49 VITAMINAS PARA A ALMA

sermao 49 vitamina alma


INTRODUÇÃO:  


1. Em grego a palavra homem (é um vocábulo genérico que designa ao mesmo tempo a mulher), significa um "ser que tem o rosto voltado para o alto". 


Quando olhamos para o alto, nossas vidas tenderão naturalmente a elevar-se e então, tiraremos nossa inspiração dAquele que no alto habita, e que sempre conduz os seus filhos por caminhos de sinceridade e de verdade. 


2. A época atual empurra o ser humano a um ritmo tão intenso de atividades que lhe rouba a capa cidade – em muitos casos – de meditar, de encontrar-se consigo mesmo e com Deus. 


3. A pessoa vive num nível que é quase igual ao de um animal. Seus prazeres são quase exclusivamente físicos. Suas ambições e atividades são, em grande parte, materiais. Vê a vida em seu aspecto temporal: uma rotina contínua de ganhar, gastar, comprar, vender, comer, dormir. 


4. Mas um dia sobrevém uma crise, uma desgraça inesperada ou um reverso da vida que o faz compreender a fragilidade do material, e não sabe bem como pedir a Deus; não sabe orar. 


5. Os discípulos fizeram um pedido muito inteligente. S. Lucas 11:1.


I. NÃO  SABEMOS  ORAR


1. Muitas vezes não fazemos nossa parte. 

a) ILUSTRAÇAO: Gladstone, o famoso estadista inglês, gostava de contar o caso de uma meninazinha chamada Júlia, cujo irmão havia construído uma armadilha para pegar pardal. Como a menina era muito compassiva, orou para que a armadilha não funcionasse. Passaram vários dias, nos quais o rosto de Júlia estava radiante de confiança no que havia orado. Notando-a tão segura de que a armadilha falharia, sua mãe perguntou-lhe: 

- Júlia, como pode estar tão segura? 

Com um sorriso, ela respondeu: 

- Porque faz três dias a quebrei com um pontapé. 

Como Júlia, o cristão faz sua parte para que suas orações sejam respondidas. Se ora para vencer o hábito de ler fotonovelas, elimina de sua casa toda publicação que as contenha. Se pede pela vitória sobre o fumo, atira os cigarros ao lixo. Se deseja vencer o hábito de ir ao cinema, não olha para os cartazes. Se ora pela salvação de seus entes queridos, proporciona-lhes publicações com o Evangelho, fala com eles das verdades, da Palavra de Deus ou escreve-lhes falando da necessidade que temos de Cristo. 

Se pede por uma boa saúde, siga as regras da vida sadia. Se ora pelo êxito em suas tarefas escolares, faça sua parte estudando fielmente.

b) Há algo que devemos fazer, e Deus espera que o façamos: Romper com o pecado. Salmos 66:18. 

2. Muitas vezes não oramos bem, pois pronunciamos orações egoístas. Deus não pode respondê-las. Tiago 4:2, 3. 

a) A oração egoísta não vai diretamente a Deus, pois gira em torno do eu, daquele que a pronuncia.  


II. O  QUE  É  ORAR?


1. É mais que rezar. S. Mateus 6:7. 

2. É um ato íntimo. S. Mateus 6:6.

a) E. G. White diz que é "o ato de abrir o coração a Deus como a um amigo". 

b) ILUSTRAÇÃO: Em seu livro Gift From the Sea (Dom do Mar), Anne Lindbergh leva-nos consigo ao fundo do oceano e descreve a vida fascinante e diferente nesse remoto e silencioso mundo de água. Fala-nos da inspiração que recebeu de sua reflexiva relação com ele. Não obstante, esclarece uma coisa em sua introdução. Os dons do mar, disse: "não devem ser procurados, ou cavados para que sejam encontrados; a pessoa deve estar vazia, aberta, á espera de um dos dons do mar". 

c) Quando todas as demais vozes ficam caladas, e na quietude esperamos diante dele o silêncio da alma, a voz de Deus torna-se mais distinta (nítida).


III. COMO  ORAR?


1. As cartas que não são bem endereçadas, geralmente não chegam ao destinatário. Assim também acontece com as orações.

a) Devemos orar a Deus como a um Pai, Jesus ensinou-nos a orar: "Pai nosso que estás nos céus..." 

b) Devemos pedir em nome de Jesus. S. João 14:13,14.

2. Peçamos que seja feita a Sua vontade.

a) No Pai nosso Jesus ensinou: "... seja feita a Tua vontade..." 

b) O que pedimos a Deus, freqüentemente, não é que nos permita fazer Sua vontade, mas que aprove a nossa." 

3. Oremos com fé. Tiago 1:6,7. 

a) ILUSTRAÇÃO: Embora seja aceitável, o testemunho dos sentidos não o é de todo. Por exemplo: - São demasiado rápidos para o olho os destros movimentos de um prestidigitador. - Pensemos nas ilusões de ética conhecidas com o nome de ilusionismo. Há os de cidades, paisagens, barcos, trens e de muitos outros tipos. 

Em 1890, os habitantes de Yuma, Estados Unidos, viram um grande barco que parecia navegar pelo céu. Na realidade, o barco estava no Golfo da Califórnia, a mais de 150 quilômetros de distância. 

Na localidade de Bagadad, no deserto de Mojaya, na Califórnia, às vezes se vê no céu uma cidade que se crê que é a de São José, que se encontra a uns 800 Kms de distância. 

b) A fé não é sentimento. É confiança, simplesmente confiança. Pode-se ter confiança com lágrimas ou sem lágrimas. Jesus cristo declarou Seu amor por você. Crê você nEle? 

Declara que todos os seus pecados foram perdoados de acordo com sua fé. Acredita você nisso? Ele afirma Sua habilidade para curar as fraquezas humanas. Ponha-O à prova! E se num esforço sincero, às vezes fracassamos, promete perdoar e restaurar. Coloque sua mão trêmula em Cristo e comece tudo de novo.

c) A oração de fé é uma fonte de poder. 

S. Marcos 11:22-24; Tiago 5:16. 

d) Na parede de uma central elétrica estão escritos estes versos: 

Há algum rio que seja invencível, 

ou alguma montanha imperfurável? 

Especializamo-nos em todo o impossível. 

Fazendo o que ninguém pode fazer.

Esta é a linguagem da fé. Apresenta um espírito que olha cada dificuldade como um desafio para um esforço maior, uma atividade mais intensa e um acréscimo da imaginação. 

- Deus Se compraz em fazer o impossível se for para o bem de Seus filhos.

e) "A oração não é somente adoração; é também uma invisível emanação do espírito de adoração humano, a mais poderosa forma de energia que uma pessoa pode gerar... 

Seus resultados são susceptíveis de medir-se em termos de um aumento do ânimo físico, maior poder intelectual, mais vigor e uma compreensão mais profunda das realidades que estão à base das relações humanas."


V. DEUS  RESPONDE?


1. Temos ao nosso lado a palavra de honra do Senhor. S. Mat. 7:7-11. 

2. ILUSTRAÇÃO: O escritor A. Powel Davies conta a história de um jovem que lhe foi pedir conselhos. Estava enamorado de uma moça, e queria averiguar se ela estava disposta a casar-se com ele. O Senhor Davies sugeriu-lhe: 

- Pergunte a ela. 

- Mas ela poderia dizer-me que não. 

- Nesse caso teria a resposta que busca. 

- Bem - prosseguiu o namorado -, quando estou com ela, fico nervoso, e mesmo que me esforce, as palavras me saem mal. 

- Não se preocupe - replicou-lhe o escritor até mesmo as palavras equivocadas farão com que ela capte a idéia corretamente, e se ela o quiser, de todos os modos se casará com você. O jovem seguiu o conselho e obteve resultado favorável. 

Muitas pessoas pensam que há alguma maneira para alcançar os alvos sem realizar esforço, particularmente sem esforço da vontade. 

Mas Jesus disse: "Pedi... buscai... batei ..." 

3. Deus escuta antes aquilo que imaginamos.

a) ILUSTRAÇÃO: O carrilhão (conjunto de sinos) da grande torre de Londres é ouvido na Austrália, a 20.000 km de distância, antes que na rua onde se encontra a famosa torre. 

Transmitido pela onda radiofônica chega à Austrália em menos tempo do que necessita para chegar sem a ajuda da rádio da torre ao solo.

b) Assim a oração elevada a Deus desde o coração sincero, chegará ao Criador em menos tempo do que aquele que usa em formulá-la. 

4. Não sei que método usa, mas sei que ouve.

a) Se os homens podem ouvir à distância, muito mais Deus pode ouvir. 

b) ILUSTRAÇÃO: No dia 11 de Março de 1960, os Estados Unidos lançaram o "Pioneer V", um satélite de 45 kg que devia girar em órbita solar. A bordo da pequena esfera havia transmissores de rádio: um de cinco watts e o outro de 150. O último sofreu pequenas defeitos técnicos. Mas o menor manteve contato com os equipamentos da Terra até que o satélite se introduziu mais de 36 milhões de km no espaço. 

Se o homem finito pode lançar satélites e captar os sinais que são transmitidos desde milhões de quilômetros, necessita-se de muita fé para crer que Deus, infinito, ouve as nossas orações? Se Deus pode colocar em órbita uma estrela como Betelgeuse, de Órion, com um diâmetro entre 400 e 500 milhões de quilômetros, tão grande que a órbita completa de nossa terra em volta do sol poderia situar-se dentro dela e ainda sobraria muitos milhões de quilômetros, e cujo volume é de 30 milhões de vezes maior que o sol, duvidaríamos que Sua sabedoria e poder Lhe permitem ouvir as orações de Seus filhos da Terra? 

5. Sei que Ele responde.

a) ILUSTRAÇÃO: (NOTA: conte um fato que lhe tenha ocorrido, ou que tenha acontecido a uma pessoa conhecida sua. O testemunho pessoal é insubstituível.)  


CONCLUSÃO 

1. Um bom conselho de S. Paulo. I Tessalonicenses 5:17. 

a) Bem que valeria a pena aplica-lo. 

b) A oração transforma as coisas. Se não, pelo menos nos transforma e o resultado é igualmente bom.

2. "É o alento para a alma" (E. G. White). 

3. Apelo para orar. 

4. Oração. 

NOTA: Desta noite em diante, anime as pessoas que tenham pedidos especiais de oração para que os apresentem e ore com elas. 



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- Índice de Temas AQUI