42 O MESMO SENTIMENTO DE CRISTO

Tags

mordomia 42 pdf


Pr. Newton Brito de Oliveira

Texto: Filipenses 2:5-11


I - Introdução


A recomendação do apóstolo Paulo nesta epístola, é que devemos ter o mesmo sentimento de Cristo. Ter o mesmo sentimento de Cristo significa escolher viver como Cristo viveu.


Como Cristo viveu?

Versos 6-7: Sendo Deus, esvaziou-se da divindade.

Verso 7: Tornou-se servo de Deus para dar-nos o exemplo.

Versos 7-8: Humilhou-se, sendo obediente a Deus o Pai até à morte.


Jesus Cristo deu a maior oferta que o mundo já presenciou e que poderia receber. E tudo fez por Amor. (I João 3:16-17; João 10: 15, 18).


Versos 9-10: “Foi exaltado por Deus para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho nos céus e na terra...” (Mateus 28:18).


Ele é todo Poderoso.

Ele nos criou (Salmo 100:3).

Ele nos remiu (Atos 4:11-12).

Ele nos sustém (Neemias 9:6 e Tiago 1: 17).

Deus decretou certos princípios que são inalteráveis.  Princípios que transcendem os limites de tempo, dimensões geográficas e grupos étnicos.


II - Princípio do tempo 


Êxodo 20:9-10

Um em sete dias Lhe pertence, ou seja: o sábado. Este princípio nunca mudou - embora tenha sido desobedecido, negado e abusado.  Deus jamais anulou esse requisito. Quando alguém toma esse dia para si, está violando esse princípio eterno.  Está abusando de quem nos criou, nos remiu e sustém. Está desafiando o Poder de Deus que sustém todas as coisas.


III - Princípio da doutrina do sacrifício vicário = fé 


Hebreus 11:4

Somente Jesus Cristo pode salvar (Atos 4:10-12), e todos somos salvos pela graça mediante a fé (Efésios 2:8).


IV - Princípios da mordomia dos bens materiais


Salmo 24:1 

Tudo o que existe pertence a Deus. Qual é o dever dos cristãos?

Mateus 22:15-21 - A questão do tributo: “Dai a César o que é de César.. e a Deus o que é de Deus”.

a) Impostos ao Governo - (Rom. 13: 6-7).

b) Dízimo e Ofertas ao Senhor - (Mat. 3:8-1 I).


Certamente muita ansiedade, preocupação e mente dividida entre os cristãos é causada pela deficiência neste ponto mais do que em qualquer outro.

I Timóteo 6: 10 - O Amor ao dinheiro é raiz de todos os inales.


De cada 6 versículos dos 4 evangelhos, 1 tem que ver com o uso certo ou errado dos nosso bens materiais.


Das 38 parábolas de nosso Senhor Jesus, 16 lidam com o uso certo ou errado da das posses materiais.  Isso nos mostra que o Céu se preocupa com o egoísmo humano e Deus deseja ajudar-nos a desembaraçar-nos dele.


“Como Abraão, devem dar o dizimo de tudo quanto possuem e de tudo o que recebem.  O dízimo fiel é a parte do Senhor.  Retê-lo, é roubar a Deus.  Deve todo homem trazer livre, voluntariamente e alegremente os dízimos e ofertas à Casa do Tesouro do Senhor, pois em fazê-lo, há uma bênção.  Nenhuma segurança há em reter de Deus a parte que Lhe pertence” Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia, pág. 66 e 67.


“Enquanto Deus tiver um povo ira terra, Suas reivindicações sobre eles serão as mesmas” Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia  V. 671.


“O sistema especial de dízimos baseia-se em um princípio tão duradouro com a lei de Deus.. nosso Pai celeste não instituiu o plano da doação sistemática com o intuito de enriquecer-se, mas para que o mesmo fosse uma grande bênção ao homem. Viu que o referido sistema era exatamente o que o homem necessitava” Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia  pág. 68.


V - Processo de entrega do dízimo


1. Trazei o Dízimo - Isto liga a ação de dar o dízimo com adoração. Os dois são inseparáveis.


2. Trazei “Todos os Dízimos não deduz as contas do médico. O gasto com o transporte de casa para o trabalho. Seguro, dádivas filantrópicas e assim por diante. Traga 10% de sua renda total.


3. Trazei “Todos os Dízimos” à Casa do Tesouro. Ao fazer isto a sua responsabilidade cessa.

Miquéias 3:10-12 - Tem uma promessa condicional:


“E provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu irão vos abrir as janelas dos céus e não derramar sobre vós bênçãos sem medida.” (Efésios 2.8).


Qual é o tamanho das janelas do Céu? É do tamanho da fé.


VI - Problema seríssimo


Se eu não puder crer no que Deus diz acerca do Dízimo, também não poderei crer no que diz das outras coisas. Deus o está abençoando?


Ilustração - Casal de velhinhos.


O velhinho morreu no sábado, por isso não foram à igreja. À pedido da velhinha querida e amada por todos, o pastor conseguiu o caixão, etc... Após o funeral o pastor despediu-se da viúva, que foi buscar o seu dízimo. Haviam vendido uma propriedade, separado o dízimo e depois de pago todas as dívidas não lhes restou dinheiro. Aquele dízimo era três vezes maior que os gastos com o funeral.  Mas ela não ousou usar o dinheiro do Senhor.


O fracasso em dar o dízimo é evidência incontrovertível de que a parte culpada está mais interessada em si mesma do que no trabalho do Senhor.


Quando a pessoa se recusa a dar o Dízimo, o faz por ignorância ou por avareza.


Em Col. 3:5 - A Palavra de Deus afirma que a avareza é idolatria. A pessoa está tendo outros deuses diante de Deus. Após o dízimo eu posso dar minha oferta. 


Muito cuidado ao Ofertar - Deus nunca vai solicitar, pedir ou implorar que alguém dê uma oferta. Ele determina que deve ser uma oferta de maneira voluntária (Êx. 25:2; 35:21).


VII - Alguns cuidados


O que o homem dá a Deus não é importante. O importante é o motivo pelo qual ele dá. O Amor: É o único princípio que torna a ação de dar aceitável a Deus. (I Cor. 13:3).


Ellen G. White, Testemunhos Seletos, Vol. 1. pág. 375: “A verdadeira beneficência cristã, brota do princípio do amor agradecido”.


Somente o amor pode levar-nos ao sacrifício.


Quanto devemos dar?


a) II Cor. 9:7 - “Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria.  “


b) Deut. 16:17 - “Cada qual oferecerá ira proporção em que possa dar, segundo a bênção que o Senhor lhe houver concedido.


c) A qualidade a oferta.


Lev. 22:17-24 - este princípio guiará todo o sistema de ofertas de Israel:

Espontaneidade: (Lev. 16:16-17; 11 Cor. 8:12; 9:7).


Deveriam todas as Ofertas ser Perfeitas (Lev. 22:18-24).


De forma regular e sistemática - Também planejada pela família (Lev. 1:8; 23:38; Núm. 29:39; Deut. 12:5-6, 11-14). Hoje muitos seguidores sinceros do Senhor Jesus Cristo crêem que a Bíblia ensina que se realmente amamos a Jesus, devemos dar ofertas com base em um 2º Dízimo.


Ellen G. White, Patriarcas e Profetas.  pág. 565: “A fins de promover a reunião do povo para o serviço religioso, bem como para se fazerem provisões aos pobres, exigia-se um segundo Dízimo de todo o lucro”. 


VIII - Conclusão:


Tudo o que o homem der, deve ser voluntário.  Deus não terá seu tesouro reabastecido com ofertas involuntárias. Apenas duas pessoas sabem o que você deve dar: Deus e você.


Em I João 2:6: “... Devemos andar como Ele andou”, nosso Senhor Jesus em tudo foi tentado como nós.  Mas não pecou, por que?


Em João 6:38 e João 5:30: As Escrituras afirmam:


Sempre colocou Deus em primeiro lugar.


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)