma evolução teística. A evolução é completamente incompatível com o Cristianismo. O Cristianismo ensina que Deus criou o homem perfeito. O homem caiu, e eis por que ele precisa de um Salvador. A evolução ensina que o homem jamais caiu, então por que necessitaria ele de um Salvador?


A Bíblia declara simplesmente que:


“... em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou...” (Êxodo 20:11)


No primeiro dia Deus criou a luz. Não foi uma operação complicada. Deus simplesmente disse: “Haja luz; e houve luz.” (Gênesis 1:3)


Quando um mecânico começa a trabalhar no meu carro, a primeira coisa que ele coloca é uma luz fraca. Um dentista arranja sua luz antes de começar a trabalhar. Deus começou a Sua obra com luz. Ele é um Deus de luz, não de trevas.


No segundo dia Ele criou o firmamento.


“E  chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.” (Gênesis 1:8)


No terceiro dia Ele criou o mundo vegetal.


“E disse: Produza a Terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.  A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie, e árvores frutíferas que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o dia terceiro.” (Gênesis 1:11-13)


Quando um jovem está pensando em  casamento, ele se deleita em preparar a casa para receber sua noiva. Desejando impressioná-la, ele cobre o assoalho com dispendiosos tapetes, torna a pintar as paredes com as cores prediletas dela, decora-as pendurando lindos quadros, e torna a mobiliar a casa com os melhores móveis. Podemos comparar isto com a maneira como Deus preparou este mundo como um novo lar para nossos primeiros pais.


Os seres humanos parece que se sentem mais confortáveis na presença de plantas. Com freqüência o homem deseja possuir um pedaço de terra onde possa cooperar com a natureza, plantando grama, flores, jardins e árvores. A dona de casa cuida ternamente das plantas que dão um toque de serenidade ao lar. O homem decora as cidades com parques e os edifícios de escritório com plantas, em vasos, para amenizar o efeito do aço e do concreto.


O Salmista fala da criação da natureza e sua preservação por Deus:


“Faz crescer a relva para os animais, e as plantas para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão.” (Salmo 104:14)


Deus é o Arquiteto e Planejador de tudo, desde os maiores sóis aos menores organismos microscópicos. Ele criou as árvores, os pássaros, as flores, os montes e vales, os lagos e rios, tudo para nosso deleite. Ele nos fala por meio dessas coisas. Os campos verdejantes, as árvores altaneiras, os brotos e flores, a nuvem que passa, a chuva que cai, o riacho borbulhante, tudo fala ao nosso coração e convida-nos a conhecermos melhor o nosso Criador.


O que faríamos sem as plantas? Elas são a base do nosso alimento, usamos a madeira em nossas construções, ou para fazer papel. Do reino vegetal vem o algodão para nossas vestes, a borracha para os pneus dos automóveis, o carvão para aquecer nossos lares, os produtos sintéticos como o “dacron”, náilon e plásticos, bem como os explosivos, desinfetantes, tintas, drogas e medicamentos. As plantas são a única fonte de oxigênio.


No quarto dia Deus criou o sol, a lua e as estrelas.


“Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.” (Gênesis 1:16)


Quando suas perspectivas tornam-se distorcidas, e você está sobrecarregado de problemas e preocupações, tome tempo para sair da grande cidade, e erguer os olhos para a noite. Contemplar as estrelas é remédio para a alma. Nossos cuidados e emoções insignificantes são esquecidos. Tanto o corpo quanto a alma ficam mais calmos e revigorados quando as contemplamos. Você conhece a alegria e a inspiração de uma hora gasta observando as maravilhas de um céu estrelado e sem nuvens?


Disse o grande astrônomo William Hershel:


“Parece que todas as descobertas humanas são feitas apenas com o propósito de confirmar mais acentuadamente as verdades que vêm do Alto e estão contidas na Bíblia.”


Disse Charles H. Spurgeon em um dos seus sermões:


“Nos céus Deus faz tremular o Seu pavilhão estrelado para mostrar  que o Rei está em Sua própria casa, e faz aparecer o Seu escudo para que os ateístas possam ver como Ele despreza as acusações que Lhe fazem.”


James Warnack, editor eclesiástico do Los Angeles Times foi inspirado a escrever o seguinte:


“Ele intitulava-se ateu.

‘Não há Deus’, dizia ele,

Deus é um sonho de tolos esperançosos,

À deriva em um mar sem sol.

Assim falou ele com disposição irrefletida

Até o final do dia.

Olhou para cima através de um telescópio,

E ajoelhou-se para orar.”


No quinto dia da Criação Deus criou os peixes e as aves. E no sexto dia ele criou os animais, e finalmente o homem.


“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o dia sexto.” (Gênesis 1:31)


Mas a Criação ainda não estava completa. Por que não temos uma semana de seis dias? Temos um ano de doze meses porque é o tempo gasto pela Terra em sua órbita em torno do Sol. Temos um mês de 28, 30 ou 31 dias baseado nas fases da lua. Nosso dia tem 24 horas baseado no tempo gasto pela Terra em uma rotação completa em torno do seu eixo.


Por que temos uma semana de sete dias? Não há nada na astronomia ou na natureza para justificar isto. Temos uma semana de sete dias porque Deus assim o disse.


“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador,  fizera.” (Gênesis 2:1-3)


Aqui temos três atos de Deus: (1) Ele abençoou. (2) Ele santificou. (3) Ele descansou. Esse dia jamais pode ser o mesmo que os outros dias. É o aniversário natalício da Criação. Tem sobre si uma bênção especial. É santificado ou tornado santo. Por que Deus descansou? Estava Ele muito cansado?


“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.” (Isaías  40:28)


Se Ele não estava cansado, por que descansou? Quando minha filha era muito pequena, ela não gostava de ir cedo para a cama, especialmente quando tínhamos visitas, e todos os demais ficavam acordados até tarde. Às vezes eu me deitava com ela e fingia que estava dormindo apenas para lhe dar um exemplo. E às vezes eu adormecia antes dela.


No âmago dos Dez Mandamentos, Deus disse:


“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o  forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o Senhor abençoou  o dia do sábado, e o santificou.” (Êxodo 20:8-11)


Este é o único dos Dez Mandamentos em que temos uma razão dada para guardá-lo. “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra.” É um memorial da Criação.


Falando dos Dez Mandamentos, diz Tiago:


“Pois, qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” (Tiago 2:10)


O sábado era chamado um sinal. Diz o livro de Ezequiel:


“Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.” (Ezequiel 20:12)


“Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entrem mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.” (Ezequiel 20:20)


Deixando o território do Antigo Testamento, venha comigo em uma jornada pelos continentes, através dos séculos. Visitaremos uma humilde cidade do Oriente Médio, uma cidade chamada Nazaré. Ali observamos um homem e um menino trabalhando em uma carpintaria. Passamos os dias da semana na carpintaria, e ela é uma colmeia de atividade. Passamos pôr ela no sábado, e não há nenhum som de martelo ou de serra. Uma tabuleta na porta diz: “Fechada, do pôr-do-sol da sexta-feira ao pôr-do-sol do sábado.”


Jesus guardava o sábado. Falando da vida de Jesus, diz a Bíblia:


“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado na sinagoga, segundo o seu costume,  e levantou-se para ler.” (Lucas 4:16)


Por que Jesus guardava o sábado? Simplesmente porque Ele era judeu? Ou por que Ele era o Criador? Ele havia repousado no sétimo dia da Criação, e continuou a descansar no sétimo dia da semana. A Bíblia não é ambígua concernente ao papel de Jesus como Criador do mundo. Diz o Evangelho de João:


“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (João 1:3) 


Paulo, no livro de Colossenses, acentua esta verdade nestas palavras:


“Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele  e para ele.” (Colossenses 1:16)


Disse Jesus:


“Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” (João 14:15)


Por que Jesus os chamou de Seus mandamentos? Ele não foi apenas o nosso Criador, Ele foi o Legislador. Jesus Cristo estava no monte Sinai entregando a lei a Moisés e aos filhos de Israel.


“Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido batizados, assim na nuvem, como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual, e beberam da mesma fonte espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.” (1 Coríntios 10:1-4)


“Desceste sobre o monte Sinai, do Céu falaste com eles e lhes deste juízos retos, leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons. O teu santo sábado lhes fizeste conhecer; preceitos,  estatutos e lei, por intermédio de Moisés teu servo, lhes mandaste.” (Neemias 9:13, 14)


O sábado foi feito para os judeus? Não havia judeus no tempo da Criação quando Deus descansou no sétimo dia.


Disse Jesus:


“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2:27)


Por que Jesus fez esta declaração? O sábado havia se tornado um fardo para o povo do Seu tempo. Eles achavam que era pecado carregar um lenço no dia de sábado. Se fosse costurado à vestimenta não era pecado, porque então se tornava parte da mesma. Era considerado pecado comer um ovo que uma galinha tivesse posto no sábado, porque a galinha havia trabalhado para pôr o ovo. Uma pessoa podia ser presa por cuspir na grama no dia de sábado, porque estava irrigando a grama. Uma pessoa podia ser aprisionada por limpar a lama dos sapatos, porque estava rebocando a parede. Deus desejava que o sábado fosse um dia alegre, como ele Se expressou em Isaías 58.






























ESBOÇO


10 MEMORIAL

 

Dizia um macaco

A seus companheiros

Sentado à sombra

De esbeltos coqueiros:

"Espalham por aí

Estranhos boatos,

Que eu não posso crer

Seja justo,

De que o homem provêm

De nossa raça

Que pavor!

Que vergonha!

Que desgraça!

Nenhum bicho que

Usa nosso nome

Deixa mulher e filhos

Passar fome!

E eu nem sei

De alguma macaca

Que desse aos filhos

Leite de uma vaca,

Ou que para passear

Com a macacada

Entregasse seus filhos

A uma criada

Nenhum mono é

Capaz de bandalheira,

De amar um pé

De bananeira,

E depois de encher-se

Com um odre,

Deixar que o alimento

Fique podre

Proibindo aos outros

Monos de provar,

E obrigando-os assim

A ir roubar.

Nenhum macaco

Força um conpanheiro

A trabalhar para ele

O dia inteiro,

Não permitindo que

O coitado tome

O suficiente para

Matar a fome.

O homem tem caráter

Muito fraco,

Não creio que ele

É filho de macaco.

 

 

Porque em seis dias

fez o Senhor o céu

e a terra, o mar e tudo

o que neles há.

Êxodo 20:11

 

 

O

Aniversário

da

Criação!

 

 

Os

dias

da Criação

 

 

Primeiro

Dia

 

 

Disse Deus: haja luz.

E houve luz.

Gênesis 1:3

 

 

Segundo

Dia

 

 

Chamou Deus o

firmamento céu. E foi

tarde e manhã, o

dia segundo.

Gênesis 1:8

 

 

Terceiro

Dia

 

 

E disse: Produza a terra

relva, ervas que dêem

semente e árvores

frutíferas que dêem

fruto segundo a sua

espécie, cuja semente

esteja nele, sobre a

terra. E assim se fez.

 

A terra, pois, produziu

relva, ervas que davam

semente segundo a sua

espécie e árvores que

davam fruto, cuja

semente estava nele,

conforme a sua espécie.

E viu Deus que

isso era bom.

 

Houve tarde e manhã,

o terceiro dia.

Gênesis 1:11-13

 

 

Fazes crescer a relva

para os animais e as

plantas, para o serviço

do homem, de sorte que

da terra tire o seu pão.

Salmos 104:14

 

 

Quarto

dia

 

 

Fez Deus os dois

grandes luzeiros: o

maior para governar o

dia, e o menor para

governar a noite; e fez

também as estrelas.

 

Houve tarde e manhã,

o quarto dia.

Gênesis 1:16 e 19

 

 

 

Lá no céu Deus ergue

a sua bandeira para

mostrar que o Rei está

presente, e levanta

o Seu escudo para que

os ateus vejam quanto

Ele despreza a

denúncia deles.

 

Charles H. Spurgeon

 

 

Quinto

Dia

 

 

Disse também Deus:

Povoem-se as águas de

enxames de seres

viventes; e voem as

aves sobre a terra, sob

o firmamento dos céus.

Criou, pois, Deus os

grandes animais

marinhos e todos os

seres viventes que

rastejam, os quais

povoavam as águas,

segundo as suas

espécies; e todas as

aves, segundo as suas

espécies. E viu Deus

que isso era bom.

Gênesis 1:20 e 21

 

 

Sexto

Dia

 

 

Disse também Deus:

Produza a terra seres

viventes, conforme a

sua espécie: animais

domésticos, répteis e

animais selváticos,

segundo a sua espécie.

E assim se fez.

Gênesis 1:24

 

 

Também disse Deus:

Façamos o homem à

nossa imagem,

conforme a nossa

semelhança; tenha ele

domínio sobre os peixes

do mar, sobre as aves

dos céus, sobre os

animais domésticos,

sobre toda a terra e

sobre todos os répteis

que rastejam pela terra.

Criou Deus, pois, o

homem à sua imagem,

à imagem de Deus

o criou; homem e

mulher os criou.

Gênesis 1:26 e 27

 

 

 

O ano

Uma volta da terra

em torno do sol

 

 

O mês

 

Fases da Lua

 

 

 

O Dia

A rotação da Terra

em seu eixo.

 

 

A Semana

 

Da criação

Porque Deus falou!

 

 

Assim, pois, foram

acabados os céus e

a terra e todo o

seu exército.

E, havendo Deus

terminado no dia sétimo

a sua obra, que fizera,

descansou nesse dia de

toda a sua obra que

tinha feito.

E abençoou Deus o dia

sétimo e o santificou;

porque nele descansou

de toda a obra que,

como Criador, fizera.

Gênesis 2:1-3

 

 

Descansou

Abençoou

Santificou

 

 

Não sabes, não ouviste

que o eterno Deus, o

Senhor, o Criador dos

fins da terra, nem se

cansa, nem se fatiga?

Não se pode esquadrinhar

o seu entendimento.

Isaías 40:28

 

 

 

Lembra-te do

dia de sábado,

para o santificar

Seis dias trabalharás e

farás toda a tua obra.

Mas o sétimo dia é o

sábado do Senhor, teu

Deus; não farás nenhum

trabalho, nem tu, nem

o teu filho, nem a tua

ilha, nem o teu servo,

nem a tua serva, nem o

teu animal, nem o

forasteiro das tuas

 

portas para dentro;

porque, em seis dias,

fez o Senhor os céus

e a terra, o mar e tudo

o que eles há e, ao

sétimo dia, descansou;

por isso, o Senhor

abençoou o dia de

Sábado e o santificou.

Gênesis 20:8-11

 

 

Pois qualquer que

guarda toda a lei, mas

tropeça em um só

ponto, se torna culpado

de todos.

Tiago 2:10

 

 

Indo para Nazaré, onde

fora criado, entrou,

num sábado, na

sinagoga, segundo o

seu costume, e

levantou-se para ler.

Lucas 4:16

 

 

Ora, irmãos, não quero

que ignoreis que nossos

pais estiveram todos

sob a nuvem, e todos

passaram pelo mar,

tendo sido todos

batizados, assim na

nuvem como no mar,

com respeito a Moisés.

Todos eles comeram

de um só manjar

espiritual e beberam

da mesma fonte

espiritual; porque

bebiam de uma pedra

espiritual que os seguia.

 

E a pedra era Cristo.

1 Coríntios 10:1-4

 

 

 

Desceste sobre o monte

Sinai, do céu falaste

com eles e lhes deste

juízos retos, leis

verdadeiras, estatutos e

mandamentos bons.

O teu santo sábado lhes

fizeste conhecer;

preceitos, estatutos e

lei, por intermédio de

Moisés, teu servo,

lhes mandaste.

Neemias 9:13 e 14

 

 

E acrescentou: O

sábado foi estabelecido

por causa do homem,

e não o homem por

causa do sábado;

de sorte que o Filho do

Homem é senhor

também do sábado.

Marcos 2:27 e 28

 

 

Referências Bíblicas

 

Sobre o primeiro

dia da semana:

 

1. Gênesis 1:5

 

Chamou Deus à luz dia

e às trevas, noite.

Houve tarde e manhã,

o primeiro dia.

Gênesis 1:5

 

 

Referências Bíblicas

Sobre o primeiro

dia da semana:

 

1. Gênesis 1:5

2. Mateus 28:1

 

No findar do sábado,

ao entrar o primeiro

dia da semana, Maria

Madalena e a outra

Maria foram ver

o sepulcro.

Mateus 28:1

 

 

Referências Bíblicas

Sobre o primeiro

dia da semana:

 

1. Gênesis 1:5

2. Mateus 28:1

3. Marcos 16:1 e 2

 

Passado o sábado,

Maria Madalena,

Maria, mãe de Tiago,

e Salomé, compraram

aromas para irem

embalsamá-lo.

E, muito cedo, no

primeiro dia da semana,

ao despontar do sol,

foram ao túmulo.

Marcos 16:1 e 2

 

 

Referências Bíblicas

Sobre o primeiro

dia da semana:

 

1. Gênesis 1:5

2. Mateus 28:1

3. Marcos 16:1 e 2

4. Marcos 16:9

 

 

Havendo ele

ressuscitado de manhã

cedo no primeiro dia

da semana, apareceu

primeiro a Maria

Madalena, da qual

expelira sete demônios.

Marcos 16:9

 

 

Referências Bíblicas

Sobre o primeiro

dia da semana:

 

1. Gênesis 1:5

2. Mateus 28:1

3. Marcos 16:1 e 2

4. Marcos 16:9

5. Lucas 24:1 e 2

 

 

Então, se retiraram para

preparar aromas e

bálsamos. E, no sábado,

descansaram, segundo

o mandamento.

Lucas 23:56

 

 

Mas, no primeiro dia da

semana, alta madrugada,

foram elas ao túmulo,

levando os aromas que

haviam preparado.

E encontraram a pedra

removida do sepulcro;

Lucas 24:1 e 2

 

 

Referências Bíblicas

Sobre o primeiro

dia da semana:

 

1. Gênesis 1:5

2. Mateus 28:1

3. Marcos 16:1 e 2

4. Marcos 16:9

5. Lucas 24:1 e 2

6. João 20:1

 

No primeiro dia da

semana, Maria

Madalena foi ao

sepulcro de madrugada,

sendo ainda escuro, e

viu que a pedra estava

revolvida.

João 20:1

 

Referências Bíblicas

Sobre o primeiro

dia da semana:

 

1. Gênesis 1:5

2. Mateus 28:1

3. Marcos 16:1 e 2

4. Marcos 16:9

5. Lucas 24:1 e 2

6. João 20:1

7. João 20:19

 

Ao cair da tarde daquele

dia, o primeiro da

semana, trancadas as

portas da casa onde

estavam os discípulos

com medo dos judeus,

veio Jesus, pôs-se no

meio e disse-lhes: Paz

seja convosco!

João 20:19

 

"...trancadas as

portas da casa onde

estavam os discípulos

 

com medo dos judeus"

João 20:19

 

 

"Paz seja convosco!"

 

 

 

Referências Bíblicas

Sobre o primeiro

dia da semana:

 

1. Gênesis 1:5

2. Mateus 28:1

3. Marcos 16:1 e 2

4. Marcos 16:9

5. Lucas 24:1 e 2

6. João 20:1

7. João 20:19

8. Atos 20:7

 

No primeiro dia da

semana, estando nós

reunidos com o fim de

partir o pão, Paulo, que

devia seguir viagem

no dia imediato,

exortava-os e prolongou

o discurso até à

meia-noite.

Atos 20:7

 

Referências Bíblicas

Sobre o primeiro

dia da semana:

 

1. Gênesis 1:5

2. Mateus 28:1

3. Marcos 16:1 e 2

4. Marcos 16:9

5. Lucas 24:1 e 2

6. João 20:1

7. João 20:19

8. Atos 20:7

9. 1 Coríntios 16:2

 

No primeiro dia da

semana, cada um de

vós ponha de parte, em

casa, conforme a sua

prosperidade, e vá

juntando, para que se

não façam coletas

quando eu for.

1 Coríntios 16:2



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + 25 Sermões Escatológicos