46 FIDELIDADE

Tags

mordomia 46 pdf


Pr. Ivan Canhadas


I - Introdução


Esta matéria será dedicada ao assunto fidelidade de maneira específica à Deus; consequentemente vamos tratar do relacionamento do membro aos princípios da igreja.


Nos gabamos as vezes de não nos envergonharmos do evangelho de Cristo, mas talvez esse evangelho se envergonha de nós, pelo fato de haver falhas em nossa fidelidade aos princípios de Deus e sua igreja; isto é algo que não podemos negar.


Jacó (Gen.26:l8), cavou os velhos poços e os chamou pelos mesmos nomes antigos.


Como Ano da Reconsagração é bom revermos os nossos antigos princípios Bíblicos, cavá-los novamente e chamá-los pelos mesmos nomes antigos.


II - Duas coisas precisamos entender antes de cavarmos.


1. O que é fidelidade?


2. Qual a posição da igreja hoje no mundo? que fase ela vive? 


Porque:


Deus está unindo; Satanás está separando.


Deus deseja unidade; Satanás divisão.


A igreja é o principal instrumento que Deus tem neste mundo para unir e causar unidade(família, membro a igreja, pessoas a pessoas e o principal pessoas a Jesus).


Satanás tenta denegrir a imagem da igreja usando diferentes métodos; infelizmente hoje já se pergunta pelo mundo; pode-se confiar na igreja?


Isto compromete a fidelidade do membro a igreja.


O propósito deste estudo é fazer com que o membro reflita sobre sua situação e busque uma Reconsagração para dedicar a Deus e sua igreja, verdadeira fidelidade.


- Vamos ver primeiro qual a posição da igreja hoje no mundo e que fase ela vive.


- Os Sociólogos Suecos, Ernesto Thoetch e Max Weber,  apresentam e com propriedade que todas as igrejas passam por quatro fases e que a fase de uma igreja influencia e muito da fidelidade de seus membros; ou seja a fase da igreja afeta a postura do fiel.


Vejamos estas fases e analisemos em qual a IASD está:


1ª FASE: É chamada por Ernesto e Max de “Fase Homem”. 


Um homem de personalidade forte descobre “Verdades”; ao chegar  nas conclusões finais sente a necessidade e desejo de levar isto a outros.


Ex.: Guilherme Miller, de 1816-1831 estudou e descobriu “Verdade”. Seu assunto das 2.300 tardes e manhãs, equivocadamente ele raciocinou que a  purificação do Santuário seria a volta de Jesus por volta do ano 1843.


Em agosto de 1831 na cidade de Dresden, ele apresenta a “Verdade” em uma  semana (todas às noites) sua conclusão do estudo realizado em 13 anos.


2ª FASE: É  chamada de “Fase Movimento”.


Nesta fase as pessoas que ouviram a mensagem, algumas  tornaram-se simpatizantes, aceitaram a Verdade, isto da origem ao grupo, que por  compartilharem da mesma crença surge um movimento religioso.


Ex.: Quando Miller apresentou sua mensagem, muitas pessoas aceitaram, dentre elas destaca-se, Edson, Crosier, Ellen Harmon, Bates, Andrews, Tiago White, e assim surge o movimento Milerita.


Estas pessoas são chamadas de Pioneiros, pela dedicação a Causa, fidelidade incondicional, o Espírito da igreja primitiva é muito acentuado nesta fase.


Atos 2:44-46 - Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum,  vendiam as suas propriedades... 


Diariamente perseveravam unânimes no templo...


3ª FASE: É chamada de “Fase Máquina”.


Para manter o movimento em crescimento, que nesta fase possui metas, objetivo uma Missão a cumprir. Se estabelece uma instituição, que consequentemente surge uma máquina organizacional.


Que seria Escritórios, Escolas, Fábricas, Seminários, Clínicas, Administração, Etc.


Esta é sem dúvida a melhor fase de uma igreja, devido seu equilíbrio organizacional motivadas pela Missão da igreja, existe muita fidelidade no relacionamento -  membro  -  igreja e  seus princípios.


4ª FASE: Chamada de “Fase Monumento”


Esta é a fase traumática de uma igreja, porque devido a seu tamanho sucesso no crescimento físico, numérico e financeiro; e como diz a palavra. Apoc. 3:l7:


“Estou rico e abastado, de nada tenho falta; surge uma crise e  gradualmente se perde o censo de sua Missão. E percas numéricas ocorrem.”


- Há sintomas específicos nesta fase.


a) Comodismo por parte de seus membros.

b) Satisfação com o presente(perder-se censo da Missão).

c) Perde-se o interesse pelo evangelismo.

d) Muitas atividades sociais sem objetivo evangelístico.

e) Apego a tradições e costumes, os princípios são violados.


Nesta fase se não tomar sérias providências a igreja morre.


A fidelidade do membro esta comprometida, ele perde o censo de sua utilidade para com a igreja, um sentimento de insatisfação invade a alma, e ele fica vulnerável, doente e membro doente = igreja doente.


Vejamos um exemplo que está bem próximo de nós.


No final da década de 50, as igrejas protestantes se debatiam entre si, para buscar um meio de tirar a igreja da letargia Espiritual. Viviam a plena 4ª fase.


- O culto tornou-se monótono e sem vida, seminários fechando, os membros abandonando a igreja, seus princípios abertamente violados pelos membros que permaneciam.


Até que no ano de 1960, na tentativa de salvar a igreja, a liderança introduz no seio da igreja protestante( esta iniciativa foi,  a 1ª tomada pela igreja Batista), o Pentecostalismo, que é o dom da cura, o dom da língua e um culto essencialmente emocional, e que eles dão o nome de renovados.


Houve uma reação na igreja,  como eles mesmo dizem a igreja passou a ter “vida novamente.”


A igreja Católica,  passava pela mesma experiência, mas com cautela buscava um meio para dar vida novamente a igreja, não encontrou, até que 1966, movimentos dentro da igreja(iniciado pela família Raneman) mostra simpatia pelo movimento pentecostal.


A igreja lutou anos para impedir que acontecesse o mesmo que havia acontecido com a igreja Protestante, mas por causa da pressão de grupos de dentro da própria igreja;


1975 - O Vaticano faz um estudo sobre movimento Pentecostal.


l976 -  A liderança da igreja mostra sua simpatia pelo movimento Pentecostal.


E  no dia 26/ll/77, a igreja oficializa o dom Pentecostal no seio da igreja, dando  o nome de Carismatismo. 


- Vejamos o que acontece tanto no Catolicismo como Protestantismo: 


Passaram por cima de seus Dogmas e Doutrinas, de  um culto racional, introduziram culto emocional, para tirar a igreja da letargia espiritual; não levaram seus membros a buscar o que se estava perdendo, abandonaram parte de seus princípios, levaram o povo a emoção, produzindo um sentimento de satisfação religiosa.


“Fizeram como aquele indivíduo, que ao sentir fome em vez de se alimentar, lê receitas.” Eles se enganaram, numa situação assim ou semelhante, o que a igreja precisa não é de maquiagem e sim de cirurgia.


- Em que fase encontra-se a IASD?


Na terceira fase; a igreja cresce, sua instituição avança, muitas pessoas batizadas diariamente, metas são estabelecidas e no poder de Deus logo alcançadas. “Mas não podemos negar que já há sintomas da 4ª fase entre nós.”


-  Não podemos tampar o sol com a peneira.


Analisemos com cuidado nossa história e  veremos todos, que esta é a nossa realidade. Vamos maquiar ou fazer cirurgia? Algo urgente tem que ser feito, mas o que fazer?


- Se nosso assunto é fidelidade, precisamos então entender o que é fidelidade para sabermos o que fazer.


Fidelidade:   Segundo os dicionários é:


- Aquele que cumpre com sua obrigação.

- Tem honra.

- Que é íntegro.

- Que não falha.

- Observa rigorosamente a verdade.

- Tem exatidão em suas atividades.

- É a propriedade de uma Bússola que aponta sempre para o mesmo pólo.


- Qual seria a definição melhor para estimular o relacionamento membro e igreja?


- O termo fidelidade pode trazer controvérsias, porque ser fiel para esta “geração liberdade” é ser chato, quadrado, bobo, fora de contexto, andar contra maré; estes adjetivos de certa forma nos afeta, porque como seres humanos que somos, queremos ser aceitos nos vários grupos sociais que freqüentamos (escola, trabalho, igreja, esporte, etc).


Esta geração liberdade está dentro da igreja também, são pessoas zelosas, querem o bem da igreja, trabalham para que ela se desenvolva, mas as vezes chamam a fidelidade de legalismo, afetando a vida espiritual de muitos.


-  Vejo que a melhor definição para a palavra fidelidade para aplicarmos a igreja é a da Bússola. Porque não importa o tamanho da tempestade que abate o navio, ela (bússola) permanece sempre fiel ao  Pólo.


- Somos a igreja Remanescente; não surgimos como obra do acaso, nossa igreja foi suscitada por Deus, num momento certo para alertar o mundo que Jesus está voltando, e que devemos nos preparar; temos uma Missão a cumprir, temos um céu a conquistar.


- Honestamente, com tamanho privilégio não temos honrado e nem glorificado a Deus como Ele merece.


Porém, temos que levar os membros a serem fiéis. Porque, Deus é o nosso Criador (é o único Deus), é Ele o Mantenedor. Se alguma coisa boa acontece em nossa vida, vem dEle.


“Sua misericórdia não tem fim, se renova a cada manhã, a todos; bons e maus,  merecendo ou não” (Lam. 3:22).


E  quando vamos a Ele, não importa a condição, cansados e sobrecarregados Ele nos alivia (Mat. 11:28), e mais, não nos trata segundo nossos pecados e nem retribui consoante as nossas iniquidades (Sal. 103:10); e quando salvou o homem deu tudo de Si, sem reservas, e por amor.


“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(S.João 3:16).


E quando esta dádiva chegou (Jesus), Ele foi fiel até a morte de cruz, deu tudo de Si, sem reservas e por amor.


Por isso digo que não temos honrado e nem glorificado a Deus como Ele merece. Porque nossa fidelidade deveria ser na mesma proporção - dar tudo de nós, sem reservas e  por amor, não importando qual o tamanho da tempestade que vem sobre nós às vezes.


Esta é a atitude que devemos assumir (tanto os líderes como os membros neste momento da história. Fidelidade incondicional, dar tudo de nós, sem reservas e por amor.


“Jacó cavou os antigos poços e os chamou pelos mesmos nomes antigos.”


É hora de cavarmos , nosso povo precisa rever os princípios, vivê-los com plena fidelidade.


A Igreja Adventista do 7º Dia está firmada sobre firmes alicerces, sua base segura é sustentada por doutrinas bíblicas que chama de princípios de Deus.


São colunas de sustentação para a igreja, firmes devem ser até que Jesus  volte.


Somos salvos em Cristo Jesus, mas são estas colunas que nos sustenta de pé, nos faz avançar,  é a luz que ilumina é o caminho que nos levará para o céu. “Lâmpada  para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105.


Vamos cavar alguns princípios e chamá-los pelos mesmos nomes antigos:


III - Fidelidade pessoal


Fidelidade é algo que tem haver com caráter do indivíduo, assim como a saúde está para o corpo, a visão para os olhos, a pessoa fiel não é dividida, nem fingida, sua vida tem que ter harmonia, nada a esconder, nem a tem sua vida é um livro aberto.


Fidelidade pessoal envolve toda pessoa interior, o coração, a mente, a vontade . A honestidade ao se relacionar com a igreja; Seu coração não tenta amar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo.


Sua mente leva a vida para direção certa, tem visão e discernimento.


Sua vontade é dominada pelo Espírito Santo, servindo assim a um só Senhor.


Alguns vivem uma vida de hipocrisia; Mente aos outros sob comunhão com o Senhor, prega o que não pratica, ora por coisas que não acredita e nem quer, finge ao se relacionar com os da mesma comunidade.


Hipocrisia significa que houve divisões e as trevas penetraram. A luz tornou-se trevas, o errado tornou-se certo, e o pecado tornou-se aceitável.


Fidelidade: é deixar a luz de Jesus brilhar em nós.


“Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.


Todo cristão tem o privilégio, não só de esperar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, como também de apressá-la. Se todos os que professam Seu nome, produzissem frutos para a Sua glória, quão depressa não estaria o mundo todo semeando com a semente do Evangelho! Rapidamente amadureceria a última grande ceara e Cristo viria recolher o precioso grão, dando o evangelho ao mundo;  está em nosso poder apressar  a volta de nosso Senhor. Não nos cabe apenas aguardar, mas apressar o dia de Deus - (II Ped. 3:12 - DTN, pág. 633 e 634)”


Fidelidade Pessoal não pode ser algo temporário e sim eterno.


IV - Fidelidade no casamento

A primeira instituição criada por Deus foi o casamento.


“Deus ordenou que homens e mulheres se unissem em santo matrimônio, fossem reconhecidos como membros da família celestial.” A família não só é a base da sociedade, mas da igreja também (LA, 99).


Fidelidade no casamento significa fidelidade a Deus e seus princípios .


“Quebrar os votos do matrimônio é quebrar votos feitos a Deus, alguns o fazem sem sentir remorso por essa atitude.


- Como pode alguém ser infiel no casamento?


a) - Violação das leis do casamento.


    - Hoje 76% dos casamentos, ele ou ela já adulteraram pelo menos uma vez.

    - O marido negligenciando a manutenção do lar.

    - A mulher negligencia deveres do lar.


b) - Atitude de indiferença, para com o (a) companheiro (a).


    - Falta de interesse para um diálogo.

      {O mundo hoje pratica diálogo assim:

    - 7% através de palavra

    - 38% pelo tom de voz

    - 55% pelo gesto e feição do rosto}

    - Falta de atenção pessoal - Não liga mais para tirar tempo para carinho,

       para juntos relembrar datas especiais.  

    - Falta de preocupação com a necessidade do companheiro.


c) - Atitudes de egoísmo

    - Falta de compreensão: somos criados de maneiras diferentes, possuímos                                 

       hábitos diferentes, culturas às vezes diferentes, temperamentos diferentes,    

       e às vezes faltamos com a compreensão para o bom relacionamento.


    - Falta de capacidade para perdoar: todos erramos, e às vezes por 

       ignorância, às vezes, às vezes por querer. O perdão é essencial

       relacionamento.


    -  Falta de tolerância: é necessário compreender os limites do(a) 

       companheiro(a), usar de paciência, não exigir demais.


    - “Os anjos de Deus visitarão com freqüência o lar em que a vontade de 

       Deus domina” (LA, 31).

    -  Deus se coloca à nossa disposição, buscá-Lo é nosso dever.


V - Idealidade no sábado


- Esta foi a segunda instituição criada por Deus.


“O sábado será a pedra de toque da lealdade: pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, trocar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não O servem. 


Ao passo que a observância do sábado espúria em conformidade com a lei do estado, contrária ao quarto mandamento, será uma declaração  de fidelidade ao poder que se acha em oposição a Deus, é a   guarda do verdadeiro sábado, em obediência a Lei Divina, uma prova de lealdade com o Criador” (CC, 604).


- Por isso Deus faz um forte e insistente apelo pelo capítulo vinte de Ezequiel 


- “Santificai o Meu sábado”.


-  O sábado deve ser santificado como tempo e caráter.


- COMO TEMPO:


Dedicar as vinte quatro horas do sétimo dia da semana para o Senhor.


Diz o mandamento “Seis dias trabalharás e farás todas as suas obras, mas o sétimo dia é do Senhor  teu Deus”.


Lucas 23:50 - 24:3: “Ao Jesus ser sepultado, as mulheres buscaram aromas e bálsamo para realizar um trabalho especial.”


Mas era o dia da preparação e começava o sábado (sexta-feira à tardinha), segundo o mandamento, elas descansaram o dia do sábado e voltaram no primeiro dia da semana (domingo), alta madrugada.


O trabalho era especial, era para Jesus nosso Salvador, mas elas não violaram o tempo. Muitos violam as primeiras horas do sábado, por negligência, desrespeito o tempo que é Santo ao senhor.


- COMO CARÁTER:


Tem haver com a minha atitude neste dia.


No falar, no ver, no ouvir, no vestir... Toda atitude deve ser santificada neste dia.   (sugestão - mostrar o folheto, O Sábado é um Dia Feliz).


Todas as atitudes em nós deve ser voltada para o culto a Deus.


O culto de adoração e louvor é a maneira mais sublime de reconhecermos a Deus como o único Deus.


VI - Fidelidade nas finanças


Usa-se a mesma linguagem quanto ao sábado que se usa na lei do dízimo: “O sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus.” Não tem o homem o direito nem poder para substituir o sétimo dia pelo primeiro. Poderá pretender fazê-lo, “todavia o fundamento de Deus fica firme.” 


Os costumes e ensinos dos homens não diminuirão os reclamos da lei divina. Deus santificou o sétimo dia. Essa porção específica de tempo, separada pelo próprio Deus para culto religioso, continua hoje tão sagrada como quando pelo primeira vez foi santificada pelo nosso Criador. 


De igual maneira, o dízimo de nossas rendas “Santo é o Senhor.” O Novo Testamento não dá novamente a lei do dízimo, como também não dá a do sábado; pois pressupõe a validade de ambos, e explica sua profunda importância espiritual... 


Enquanto nós como um povo estamos procurando dar fielmente a Deus o tempo que Ele conservou como Seu, não Lhe daremos também nós aquela parte de nossos meios que Ele reclama? (M.C. 66).


A falha nos dízimos e ofertas é uma violação dos votos feitos a Deus.


Fidelidade aos votos é questão de salvação - Ecles. 5:4-5. “Quando a Deus fizeres - o. algum voto, não tarde em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos, o que votares.  paga, Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.”


Alguns com a consciência pesada pela infidelidade financeira, buscam a Deus em oração para se desculpar e tranqüilizar sua consciência.


- A oração não substitui o dízimo.


- A oração não tem o fim de operar qualquer mudança em Deus; ela nos põe em harmonia com Ele. Não ocupa o lugar do dever. Por mais freqüente e fervorosas que sejam as orações feitas, jamais serão aceitas por Deus em lugar de nosso dízimo. A oração não paga nossas dívidas para com o Senhor. (M.C 99).


Como resultado, não só perderam a vida presente, mas também a vida eterna.


Quantos incorrem, hoje no mesmo erro.


Deus não mudou seus princípios, as conseqüências podem demorar, mas elas virão infalivelmente.


- No momento do batismo num ato público, à frente da igreja, fazemos o voto batismal, que inclui meu voto a Deus nas finanças. “Muitos se fazem esquecidos desta ocasião.”


VII - Conclusão:


Vance Hauner escreveu: “Nos dias de hoje, somos desafiados, mas não transformados, convencidos, mas não convertidos, ouvimos mas não praticamos; e desse modo, enganamos a nós mesmos”. 


Você é membro da igreja de Deus, é esta igreja que Jesus virá em  breve buscar, esta igreja é a noiva que aguarda seu noivo (Jesus).  


- Não se engane mais, pratique a palavra do Senhor.


Não leia a receita, mas se alimente de alimento sólido que é a palavra do Senhor.


O apelo de Deus a nós é “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas entre nós” (Jos. 3:5).


Maravilhoso será quando Jesus voltar e disser a você: “Servo bom e fiel, foste fiel no pouco sobre o muito te colocarei”(Mat. 29:24).


A promessa do Senhor a nós é:  “Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida.”


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)