63 O FOGO NÃO TE QUEIMARÁ

Tags

mordomia 63 pdf


Texto Bíblico: Daniel 3


I. Introdução


Para cada verdade da bíblia há uma falsificação. O diabo está determinado a enganar as pessoas desde a criação do mundo. Desde o começo, seu trabalho tem sido um, o engano. 


Ele é o pai da mentira (João 8:44).  Ele mentiu quando enganou Eva no jardim do Éden (Gênesis 3:4), e vem enganando desde então. Em contraste, Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). 


Sua vontade expõe as mentiras de Satanás. A verdade é algo pelo qual vale a pena viver, é algo pelo qual vale a pena morrer! Nossa fidelidade a Jesus e à Sua verdade finalmente determinará nosso destino eterno.


O texto Bíblico de hoje revela o custo que três jovens estavam dispostos a pagar pela verdade. Em vez de aceitarem uma falsificação, desobedecer a Deus, e ser enganado pelas mentiras de Satanás, eles colocaram suas vidas em risco. 


Sua fé levou-os ao fogo, e o fogo não os queimou. Hoje nós descobriremos como nós mesmos podemos ter essa fé desafiadora da morte no final da história deste mundo.


II. Desafiados pela Falsificação – Dan. 3:1


Você lembrar-se-á que em Daniel 2, Deus deu a Nabucodonozor, rei de Babilônia, um sonho do futuro.   No capítulo 3, o rei constrói  sua própria imagem de falsificação.   Em oposição à visão de Deus, do futuro, Nabucodonozor deseja segurar o futuro em suas próprias mãos, ele pretendia que seu reino fosse eterno, ele pretendia ocupar o lugar de Deus.


Deus revelou o futuro como sendo dominado por impérios de ouro, prata, bronze e ferro.   Mas a estátua que Nabucodonozor fez era toda de ouro, indicando seu desejo que Babilônia durasse para sempre.


Todos deveriam adorar a estátua - Dan. 3:3-5 


Nabucodonozor convocou representantes de todo seu reino. O decreto era universal. O assunto central neste crescente conflito concentrava-se na adoração.   O falso e o verdadeiro se chocaram. Em um drama comovente na planície de Dura, a lealdade ao rei chocou-se de frente com a lealdade a Deus.


Quem não adorasse a imagem seria jogado na fornalha de fogo. Os três jovens hebreus foram colocados em uma dolorosa posição.   Manter sua lealdade a Deus significava ser desleal a  Nabucodonozor.


O apóstolo Pedro nos dá em Atos 5:29 uma orientação muito significativa para quando estivermos numa situação de conflito, entre obedecer a Deus ou ir contra a Sua vontade.   Ele diz: “Antes importa obedecer a Deus do que aos homens.”


III. O preço de comprometer-se com Deus - Daniel 3:16-18


Eles decidiram ser fiéis a Deus, a resposta de Sadraque, Mesaque e Abedinego, foi imediata. Uma versão bíblica inglesa diz: “Nós não somos hesitantes em responder-te nesse assunto ó rei” (verso 18).   Eles estavam determinados. Procrastinação, hesitação, ou demora tê-los-ia feito vulneráveis às tentações de Satanás.


O único caminho seguro quando enfrentando a tentação é tomar uma posição decidida pelo que é certo.


Como resultado de sua decisão (Daniel 3:19-21) eles foram lançados na fornalha ardente, foram jogados dentro da fornalha ardente “amarrados”.   


Aparentemente sozinhos, eles iriam enfrentar a morte.   Mas ao olhar com atenção para as chamas esperando ver os hebreus imediatamente consumidos, Nabucodonozor surpreendeu-se porque não viu três, mas quatro dentro da fornalha e eles não estavam amarrados, mas livres.


IV. Apelo


Nabucodonozor viu quatro homens soltos, não três homens amarrados.   Jesus Cristo, o Filho de Deus, entrou para dentro da fornalha ardente e miraculosamente libertou os hebreus.   


A única coisa que foi queimada foram as cordas que os amarravam.   Nas provações da sua vida Jesus também está presente.   Nos sofrimentos da vida, Ele está presente.   Quando nós passamos pelas chamas, Ele está presente.


Aqui estão algumas promessas maravilhosas de encorajamento para as ocasiões de problemas.


“Não temas, porque Eu sou contigo, Não te assombres, porque Eu sou tu Deus, Eu te esforço e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” Isaías 41:10;


“Lançando sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” I Pedro 5:7;


“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.” Romanos 8:28.


Quando nós passamos nossas horas mais escuras, Ele está sempre presente.   Ele é o “Filho de Deus; contudo, Ele tornou-se um ser humano e viveu em carne humana de sorte que Ele entende nossos sofrimentos e anseios.


Você pode até ser jogado nas fornalhas de fogo dos problemas e dificuldades desta vida, mas você nunca estará sozinho, Jesus estará contigo e o fogo não te queimará.


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)