38 A GRANDE CONDIÇÃO

Tags

mordomia 38 pdf


(“Se meu povo...”)


Pr. Emmanuel Oliveira

Texto: II Crônicas 7:14


I - Introdução


Objetivo Central: Mostrar a cada membro e visitante que a grande condição para receber as bênçãos de Deus é através da dependência e fé em Deus.


“Certa vez um jovem, muito desesperado da vida, desistindo de acreditar em Deus, resolveu orar pela última vez.  Seria uma oração onde, expondo toda a sua mágoa ao Pai celeste, diria porque o estava deixando.  Certamente Deus haveria de arrepender-se deter falado com ele.


Sua oração começou assim: Deus, não sei se você estará me ouvindo agora, ou se como de todas as vezes que lhe peço para resolver algo importante, você não me dá ouvidos. Vim dizer adeus e acho que você não se importará já que nunca me dá atenção.


Minha mágoa principal é porque você nunca me socorreu quando estava aflito.  Lembra-se, quantas vezes eu lhe pedi para me dizer como resolver aquele grave problema de sábado na escola?  E quando eu Lhe supliquei que mostrasse a garota certa para eu namorar?  Quando Lhe pedi opinião o meu emprego?  Ah!  Lembra-se quando fiquei desesperado sem saber o que dizer ao meu chefe sobre a proposta de trabalhar naquela sexta-feira à noite?


Olha, Senhor, eu pensei, que pelo menos naquela vez você dignar-Se-ia a atender.  Mas nada. Eu pedia, pedia, chorava, suplicava, pedia sinais, orava... e você ficava mudo. Não dizia nada. E, eu continuava pedindo.


Às vezes me ocorreu o pensamento até de que você poderia estar se divertindo em ver minha aflição.  Mas depois pensei que acho que nem dessa forma você prestava atenção em mim. E nesta despedida, eu só queria que você me respondesse uma coisa. Uma coisinha só.  Prometo que depois disto nunca mais vou falar com você outra vez. É o seguinte:


- “Por que você nunca me respondeu. Senhor, se eu sempre tive tanta fé em você?  Diga-me, por quê?”


Então o jovem se calou.  Após muito tempo de queixas e acreditando que Deus não lhe responderia ainda dessa vez, aquietou-se em sua mágoa e rancor.


De repente, como uma doce brisa que soprou a muito tempo atrás, Deus respondeu àquele moço:


“Filho, eu te amo.  Filho, sempre quis te responder.  Mas tu falavas sempre, filho, o tempo todo. Tu sabes que sou um Deus de ordem e disciplina.  Esperava apenas que calasses, para que então eu pudesse te responder.  Eu te amo meu filho.”


Queridos irmãos e amigos visitantes, muitas vezes corremos muito, nos envolvemos com tantos problemas e pedimos tantas coisas, falamos tantas coisas para Deus que muitas vezes não conseguimos ouvir Sua voz, vamos a Igreja e pedimos, pedimos, reclamamos e as vezes não conseguimos ouvir a voz de Deus.


Ao abrirmos a Palavra de Deus (nesta noite/nesta manhã) vamos deixar que Deus fale a nós através do Espírito Santo diretamente ao nosso coração.


II - Condição “se”


O texto escolhido (I Cron. 17:14) para nosso estudo nesta oportunidade tem grandes lições espirituais, mas gostaríamos de ficar apenas nas primeiras palavras:


“Se meu povo...”


1. Isto envolve uma condição.


- Se a igreja fosse assim, eu...

- Se fulano desse testemunho...

- Se o ancião...

- Se o pastor...

- Se eu tivesse tempo...

- Se... Se... Se... Se ... !!!


Irmãos, se nós como cristãos, mudarmos nosso comportamento com relação a Jesus Cristo, receberemos muitíssimas bênçãos em nossa vida cristã.


2. A grande questão é: “Onde começar?”


“Não basta a mudança exterior para pôr-nos em harmonia com Deus.  Muitos há que procuram reformar-se, corrigindo este ou aquele mau hábito, e esperam deste modo tornar-se cristãos, mas estão principiando no lugar errado” - E.G. White, Parábolas de Jesus, pág. 97.


3. Se não é por este caminho, por onde começar então?


A Palavra de Deus é nossa fonte de inspiração e convido-os a lerem comigo João 14:6 que diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.”


4. Por isso precisamos começar por Jesus.  Ele é a nossa única esperança. Você já pensou que a vida sem Jesus é sem paz, sem motivação?... (Aqui você fala mais do amor de Jesus, com sua experiência pessoal).


Deus diz hoje: “Se o Meu povo.”


5. Algumas pessoas também dizem: “SE”, mas que tipo de “SE”.


Tipos de “Se”


a) “SE” da dúvida

Mateus 4:3: “Se tu é filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.” Satanás estava tentando a Jesus com a mesma artimanha que usou com Eva quando disse: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Gênesis 3:l. Seu objetivo era lançar dúvida.


Ilustração:

(Ilustre em suas palavras a tentação no Éden ... se comer será igual a Deus ... )


b) “SE” da incredulidade

Marcos 9:22-23 (ler).


A cura do menino possesso. O pai se lança aos pés de Jesus dizendo: “Se tu podes alguma coisa”. Jesus responde: “Se podes!  Tudo é possível ao que crê.”

Com lágrimas! (Verso 24: “...Eu creio, ajuda-me na minha falta de fé.”

O “SE” da incredulidade é o “SE” do mundo moderno.


c) “SE” da fé

Marcos 5:25-34 (ler)


Doze anos sofrendo.

Gastou tudo com médicos.

Ouviu acerca de Jesus.

Pela fé andou entre a multidão.

Marcos 5:28 - “Se tão somente tocar em suas vestes...”

Ficarei curada.

De mim saiu poder.

Declarou a verdade (testemunho).

A tua fé de salvou.

Ilustração: (Conte uma experiência de fé vivida por um irmão da igreja, ou mesmo vivida por você).


d) “SE” da dependência

Lucas 5:12: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me.”

Pedir segundo a vontade de Deus.

Nossa única segurança é a total dependência de Deus. Às vezes pedimos isto e aquilo, mas dificilmente escutamos “Se quiseres...”

Lucas 5:13: “E Ele estendendo a mão tocou-lhe dizendo: “Quero, fica limpo...”

Jesus hoje que tocar em você e dizer: “Quero, fique limpo...”


IV - “Se o meu povo”


Vimos o “SE” da Dúvida, o “SE” a Incredulidade, o “SE” da Fé e o “SE da Dependência. Deus diz: “SE” o meu povo.

Esta é a grande condição de Deus, pois não queremos o “SE” da dúvida, incredulidade, mas o da fé e da dependência de Jesus Cristo.


V - Conclusão:


O “SE” de Deus é sempre para o nosso bem espiritual.

Apocalipse 3:20 (ler) “... Se alguém abrir...”


“Cristo é a videira e nós as varas. E “SE” desejamos crescer florescer, devemos continuarmos a tirar seiva e nutrição da videira viva pois separados da videira não temos forças” - E.G. White - Vida e Ensinos, pág. 126.


Apelo: (Conte uma experiência de conversão a Jesus Cristo, peça alguém que cante uma música especial (Se meu povo - sugestão) e convide os irmãos e amigos para virem à frente e ore por todos).


Que Jesus nos dê a vitória. Amém.


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)